Jump to content

Erro "TypeError str object is not callable"

Go to solution Solved by pwseo,

Recommended Posts

Posted (edited)

Boas, ja postei o meu problema em alguns sites mas ainda ninguem me soube dar resposta. Eu sou noob em python (geralmente programo em C ou C++) e andava aqui a mexer um bocado com ele para ver o que ele pode fazer. E então resolvi criar um pequeno script para basicamente calcular todas as combinações em um vector de 3 posições. O meu problema é que me dá esse erro ai em cima no titulo do tópico na linha 20 "Array[2] = string.uppercase(index)" e eu ainda não consegui perceber porque. Ja pesquisei e a conclusão que cheguei é que isso acontece quando definimos uma variavel que ja esta definida pelo python, mas no meu script não vejo esse problema. Quem me poder ajudar, fico desde ja agradecido e peço desculpa se o codigo nao estiver bem identado (mas penso que não havera esse problema).

#!/usr/bin/python2.7

import string

Array = ['A','A','A']

def Exp():

index = 0
count = 0

while Array[1]!=9:
    if Array[2]==9:
        Array[1] = string.uppercase(count)
        count = count + 1
        Array[2]='A'
        index = 0
    else:
        while Array[2]!=9:
            Array[2] = string.uppercase(index)
            index = index + 1
            if Array[2] == 'Z':
                Array[2] = 0
                while Array[2] < 9:
                    Array[2] = Array[2] + 1
print "done"

Exp()

Edited by pwseo
syntax highlight
Posted

Darkling,

Como podes ver na documentação de string, uppercase é uma string constante e não um método/função:

$ python2
>>> import string
>>> type(string.uppercase)
<type 'str'>

De resto, não verifiquei o teu código no que diz respeito à abordagem que estás a fazer à questão; vi apenas o problema relativo aos tipos de dados

Posted

Sim, eu sei, é uma string que contem as letras de A a Z certo? A ideia era que ele percorrese essa string incrementando o index. Eu tinha feito um outro script mais simples com python e funcionou bem desta forma...por isso é que eu não estou a perceber o problema.

Edit: Li outra vez o que disseste (desculpa, é do cansaço xD) e troquei os parenteses "()" por "[]". Ao fazer isso ele diz-me o seguinte:

" File ./combine.py", line 14, in Loligaging
   Array[1] = string.uppercase[count]
IndexError: string index out of range"

Eu tinha feito um script mais simples (como disse em cima) e não troquei os parenteses pelas chavetas e funcionou bem...dai também não estar a perceber o porque de agora estar a dar erro

• Solution
Posted

Isso acontece porque algures no teu script a variável count assume valores que fogem aos limites da string.uppercase, como por exemplo o valor 26.

Uma pequena pergunta: estás a tentar criar um script que construa todas as combinações das letras do alfabeto com 3 posições? Se sim, por que não utilizar 3 ciclos?

Posted (edited)

Isso acontece porque algures no teu script a variável count assume valores que fogem aos limites da string.uppercase, como por exemplo o valor 26.

Uma pequena pergunta: estás a tentar criar um script que construa todas as combinações das letras do alfabeto com 3 posições? Se sim, por que não utilizar 3 ciclos?

Hmm..estou a ver..mas eu no script que tinha feito antes tinha ele feito percorrer o alfabeto (ou seja de A a Z, sendo entao de 0 a 25) da mesma forma e ele não tinha dado problema. A ideia era pegar nas ultimas duas posições (ou seja na 1 e 2) e fazer a terceira (2) avançar de A até Z..e depois avançar a mesma de 0 ate 9. Estanto isto feito avançava o A para B na segundo posição (ou seja na posição 1) e voltava a repetir o ciclo ate a segunda posição ser 9. Depois falta ainda a primeira posição mas essa ainda não fiz.

Edit: Esqueci-me de responder a tua pergunta xD. Por exemplo em C eu usaria ciclos for e depois usaria os if's para trocar para 0 e assim..mas no python..o for dele faz-me confusão xD...por causa do "in"..é algo que ainda estou a estudar xD...então resolvi fazer com while's

Edited by Darkling
Posted (edited)

Não seria mais simples criares uma string assim:

values = "ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ0123456789"

...e depois fazer os ciclos?

Exemplo:

values = "ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ0123456789"

for a in values:
   for b in values:
       for c in values:
           print('[{}, {}, {}]'.format(a, b, c))

E aqui ficaria o output:

$ python darkling.py
[A, A, A]
[A, A, B]
[A, A, C]
...
[A, A, 9]
[A, B, A]
[A, B, B]
...
[A, 9, 9]
[b, A, A]
[b, A, B]
...
[9, 9, 7]
[9, 9, 8]
[9, 9, 9]
Edited by pwseo
Adicionado (e editado) exemplo.
Posted

É eu custumo ter esse problema...geralmente vou sempre pelas alternativas mais dificeis xD..vou fazer assim obrigado 😄 ..mas ja agora, se souberes a explicação para isto não estar a dar como eu estava a fazer, partilha que eu estou sempre disposto a aprender 🙂

• 2 months later...
Posted

Seguindo a documentacao:

string.uppercase

A string containing all the characters that are considered uppercase letters. On most systems this is the string 'ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ'. The specific value is locale-dependent, and will be updated when locale.setlocale() is called.

string.upercase nao eh uma funcao e sim uma string equivalente a "ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ", explica o que estas a tentar fazer com esse codigo para que eu te possa ajudar 😄