Jump to content
sarameira

Questões sobre Memória RAM

Recommended Posts

sarameira

Boa noite a todos

Gostaria de fazer umas questão sobre memória RAM

Eu tenho 8 GB de Memória RAM no meu computador

Tenho o Windows 10.

Quando ligo o computador abro o programa Gerenciador de programas.

À medida que vou abrindo todos os programas que preciso para usar, o indicador de memória RAM vai subindo. Até ai tudo bem.

Só que por vezes a memória fica a 7.9 GB em uso no momento. O que deixa o computador lento.

Questão: existe algum programa que limpe a memória RAM ?

Por exemplo: No momento tenho abertos todos os programas que preciso e a memória está em 4.7 GB

Se por alguma razão a memória RAM fosse para 7.8 eu usaria o programa para limpar a memória RAM e voltaria para os 4.7GB

Isso existe ?

Beijinhos

Sara

thoga31

Sendo o local onde os programas e os documentos nos quais estás a trabalhar, fora o próprio sistema operativo, estão e são carregados em tempo real, a memória RAM é gerida pelo sistema operativo.

Em termos muito simplistas, um programa que uses requisita ao sistema um determinado espaço de memória RAM para armazenar as suas variáveis, funções, etc. O sistema operativo vai alocar memória para o programa, isto é, reservar. Quando o programa deixa de precisar dessa memória, informa o sistema que pode libertá-la.

Portanto, a memória RAM, ao contrário do disco rígido, não pode ser simplesmente "limpa". Se a memória RAM está a ser usada, é porque os programas que usas têm lá todos os seus dados e funções carregados.

Não sei como geres os programas que abres e usas - se abres os programas apenas quando precisas ou se os abres na possibilidade de os vires a usar mais tarde, por exemplo -, mas a solução para esse problema é só um: mais memória RAM.

Podes indicar, por alto, que programas abres e quantas instâncias de cada um costumas abrir? Assim poderemos sugerir-te uma quantidade de memória RAM adequada para que faças o seu upgrade.

Cumprimentos.

Knowledge is free!

Rui Carlos

Portanto, a memória RAM, ao contrário do disco rígido, não pode ser simplesmente "limpa". Se a memória RAM está a ser usada, é porque os programas que usas têm lá todos os seus dados e funções carregados.

Isto não é totalmente verdade, pelo menos em vários sistemas UNIX, que também usam a memória livre para fazer cache de ficheiros, por exemplo. Ou até para deixarem conteúdos em memória que mesmo não sendo necessários de momento, podem vir a ser. No OS X há inclusive um tal comando (o purge) para libertar a memória que não é "necessária" de momento.

Contudo, diria que a observação de que a solução é comprar mais RAM se mantém válida. O sistema operativo, por norma, sabe optimizar a utilização da RAM, e descartar conteúdos não essenciais quando precisa de memória para um programa. Por isso, se o sistema fica lento quando chega aos 7.9GB, à partida é porque essa memória está mesmo a fazer falta.

sarameira

Queridos,

Os programas que tenho abertos no momento são:

SO

Gerênciador de tarefas

Steam

Google Hangouts

Firefox 23 paginas abertas

Opera 16 paginas abertas

Google Chrome 14 paginas abertas

Notepad++

Filezilla

Android Studio

Bloco de notas do windows 6 txt abertos

Foxit Reader PDF 4 pdfs abertos

Code::Blocks

Então, assim como existe o comando no MAC para libertar a memória, não existe algo para o Windows 10 que faça o mesmo ?

Muito Obrigado

Beijinhos

Sara

sarameira

Quando a memória RAM estava a 7.9 GB eu fechei todos os programas e a memória não baixou para os 4.7 GB

Não entendo como o Windows 10 gere a memória RAM

Alguém me ajuda a melhorar isto ?

Obrigado

Beijinhos

Sara

Rui Carlos

Então, assim como existe o comando no MAC para libertar a memória, não existe algo para o Windows 10 que faça o mesmo ?

Mesmo que exista, usá-lo por norma apenas piora a performance.

Uma coisa que se calhar já podia servir de alguma coisa era comparar o desempenho em termos de memória dos vários browsers que usas, e passar a usar só um. Também podes ver a evolução da utilização de memória de cada programa, e ver se tens algum que tenha tendência a aumentar constantemente o consumo de memória (nesses casos, pode ser útil reiniciar o programa ocasionalmente).

Quando a memória RAM estava a 7.9 GB eu fechei todos os programas e a memória não baixou para os 4.7 GB

Não entendo como o Windows 10 gere a memória RAM

Já indiquei anteriormente que os sistemas operativos "modernos" aproveitam a memória para fins como cache. No caso que referes, é provável que o Windows, por exemplo, deixe na memória bibliotecas usadas pelos programas que fechaste, de modo a que seja mais rápido voltar a abri-los.

sarameira

Mas o facto de eu ter a RAM a 7.9 GB não me permite por exemplo jogar um jogo na Steam.

O jogo engasga, pára, as vezes nem abre.

Quando a memória está baixa eu posso jogar tranquilamente.

O jogo que mais me dá problemas para jogar é o Watch Dogs

Só consigo jogar como deve de ser se tiver a memória baixa.

Se o Windows está a fazer cache da memória está a estragar-me a possibilidade de jogar como deve de ser.

Não há como controlar esse cache ?

Obrigado

HappyHippyHippo

estás a dizer que apesar de pretenderes jogar um jogo intensivo para o computador, a todos os níveis, como um "AAA open world", pretendes ter essa lista de aplicação abertas ?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

thoga31

Considero a questão do @Happy válida até porque segue a linha da minha anterior questão:

Não sei como geres os programas que abres e usas - se abres os programas apenas quando precisas ou se os abres na possibilidade de os vires a usar mais tarde, por exemplo [...]

A primeira linha de gestão da memória RAM acaba por ser o próprio utilizador. Por exemplo, eu tenho o "vício" de fechar um programa sempre que termino as minhas tarefas nele. Nem sempre este vício é saudável, claro, pois eu chego a fechar um programa e a abri-lo após dúzia e meia de segundos.

Por exemplo, e apesar de só jogar esporadicamente, quando de facto vou jogar fecho quase todos os restantes programas - fica o Task Manager, o Hexchat ou o Pidgin e pouco mais.

No teu caso, analisando a lista de programas, e ignorando se manténs esse arsenal aberto quando vais jogar, de facto a melhor solução é mais memória RAM. Para mim 8GB chegam e sobram, mas para ti 16GB seriam muito bem-vindos.

Quando tens muitos filhos num T1, podes passar à vontade e a vassoura e deitar janela fora alguns móveis, mas o problema central mantém-se: falta de espaço para acomodar tanto filho. A solução é uma casa maior.

Knowledge is free!

KTachyon

Alguma razão para teres três browsers com dezenas de páginas abertas em simultâneo?

Deves deixar o sistema operativo fazer a gestão de memória. Se fica lento é porque, para aquilo que fazes precisas de mais.

Se a tua intenção é jogar um jogo que necessita de uma quantidade elevada de hardware dedicado ao jogo, o facto de teres várias aplicações abertas nunca pode ajudar. Até é possível que, para esse teu problema, a memória não ser o teu problema, mas sim o facto de teres várias aplicações a pedirem constantemente a atenção do processador e restante hardware.

• Vote 1

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

tero98
Em 22/08/2015 às 18:41, sarameira disse:

Google Chrome 14 paginas abertas

Normalmente o Chrome consome mais RAM do que deveria. 😛