Jump to content
Sign in to follow this  
Colector Boy

Duvida programa gestao de conteudos

Recommended Posts

Colector Boy

Bom dia.

Gostava de desenvolver um programa de gestao de conteudos.

O que tenho em mente?

Um programa que coloco num disco externo e sempre que quero ver algum filme/serie ou ouvir musica acedo a esse programa.

E um programa que me permite saber que conteudos tenho sem ter que andar de pasta em pasta.

Como funciona?

Na raiz do disco tenho pastas cujos nomes correspondem as categorias.

Dentro das categorias tenho pastas que contem os conteudos (filmes,series,musicas).

Isto e:

Filme (categoria) -> The mask of Zorro (pasta) -> filme

-> legendas

Se for uma serie:

Serie (categoria) -> Naruto (pasta) -> pasta_episodio 1

->imagem

->video

->pasta_episodio 2

->imagem

->video

.....

Musica (categoria) -> Grupo (categoria) -> CD (pasta) -> musicas

O que estou a pensar fazer e utilizar uma biblioteca para fazer a interface grafica (combobox, botoes,etc), utilizar o boost para verificar que ficheiros estao em cada pasta e depois armazenar isso numa base de dados para que depois possa consultar.

Estou a pensar utilizar o SQLite porque me parece ser leve.

Por ultimo gostava de integrar o VLC na aplicacao.

A ideia e que a aplicacao nao precise de mais nada para fazer a gestao e reproducao de/do conteudo que se encontra do disco externo.

Como o VLC e uma aplicacao cross-plataform e reproduz diversos formatos a escolha pareceu-me obvia.

Claro que nao convem utilizar nada que utilize os registos do Windows para que dessa forma seja o mais portavel possivel.

Apesar de utilizar Windows gostava que a aplicacao fosse cross-plataform por essa razao e que vou utilizar o boost.

Gostava de feedback sobre que biblioteca utilizar para fazer aplicacoes "convencionais", isto e, bibiliotecas para fazer janelas, botoes, listboxes, comboboxes, radio buttons, etc.

Gostava de saber a vossa opiniao sobre qual a melhor base de dados para este caso em concreto.

Edited by Colector Boy

HappyHippyHippo

usa a biblioteca Qt que além de ter uma documentação extensa, uma base de utilizadores ainda maior, confirmei que o que pretendes (integração da biblioteca do vlc) é possível

https://wiki.videolan.org/LibVLC_SampleCode_Qt/

no que toca à base de dados, fica muito bem servido com o SQLite

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p