Jump to content

TabControl - Dúvida com form

darkdragon008
 Share

Recommended Posts

darkdragon008

Boas pessoal,

Tenho estado a fazer uma aplicação e decidi usar as tabcontrol para mostrar os forms ao longo de todo o programa.

O que eu tenho é:

Form 1 - Onde o programa estará sempre, este form contem 2 tabcontrol. Uma para o "Header" e outra para o "Body".

-No Header estarão os menus ao longo de todo o programa, sempre que pretendo mudar o menu adiciono uma TabPage e vou configurando assim o programa.

-No Body é onde está toda a informação que irei inserir na DB e ou mostrar os resultados de pesquisas à base de dados.

O problema é o seguinte:

Chega ao momento de inserir os valores para a base de dados e tenho o programa desta maneira:

2u5f28h.jpg

No TabControl 1 tenho o Form5 que contem os botões para guardar todos dados na base de dados e no TabControl2 está aberto o Form4 onde insiro os valores a guardar na DB (nome, idade, e por aí fora).

O problema está que ao carregar no botão que se encontra no form5 (tabcontrol1) os valores ficam a nulo, não aparece nada, e se copiar o mesmo código para um botão no form4 o código funciona a 100%.

Já tentei o seguinte:

No momento em que carrego no botão acrescentar uma linha de código para atualizar os 2 forms - Não resultou.

Inserir um texto numa textbox em valor default para ver se o botão ia buscar pelo menos os dados iniciais.- Não resultou

Ao fazer leave na textbox guardar os dados numa variável pública e tentar inserir os dados através dessas variaveis - Não resultou

Substituir os forms por UserControl - Não resultou.

Alterar o código, e em vez de fazer a inserção dos valores apenas limpar a textbox (form4.textbox.text="") - Não resultou.

Estou a ficar sem ideias para o que possa fazer. Poderei até utilizar o botão dentro do form 4 em vez do form5, mas em termos de design ficaria melhor no botão do form5.

Obs: Dentro do form4 tenho duas GroupBox para separar os tipos de dados que estou a inserir, se no botão do form5 colocar:

msgbox(form4.groupbox1.text) aparece o titulo dessa groupbox, mas se por acaso colocar form4.textbox1.text não aparece valor nenhum, e como se a caixa de texto tivesse vazia apesar de ter valores lá dentro.

Desculpem a imagem amadora, mas fiz no paint para exemplificar melhor 😁

Código que utilizo no botão:

Dim Msg As String

Dim Perg As String

Perg = "Pretende gravar o sócio?"

nome = TextBox2.Text

Msg = MsgBox(Perg, vbYesNo, "Sócios")

If Msg = vbNo Then

Else

MsgBox("O Sócio " & (Form5.nome) & " foi gravado com sucesso")

End If

(form5.nome é a variavel que guarda a fazer leave, no form4 funciona sem problemas mas no 5 já não funciona)

ou

Dim Msg As String

Dim Perg As String

Perg = "Pretende gravar o sócio?"

Msg = MsgBox(Perg, vbYesNo, "Sócios")

If Msg = vbNo Then

Else

MsgBox("O Sócio " & (Form4.textbox2.text) & " foi gravado com sucesso")

End If

Edited by darkdragon008