Jump to content

[Resolvido] Erro SQL

vastri
 Share

Recommended Posts

Olá,

Formatei o meu disco e instalei o Windows 10, o Visual Studio Community 2015 e o SQL 2014 Express, tudo instalou corretamente sem erros aparentes, agora quando abro projetos com db's incorporadas (construídos com o VS2010, VS2012, VS Express... em qualquer versão) tenho o seguinte erro:

Ocorreu um erro relacionado com a rede ou especifico da instancia ao estabelecer uma ligação ao SQL Server. O servidor não foi encontrado ou não está acessível. Verifique que o nome da instancia está correto e que o SQL Server está configurado para permitir ligações remotas. (provider: SQL Network Interfaces, erro: 52 - Instalação de Local Database Runtime não encontrada. Verifique se o SQL Server Express está corretamente instalado e se a funcionalidade LocalDB está ativada.)

As strings de conceção estão +/- assim:

Public ConnectionString As String = "Data Source=(LocalDB)\v11.0;AttachDbFilename=C:\Users\Vastri\Documents\Visual Studio 2013 Programas\Teste\Database1.mdf;Integrated Security=True"

Alguém sabe como resolver isto?

Edited by vastri

Obrigado rui Carlos e He B Te My

Quando instalei o SQL 2014 Express pensei que tinha instalado a versão completa que incluía inclusive o Management Studio, com a dica do He B Te My levou-me a crer não ter instalado tudo, pensado que a instalação estava incompleta procurei mais componentes para instalar encontrei o LocalDb e fez-se luz (seria isto que faltava) instalei não funcionou, no VS aparece agora outro erro:

Ocorreu um erro relacionado com a rede ou especifico da instancia ao estabelecer uma ligação ao SQL Server. O servidor não foi encontrado ou não está acessível. Verifique que o nome da instancia está correto e que o SQL Server está configurado para permitir ligações remotas.

(Provider: SQL Network Interfaces, error: 50 - Erro de Local Database Runtime. Cannot create an automatic instance. See the Windows Application event log for error details.

Rui Carlos na string de conceção o caminho está correto, o 2013 que talvez te confundi-o é só porque estava a abrir uma aplicação contruída no VS2013, mas está correto o que poderá estar errado é "Data Source=(LocalDB)\v11.0;AttachDbFilename=" o \v11.0 está me a meter confusão.

Fiz uma nova aplicação e utilizando uma string de conexão idêntica (com o tal v11.0) devolve o mesmo erro, há uma diferença, se clicar diretamente na db para abrir o ficheiro no VS, nesta nova app que construi a db abre normalmente sem problemas, em aplicações com db da versão 2012 o ficheiro não abre, uma mensagem de erro diz que o ficheiro não é compatível com a instancia do SQL server, que tenho que criar uma nova conexão ou modificar a existente, para mais info este link:

https://msdn.microsoft.com/en-us/library/hh873188.aspx

Está uma confusão enorme, a string não funciona não consigo abrir os .mdf no VS, estou-me a passar...

Obrigado He B Te My, sim é isso, a minha desconfiança em relação ao "\v11.0" estava correta a string tem que ser alterada fica +/- assim e a coisa funciona:

Public ConnectionString As String = "Data Source =(localdb)\MSSQLLocalDB;AttachDbFilename=|DataDirectory|\Database1.mdf;Initial Catalog=Database1.mdf;Integrated Security=True;MultipleActiveResultSets=True"

Só me falta conseguir editar os .mdf no VS, não esta à espera que esta alteração dos 2012 para o 2014 desse tanto 31 mas a coisa vai...

Para possibilitar a abertura da db no VS:

To upgrade to a newer version of SQL Server Express

1. In the shortcut menu for the connection to the database, choose Modify Connection.
  2. In the Modify Connection dialog box, choose the Advanced button.
  3. In the Advanced Properties dialog box, choose the OK button without changing the server name.

Estão os dois problemas resolvidos, fica a resolução, obrigado a todos 👍