Jump to content

[Resolvido] confirmar a palavra passe

hapro
 Share

Recommended Posts

boas,

eu tenho aqui uma problema. è assim eu fiz este codigo, mas está a dar-me erro e não sei a onde.

O que quero fazer é comparar as palavras-passes se der continua se não fica nesta pagina a dizer onde está o erro.

obrigado.

Aqui está o codigo

<html>
<head>
<title>Validar a palavra-passe</title>
<script>
var password = document.getElementById("password")
 , confirm_password = document.getElementById("confirm_password");
function validatePassword(){
 if(password.value != confirm_password.value) {
   confirm_password.setCustomValidity("Senhas diferentes!");
 } else {
   confirm_password.setCustomValidity('');
 }
}
password.onchange = validatePassword;
confirm_password.onkeyup = validatePassword;
</script>
</head>

<body>

VALIDAR SENHA
<br>
<br>
<form class="pure-form"action="registar.php">
   <fieldset>
    <legend>Confirmação da palavra-passe </legend>
    <input type="password" placeholder="Senha" id="password" required>
    <input type="password" placeholder="Confirme Senha" id="confirm_password" required>
    <button type="submit" class="pure-button pure-button-primary">Confirmar</button>
   </fieldset>
</form>

</body>
</html>

Melhores cumprimentos,

HAPRO

HappyHippyHippo

não aparece nenhum erro, mas não está a fazer o que quero

errado, tem de aparecer.

verifica novamente a consola de desenvolvimento, pois sem essa mensagem ficam sem perceber o que está a acontecer.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

HappyHippyHippo

como podes ver, o que a mensagem de erro indica é que estas a tentar atribuir algo à propriedade "onchange" de algo que não existe

ao ver o teu código, o único local onde isso está a acontecer (a atribuição) é na seguinte linha:

password.onchange = validatePassword;

o que se pode inferir que o que não existe aqui (tem o valor de nulo) é a variável "password"

a tua primeira resposta poderá ser : "mas a variável não tem o valor de nulo porque estou a obter o elemento mais acima"

var password = document.getElementById("password")

mas o que não deverás saber é que da mesma forma que um programa convencional é executado, o código de uma página web é também ele processado de cima para baixo.

neste caso, estás a executar o javascript antes de todo o HTML que aparece após o elemento "script". isto leva a que o elemento "password" não existe no momento da execução do javascript, o que leva a que o método "getElementById" não retorne nada (nulo).

para resolver o teu problema tens duas opções:

- passar o código javascript para depois da declaração dos elementos do HTML envolvidos na sua execução

- fazer com que o javascript seja executado somente após o carregar da página por completo, por ventura, conter-lo dentro de uma função a ser chamada no evento "onload" do "body".

Edited by HappyHippyHippo
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p