Jump to content

[RESOLVIDO]Duvida no codigo

miguelt1
 Share

Recommended Posts

O problema é o seguinte:

Escreva a função x_isdigit que verifica se um determinado caractere é digito ou nao. Escreva um programa de teste da função.

#include <stdio.h>

x_isdigit(char ch);

main() {
  char ch;
  printf("Digite um numero ou um caractere: "); scanf("%d",&ch);

if(x_isdigit(ch)==ch)
  printf("Entao e um digito!");
  else
  printf("E um caractere!");
}

int x_isdigit(char ch) {
  return (ch>='0' && ch<='9');
}

O problema é que o codigo faz o contrario que pretendo se meto um digito ele diz que e um caractere e vice-versa. Ajudem please.

Se me pudessem indicar o que está errado agradecia imenso preciso de resolver isto para avançar no meu estudo na linguagem C.

Edited by miguelt1

HappyHippyHippo

o problema já te foi dito : está na avaliação do "if"

pelo que dás a entender, não foste tu que realizaste o código da função x_isdigit, no entanto, apesar de isso ser um ponto negativo a teu desproveito, nada invalida de pensares na pergunta que te foi feita:

que valor é retornado pela função x_isdigit ?

ao responderes a esta questão correctamente, a solução passa a ser trivial.

além disso a dita para chegares à conclusão já te foi dada:

se estás a fazer comparações booleanas o resultado nunca será um valor entre 0 e 9

• Vote 1
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

o problema já te foi dito : está na avaliação do "if"

pelo que dás a entender, não foste tu que realizaste o código da função x_isdigit, no entanto, apesar de isso ser um ponto negativo a teu desproveito, nada invalida de pensares na pergunta que te foi feita:

ao responderes a esta questão correctamente, a solução passa a ser trivial.

além disso a dita para chegares à conclusão já te foi dada:

ja resolvi o problema obrigado.

o codigo ficou assim:

#include <stdio.h>
char x_isdigit(char ch) {
return (ch>='0' && ch<='9');
}
main() {
char c;
printf("Digite um digito ou um caractere: ");
scanf("%c",&c);

if(x_isdigit(c))
 printf("E um numero!");
else
 printf("E um caractere!");

}

apesar de isso ser um ponto negativo a teu desproveito

No entanto não entendi essa afirmação dado que estou aprender pelo livro do luis damas e ele tinha a resolução de outra forma então eu decidi fazer à minha maneira. Não entendo de que maneira seria um "desproveito" para mim. Mas obrigado na mesma.

HappyHippyHippo

quando apresentas um código do qual não sabes o que ele faz, a única ilação que se pode auferir é que não foste tu que realizaste o código.

isto porque o código está correcto, mas falhas completamente ao utilizar-lo demonstrando uma incoerência anormal no processo de criação.

quando digo um ponto negativo, refiro-me a dois pontos de vista:

- imagem que apresentas ao não usares código idealizado por ti, mas sim, copiado de outrem

- inércia demonstrada em tentares perceber o que realmente se passa com o código que estás a usar

por outras palavras, não existe problema em usar código de outra pessoa caso dois pontos sejam obtidos. sendo esses pontos, o reconhecimento do autor desse mesmo código e o conhecimento suficiente para o utilizar sem problemas.

• Vote 1
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p