Jump to content
DrKein

[Problema] Network Connections...

Recommended Posts

DrKein

Boa noite,

Estou com um problema há alguns dias.... Numa aplicação em C# preciso de saber:

• Se a wireless tem ligação
  • Qual o nome da rede à qual a wifi está ligada.
  • Se a porta Lan tem ligação

Para saber "se a wireless tem ligação" resolvi da seguinte maneira:

public bool wifiConnectionState()
 {
	 bool result = false;
	 uint serviceVersion = 0;
	 IntPtr handle = IntPtr.Zero;
	 if (WlanOpenHandle(WLAN_API_VERSION_2_0, IntPtr.Zero, out serviceVersion, out handle) == ERROR_SUCCESS)
	 {
		 IntPtr ppInterfaceList = IntPtr.Zero;
		 WLAN_INTERFACE_INFO_LIST interfaceList;
		 if (WlanEnumInterfaces(handle, IntPtr.Zero, out ppInterfaceList) == ERROR_SUCCESS)
		 {
			 //Tranfer all values from IntPtr to WLAN_INTERFACE_INFO_LIST structure
			 interfaceList = new WLAN_INTERFACE_INFO_LIST(ppInterfaceList);
			 for (int i = 0; i < interfaceList.dwNumberofItems; i++)
				 if (getStateDescription(interfaceList.InterfaceInfo[i].isState) == "connected") result = true;

//frees memory
			 if (ppInterfaceList != IntPtr.Zero)
				 WlanFreeMemory(ppInterfaceList);
		 }
		 //close handle
		 WlanCloseHandle(handle, IntPtr.Zero);
	 }
	 return result;
 }

Agora falta-me resolver os outros 2 pontos... Jé tentei várias maneiras mas sempre sem sucesso.

Uma das formas que utilizei para ver se a LAN está conectada não funcionou foi :

foreach(NetworkInterface nic in NetworkInterface.GetAllNetworkInterfaces())
	 {
		 if (nic.NetworkInterfaceType== NetworkInterfaceType.Ethernet)
		 MessageBox.Show( nic.Name);
	 }

No código acima, todas as ligações, incluindo a wireless aparecem como ethernet...

Podem ajudar-me?

He B TeMy

Vais ter que ser mais explicito quanto ao que referes "ligação", queres saber se a rede está connectada? Queres saber se o cabo de LAN está connectado?

Já andei a mexer com código parecido e vou-te dizer que não é tudo preto no branco, acho que estás com sorte se estiveres a pensar que conseguirás detectar se a rede está connectada 100% das vezes, sobre o wireless recomendo-te usar 'NativeWifi' dll o que é um 'wrapper' para a nativewifi api do windows.

Vou-te deixar dois links, um com exemplo para a nativewifi (dll é pequena, 20kb pelo que me lembro) .

http://stackoverflow.com/a/1686880/2990244

http://stackoverflow.com/a/15277029/2990244

basicamente, no código que tens aí em baixo, tu tens que primeiro verificar se está operacional a interface "Up" antes de verificares se é Ethernet (e isto era o que estava a falar que não é fiável, mas não existe maneira melhor.)

Depois tens um exemplo da NativeWifi, o nome da rede que falas chama-se SSID, o link que te dei acima obtêm isso e funciona perfeitamente, testado no windows 7 aqui, mas como se baseia na api do windows duvido que não funcione em qualquer sistema apartir do windows vista.

DrKein

He B Te My, Obrigado pela resposta ;)

Eu já estou a utilizar a NativeWifi dll na minha aplicação para verificar se a wireless está connectada. O problema está que nao consigo que me devolva a SSID da rede. E sim o que eu quero mesmo é saber o estado de cada interface (Wireless e LAN). E mesmo para a wireless ele devolve sempre o valor "NetworkInterfaceType.Ethernet" quando no meu entender deveria devolver o valor "networkinterfacetype wireless80211".

He B TeMy

Pois, foi o que te tentei dizer, NetworkInterfaceType não é fiável, e está documentado, vê esta resposta e o link nela também: http://stackoverflow.com/a/2859830/2990244

Como não consegues obter o SSID? o código que estava no link que te dei acima funciona aqui, dá-te algum erro?

Edited by He B Te My