Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bom dia,

Como iniciante em programação e em Delphi, estou a tentar aprender a construir um "simples" programa para lançamentos de despesas domésticas. Uma forma de aprender e faz jeito cá para casa.

No entanto, tenho algumas dúvidas e não consigo avançar, tais como:

1) Para ligação ao SQLServer estou a usar o ADOConnection, mas li algures na net que este vai ser descontinuado e que é melhor usar o SQLConnection (dbexpress), o que me dizem?

2) Para mim a parte mais complicada, necessito de efetuar o Login e que o sistema identifique e visualize apenas os meus, isto é, quando o program iniciar apenas vou ver os meus lançamentos, e os outros utilizadores o mesmo.

(O sistema de login já tenho feito, e no form principal no rodapé já aparece as iniciais de quem fez o login).

Obrigado pela ajuda,

Secua

Posted

Para a conexão, depende de que versão do Delphi estás a usar.

O melhor para mim é o UniDac (mas é a pagar).

O FireDac vem com o Delphi actualmente, e também é muito bom.

À falta de um destes, o ZeosLib também é excelente, mas tens de o instalar, pois não vem de origem (mas é gratuito).

Para o resto, crias uma tabela de users, e cada um tem um userID.

Depois, cada movimento tem um campo também UserID, onde guardas o ID do user que estiver activo no momento.

Ao consultar os movimentos, só tens de filtrar pelo UserID, e ele já so mostra os desse user.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Para a conexão, depende de que versão do Delphi estás a usar.

O melhor para mim é o UniDac (mas é a pagar).

O FireDac vem com o Delphi actualmente, e também é muito bom.

À falta de um destes, o ZeosLib também é excelente, mas tens de o instalar, pois não vem de origem (mas é gratuito).

Para o resto, crias uma tabela de users, e cada um tem um userID.

Depois, cada movimento tem um campo também UserID, onde guardas o ID do user que estiver activo no momento.

Ao consultar os movimentos, só tens de filtrar pelo UserID, e ele já so mostra os desse user.

Obrigado Nuno, quanto à versão do Delphi estou a usar o XE8.

Então achas que devo mudar o tipo de ligação à DB ? Neste momento está a funcionar e estou a usar (ADOConnection+ADOTable+DATASource),

Quanto ao user não vou pedir mais ajudas e vou tentar implementar a tua dica, caso tenha dúvidas peço uma ajuda.

Cmp

Secua

Posted

Se estás a começar um projecto agora, usar o componente actual (FireDAC) pode dar-te vantagens.

Nada como testares, mas para mim, está muito acima do ADO.

Quanto ao resto, tenta, e se houver duvida, avisa.

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Se estás a começar um projecto agora, usar o componente actual (FireDAC) pode dar-te vantagens.

Assim vou fazer... Obg

Posted

Bom dia,

"Depois, cada movimento tem um campo também UserID, onde guardas o ID do user que estiver activo no momento."

Desculpa mas não estou a conseguir fazer este procedimento.

Já implementei a janela de login, quando passa para o ecrã principal leva a o ID do user (na tela principal tenho um painel que informa o ID da sessão).

Acho que a ideia é quando entro no form movimentos (tabela tblmovimentos), o sistema preenche o campo iduser (tblmovimentos) com o ID da tabela (tbllogin) (não sei fazer isso).

E depois ....

Consegues ajudar-me? Obrigado

Cmp

Secua

Posted

Se já fizeste o ecrã de login, e ao fazer o userID é passado para o programa principal, já tens meio caminho andado.

Tens agora 2 problemas principais a ter em conta:

1º Adicionar movimentos

2º Consultar movimentos

Vamos por partes então:

Vamos imaginar que a tua tabela de movimentos na base de dados tem os seguintes campos:

- Descrição

- Data

- Valor

Independentemente de teres estes ou outros campos, precisas de um campo integer para o userID. Se não o tiveres já, tens de o adicionar à estrutura da tabela.

1º Adicionar movimentos

Quando adicionares um movimento, a dada altura terás de o gravar na tabela de movimentos. Nesse momento, por exemplo depois do INSERT, acrescentas o valor ao campo userID. Dessa forma, o movimento que gravas ficará com indicação de a que user pertence.

Ex.:

qMovimentos.Insert;
qMovimentos.FieldValues['userID']    := fLogin.UserID; // metes aqui a variável onde tens guardado o userID.
qMovimentos.FieldValues['Descricao'] := edDescricao.Text;
qMovimentos.FieldValues['Data']      := edData.Text;
qMovimentos.FieldValues['Valor']     := edValor.Text;
qMovimentos.Post;

2º Consultar movimentos

Quando executares uma query para consultar os movimentos (SELECT), e se pretenderes ver só os movimentos de um determinado utilizador, terás de filtrar a query, colocando na cláusula WHERE o campo userID for igual ao userID seleccionado no login.

Ex.:

qMovimentos.SQL.Text := 'SELECT * FROM Movimentos WHERE userID = '+IntToStr(fLogin.UserID);
qMovimentos.Active   := True;
  • Vote 1

Posted

Se já fizeste o ecrã de login, e ao fazer o userID é passado para o programa principal, já tens meio caminho andado.

Tens agora 2 problemas principais a ter em conta:

1º Adicionar movimentos

2º Consultar movimentos

Vamos por partes então:

Vamos imaginar que a tua tabela de movimentos na base de dados tem os seguintes campos:

- Descrição

- Data

- Valor

Independentemente de teres estes ou outros campos, precisas de um campo integer para o userID. Se não o tiveres já, tens de o adicionar à estrutura da tabela.

1º Adicionar movimentos

Quando adicionares um movimento, a dada altura terás de o gravar na tabela de movimentos. Nesse momento, por exemplo depois do INSERT, acrescentas o valor ao campo userID. Dessa forma, o movimento que gravas ficará com indicação de a que user pertence.

Ex.:

qMovimentos.Insert;
qMovimentos.FieldValues['userID']	:= fLogin.UserID; // metes aqui a variável onde tens guardado o userID.
qMovimentos.FieldValues['Descricao'] := edDescricao.Text;
qMovimentos.FieldValues['Data']	  := edData.Text;
qMovimentos.FieldValues['Valor']	 := edValor.Text;
qMovimentos.Post;

2º Consultar movimentos

Quando executares uma query para consultar os movimentos (SELECT), e se pretenderes ver só os movimentos de um determinado utilizador, terás de filtrar a query, colocando na cláusula WHERE o campo userID for igual ao userID seleccionado no login.

Ex.:

qMovimentos.SQL.Text := 'SELECT * FROM Movimentos WHERE userID = '+IntToStr(fLogin.UserID);
qMovimentos.Active   := True;

Muito obrigado Nuno. Vou seguir os passos e depois informo.

Posted (edited)

Muito obrigado Nuno. Vou seguir os passos e depois informo.

Boa tarde Nuno,

Não estou a conseguir, o código que tenho é este quando salvo um registo:

ADOabertos é uma ADOQuery ligada à tabela movimentos e onde tenho uma query para mostrar apenas os movimentos em aberto.

Tentei colocar isto mas dá erro.

dm.ADOabertos.FieldValues ['iduser'] := dm.ADOLogin.iduser;

//-----SALVAR UM NOVO REGISTO - BOTAO NOVO-----------------------------------------------

procedure Tfrmmov.BtsalvarClick(Sender: TObject);
begin
if (DBCliente.Text='')then
   begin
	 MessageBox(Handle,'O Cliente nao pode ficar vazio!','Gestão Pessoal',MB_ICONINFORMATION+MB_OK);
	 DBCliente.SetFocus;
	 exit;
   end
   else
	  begin
		dm.ADOabertos.Post;
// posso colocar aqui a instrução  ???????????
		BTNovo.Enabled:=true;
		BTSalvar.Enabled:=false;
		BTCancelar.Enabled:=false;
		BTAlterar.Enabled:=true;
		BTExcluir.Enabled:=true;
		BTPesquisar.Enabled:=true;
		BTSair.Enabled:=false;
		Desabilitacampos;
		MessageBox(Handle,'Registo salvo com sucesso!','Caixa Gest',MB_ICONINFORMATION+MB_OK);
		DBGrid1.Enabled:=true;
		dm.ADOabertos.close;
		dm.ADOabertos.open;
	  end;
end;

// -----------------------------------------------------------------

// ------------------HABILITA E DESABILITA CAMPOS -----------------------------------------------------
procedure Tfrmmov.HabilitaCampos;
begin
 DBCliente.Enabled:=true;
 DBCliente.SetFocus;
 DBdocumento.Enabled:=true;
 DBdescmovimento.Enabled:=true;
 DBLooTipoM.Enabled:=true;
 DBValor.Enabled:=true;

end;

procedure Tfrmmov.DesabilitaCampos;
 begin
 DBCliente.Enabled:=False;
 DBdocumento.Enabled:=False;
 DBdescmovimento.Enabled:=False;
 DBLooTipoM.Enabled:=False;;
 DBValor.Enabled:=False;
 DBGrid1.Enabled:=False;
end;
Edited by nunopicado
GeShi
Posted (edited)

Tentei colocar isto mas dá erro.

dm.ADOabertos.FieldValues ['iduser'] := dm.ADOLogin.iduser;

//-----SALVAR UM NOVO REGISTO - BOTAO NOVO-----------------------------------------------

procedure Tfrmmov.BtsalvarClick(Sender: TObject);
begin
   if (DBCliente.Text='')then
      begin
        MessageBox(Handle,'O Cliente nao pode ficar vazio!','Gestão Pessoal',MB_ICONINFORMATION+MB_OK);
        DBCliente.SetFocus;
        exit;
      end
      else
         begin

// Coloca antes aqui...

dm.ADOabertos.Post;
// posso colocar aqui a instrução  ???????????    Tens de preencher o campo antes do Post
           BTNovo.Enabled:=true;
           BTSalvar.Enabled:=false;
           BTCancelar.Enabled:=false;
           BTAlterar.Enabled:=true;
           BTExcluir.Enabled:=true;
           BTPesquisar.Enabled:=true;
           BTSair.Enabled:=false;
           Desabilitacampos;
           MessageBox(Handle,'Registo salvo com sucesso!','Caixa Gest',MB_ICONINFORMATION+MB_OK);
           dm.ADOabertos.close;
           dm.ADOabertos.open;
         end;
   end;

Tens de adicionar essa linha antes de chamares o 'Post'.

Em alternativa, podes meter essa linha no evento OnBeforePost da query.

EDIT: Pergunta:

dm.ADOLogin é uma query também, certo?

Se sim, este identificador não existe**:

dm.ADOLogin.iduser

** a não ser que tenhas adicionado propriedades ou campos à classe com um Helper ou um Interceptor, por exemplo

Possivelmente vais querer substituir essa linha, por esta:

dm.ADOabertos.FieldValues ['iduser'] := dm.ADOLogin.FieldByName('iduser').AsInteger;
Edited by nunopicado

Posted (edited)

Espectáculo, quem sabe sabe 🙂

Marco, assim já deu:

dm.ADOabertos.FieldValues ['iduser'] := dm.ADOLogin.FieldByName('iduser').AsInteger

OK...vou agora tentar implementar a Query para abrir a form do utilzador logado.

Cmp

Secua

Edited by nunopicado
GeShi
Posted

Sempre que meteres código no forum, mete as tags CODE antes e depois (edita um post teu para veres como é que eu as pus).

Fica mais legível, e de acordo com as regras do forum.

• Vote 1

Posted

Sempre que meteres código no forum, mete as tags CODE antes e depois (edita um post teu para veres como é que eu as pus).

Fica mais legível, e de acordo com as regras do forum.

Bom dia Nuno,

Alguma coisa me falha, no FormCreat acrescentei o código abaixo mas dá erro no palavra idlogin, e é o nome do campo que tenho na tabela.

procedure Tfrmmov.FormCreate(Sender: TObject);
begin
dm.ADOabertos.SQL.Text := 'SELECT * FROM tblMovimentos WHERE idlogin = '+IntToStr(dm.ADOabertos.idlogin);
keyPreview:=true;
end;

O "ADOAbertos" é o nome do componente "ADOQuery".

Cmp.

Secua

Posted

É o mesmo problema que tinhas em cima...

Não podes usar o nome do campo assim, pois ele não existe na estrutura da classe da query.

Tens de o chamar através de um dos métodos existentes, como por exemplo:

begin
dm.ADOabertos.SQL.Text := 'SELECT * FROM tblMovimentos WHERE idlogin = '+IntToStr(dm.ADOabertos.FieldByName('idlogin').AsInteger);
end;

ou melhor ainda, visto que podes pedir o valor directamente como uma string, sem teres de converter depois:

begin
dm.ADOabertos.SQL.Text := 'SELECT * FROM tblMovimentos WHERE idlogin = '+dm.ADOabertos.FieldByName('idlogin').AsString;
end;

Posted

É o mesmo problema que tinhas em cima...

Não podes usar o nome do campo assim, pois ele não existe na estrutura da classe da query.

Tens de o chamar através de um dos métodos existentes, como por exemplo:

begin
dm.ADOabertos.SQL.Text := 'SELECT * FROM tblMovimentos WHERE idlogin = '+IntToStr(dm.ADOabertos.FieldByName('idlogin').AsInteger);
end;

ou melhor ainda, visto que podes pedir o valor directamente como uma string, sem teres de converter depois:

begin
dm.ADOabertos.SQL.Text := 'SELECT * FROM tblMovimentos WHERE idlogin = '+dm.ADOabertos.FieldByName('idlogin').AsString;
end;

OK percebi... mas agora não marca erro no código, mas dá um erro quando inicia a aplicação:

"Access violation address 007DD38D in module 'caixa.exe'.Read of address 000000B4"

O que devo ter mal ?

Obg

Secua

Posted

OK percebi... mas agora não marca erro no código, mas dá um erro quando inicia a aplicação:

"Access violation address 007DD38D in module 'caixa.exe'.Read of address 000000B4"

O que devo ter mal ?

Obg

Secua

Este está ultrapassado, vou para o próximo desafio ... obg