Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Boa Noite,

Pessoal queria fazer um upgrade ao meu pc tenho um Pentium G3250 atualmente e queria optar por ter uma

coisa mais forte como um i7-4790 mas tenho visto várias pessoas a queixarem-se da temperatura elevada e

para comprar watercolling queria saber se tenho mesmo de comprar watercolling ou posso usar o coller que

com o próprio CPU da Intel.

Comprimentos

Ruben

Edited by RubenBolacha
  • 2 weeks later...
Posted (edited)

Por experiência com CPUs i7 3770k, 4770k e 4790 sugiro a aquisição de um cooler sem ser o de stock. O problema com estes CPUs é a fraca qualidade na massa térmica que é colocada entre a base e a tampa do CPU (aquela coisa metálica) há quem faça a lapidação do CPU separando a placa do processador em si a fim de substituir a pasta térmica original por uma de melhor qualidade. Contudo tal processo anula a garantia do CPU, daí a alternativa mais eficaz e segura é certamente a aquisição de um cooler com maior poder de dissipação e com isso resolve-se igualmente o problema das elevadas temperaturas nestes CPUs.

Espere ter ajudado.

Edited by saca-rolhas

The worst part of censorship is ****

Posted

Acrescentando a minha opinião à bastante útil informação dada pelo @saca-rolhas, watercooling costuma-se destinar mais a quem faz overclock dos seus CPUs ou a quem quer evitar a chatice da limpeza de um cooler "normal" com uma pressão de ar. Também há a questão dos dissipadores grandes serem bastante pesados e há quem não goste desse facto.

Tendo em conta que há dissipadores bastante potentes, tens de colocar a questão: por que motivos quererias ter watercooling em vez de uma solução "tradicional" que usa ar?

Knowledge is free!

Posted

Apesar do problema que o saca-rolhas referiu, tenho algumas dúvidas quanto à necessidade de trocar de cooler. Quero com isto dizer que duvido que tenhas problemas de hardware com o cooler que vem com o CPU, isto é, não tens que trocar de cooler.

É claro que um cooler melhor permitirá reduzir o ruído (e isto para mim é motivo suficiente para trocar de cooler 🙂 ) e/ou manter o CPU mais fresco. Ainda assim, como o thoga31 referiu, watercooling será provavelmente um exagero para o teu caso.