Jump to content
thoga31

[Resolvido] Dúvidas acerca de switches

Recommended Posts

thoga31

Olá, pessoal.

A rede da minha casa deve ser semelhante a outras tantas redes: sendo cliente Meo (sem querer fazer publicidade), tenho o router Thomson e a ele está tudo ligado.

Acontece que, sendo este router qualquer coisa de fraquinho, quando eu exijo algo ligeiramente acima do indispensável, a rede "sofre" no geral.

Por exemplo, se tiver a TV ligada, tiver dois dispositivos ligados à Internet e um deles estiver a transferir GBs de dados para o meu NAS, a Internet e a transferência sofrem na velocidade.

O meu NAS suporta transferências a 1Gbps, e ambos os meus PCs também dão essa velocidade via Ethernet. O router Thomson não dá mais que 10% disso, i.e., 100 Mbps.

Pensei se podia haver forma de "aliviar" o router das tarefas que não envolvem a TV ou a Internet e de, ao mesmo tempo, conseguir dar uso ao Gbps do meu NAS.

As minhas pesquisas levaram-me a ponderar um switch, ficando a minha rede com a configuração apresentada na imagem anexa, mas fiquei com algumas dúvidas:

1. Ao usar o switch, não terei qualquer problema em aceder à Internet através dos dispositivos ligados a ele?
  2. Se quiser transferir dados entre o PC e o NAS, não se vai impor o limite de 100 Mbps do router?
  3. Esta configuração pode-me trazer desvantagens? (fora o facto de ser mais um dispositivo, mas tenho espaço e cabos para ele)

homenetwork1.png

Eestas dúvidas podem porventura parecer idióticas, mas redes não é, de todo, algo do meu domínio.

Agradeço a vossa opinião acerca deste assunto, assim como a vossa atenção à minha ignorância neste tema :D

Cumprimentos,

thoga31

Knowledge is free!

HappyHippyHippo

tens de pensar em capacidade de redes como canos de água (da mesma forma que se faz em electrónica com cabos e capacidades eléctricas)

os routers fazem aquilo a que se chama de bridging das redes. isto é, a rede wireless e a rede wired são na realidade duas redes diferentes ligadas pelo router.

no entanto, quando existe transferência de dados entre as duas redes, o que limita será sempre o elo mais fraco, isto é, a rede com menos capacidade (da mesma forma quando tens canos de água de diferentes diâmetros ligados, o que interessa é o mais fino).

se tiveres o portátil a bombar dados para outro dispositivo que não o telemóvel, estarás sempre a ocupar ~50% da capacidade do teu router (isto porque a ligação será de 54Mbps, mas como em todas as tecnologias, o throughput real raramente ultrapassa os 95% ...).

conclusão, ter a ligação que descreves acima isola as transferências entre NAS/MediaCenter/PC, mas o portátil e telemóvel continuam a ter uma actividade que compromete a ligação de dados para o exterior.

a sim de "relance", o que faria seria:

- mudava o switch por um router wireless que tenha as portas ethernet com a velocidade que pretendes (1Gbps)

- ligavas a porta WAN do router interno a uma porta qualquer do Thompson

- desligava o wireless do Thompson da Meo

desta forma, as ligações/transferências internas não "atrapalham" o router Thompson, além de ser muito mais fácil encontrares um router do que um switch :D

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

thoga31

Obrigado pela análise :)

Por acaso essa foi a primeira solução que encontrei, mas dei de caras com um problema: o Meo Go não funciona com outro router se não o da Thomson, e eu uso esta funcionalidade quase diariamente no smartphone ou no tablet (que por acaso não apareceu no meu esquema).

Tendo isto em mente, considerei que o Wireless ficaria da responsabilidade do Thomson.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

HappyHippyHippo

deixa então o wireless do thompson ligado onde ligas o telemóvel e tablet, ligas o portátil ao router interno, ficando somente a necessidade de configurar no router thompson um ip forward para a rede interna criada pelo router interno.

thoga31

ficando somente a necessidade de configurar no router thompson um ip forward para a rede interna criada pelo router interno.

Podias-me esclarecer melhor esta frase? :D

Eu entendi o que é a "rede interna", mas perdi-me no IP forward e qual o seu propósito :)

Knowledge is free!

HappyHippyHippo

quando olhas para o teu IP, ele tem uma mascara (normalmente 255.255.255.0 ou /24, etc ...), com isso, perfaz o que se chama de endereço de rede.

em termos muito simples, o teu computador não faz ideia onde se encontra todos os computadores do mundo, na realidade nem faz ideia onde fica o computador que se encontra a 2 centímetros de distância.

o processo de envio de informação é muito simples:

- se o destino se encontra na mesma rede onde o computador está registado (IP+máscara), então ele literalmente grita e espera que alguém ouça e responda.

- se o destino não se encontra na mesma rede e se existir configurado um destino especial (chamado de gateway) ele grita para a gateway e espera que esta o ouça

- se não existir gateway configurado, chucha o dedo ...

quando digo que ele grita, o que faz é envia um pedido à rede sem destino, broadcast, à espera que algém responda que é o "dono" do endereço questionado.

como vez, para o teu computador, todo o processo é muito estúpido (na realidade, muitos dos processos de rede são mesmo muito simples).

em conclusão, a/s única/s rede/s que um dispositivo conhece, é/são aquela/s a que está ligado directamente

se for fazer um desenho, seria algo assim:

/INTERNET\     +--------------+       /\/WIRED/\     +------------------+
| rede 1 |<--WAN   Thompson  SWITCH<--| rede 2 |---WAN  Router Interno  |
\/\/\/\/\/     +--------------+       \/\/\/\/\/     +-----SWITCH-------+
                      A                                  A    A    A
                      |                                  |    |    |
                 /WIRELESS\                              /\/WIRED/\
                 | rede 3 |                              | rede 4 |
                 \/\/\/\/\/                              \/\/\/\/\/
                  A      A                               A    A    A
                  |      |                               |    |    |
            +-------+  +--------+                     +---+ +---+ +---+
            | phone |  | tablet |                     |   | |   | |   |
            +-------+  +--------+                     +---+ +---+ +---+

vamos agora juntar duas informação:

- o telefone e o tablet só conheçe uma rede (rede 3) e quando não sabe, manda para a gateway (Thompson)

- os dipositivos só conhecem aquilo a que estão ligados, que no caso do Thompson são as redes 1, 2 e 3

logo, quando queres estabelecer uma ligação do telefone/tablet para qualquer dispositivo que se encontra na rede 4, não existe maneira de o fazer porque o Thompson não conheçe essa rede, e como tal, envia os pedidos para o ISP (perdendo-se no ether ...)

solução:

dizer ao router Thompson que para chegar à rede 4, não manda para a gateway (o ISP), mas sim para o router interno (IP forwarding).

isto é obtido ao configurar no Thompson que o IP de envio para essa rede é o IP da rede 2 associado ao Router interno

PS : mais um bocado e terás de pagar propinas :P

Edited by HappyHippyHippo

thoga31

Muito obrigado pelo esclarecimento. Simplesmente perfeito :)

De facto já me tinha cruzado com o conceito, mas nunca o tinha aprofundado.

Se bem compreendi, isto seria útil na medida em que, por exemplo, podia aceder ao NAS a partir do smartphone ou do tablet mesmo não estando na Rede 4.

"Nos entretantos" andei a procurar por routers com portas Ethernet Gigabit nas lojas onde costumo comprar produtos deste género - escusado será dizer que só chegando à casa dos 80€ é que comecei a encontrar routers com a Ethernet pretendida. Por 30€ tenho um switch com essa função :confused:

Quando vi pela primeira vez a ideia do conectar dois routers, eu adorei a ideia - separava o trigo do centeio de forma elegante e eficaz. Mas estas limitações do Meo Go e as portas Ethernet Gigabit estão a elevar os custos e a complexidade da rede.

Achas que tal gasto económico e complexidade compensava para esta rede doméstica? É que o dinheiro não abunda, infelizmente :D

P.S.: mais barato seria ter um router interno com portas Ethernet 100Mbps de forma a isolar o tráfego Wireless (excepto Meo Go) e um switch ligado a este para comunicações a 1Gbps... mas isto já é qualquer coisa de grandioso :P

Edited by thoga31
Adicionado P.S.

Knowledge is free!

thoga31

Mais uma vez agradeço a tua disponibilidade. Com estes dados já consigo analisar melhor qual a solução mais indicada para mim. Tens razão, só eu posso fazer tal avaliação, e é isso que farei. ;)

Cumprimentos.

Knowledge is free!

apocsantos

Boa tarde,

@Thoga, tenho um setup com algumas semelhanças ao teu, só que com outro operador de serviços 3G. Não te posso dizer com 100% de certeza se os routers fornecidos pela MEO têm a possibilidade de activar o modo "bridge" numa das portas, os da NOS têm e eu estou a usá-la.

Uso uma configuração parecida com a sugerida pelo @HHH, onde o router da operadora serve de "bridge" para o exterior, e tem uma rede wifi para alguns serviços da operadora e o meu router "interno" serve para os meus devices, como NAS, média-center, computadores, servidor de svn, etc... No meu caso preferi ter as coisas assim mais "isoladas". Gastei mais algum dinheiro, mas separei tudo. Quando quero usar o tablet ou o smartphone na minha "rede", simplesmente troco de wifi.

Quanto ao Meo Go recomendo-te o blog de um ex-professor e grande amigo, onde tem um post sobre esse serviço, muito bem explicado e creio que te possa ser útil. http://dicasdozefacadas.blogspot.pt/2014/09/meo-go-fora-de-casa.html

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

thoga31

Olá, @apocsantos.

Agradeço igualmente a tua opinião e experiência acerca do assunto. :)

Eu estou a ponderar serialmente adicionar um segundo router à rede de forma a tornar as coisas independentes. IP forwarding e VPN são soluções para dar a volta a algumas "nuances" da minha rede actual, como o Meo Go.

Contudo, irei fazer isto de forma faseada. Não me vou meter a comprar já todo o equipamento por motivos diversos - vou antes começar pelo upgrade da rede Ethernet com o switch (que, para mim, é neste momento prioritário) e mais tarde colocarei o segundo router para separar bem as coisas.

Cumprimentos,

thoga31.

Knowledge is free!