Jump to content
vastri

Ordenação Vertical

Recommended Posts

vastri

Olá,

Tenho os valores de um DataTable que pretendia ordenar em 3 colunas verticalmente, o css que tenho é do Bootstrap que por cada 3 valor cria uma nova linha mas na horizontal.

Dim conn As String = ConfigurationManager.ConnectionStrings("DefaultConnection").ToString
 Try
	 Dim SQL As String = "SELECT * FROM Teste ORDER BY valor ASC"
	 TesteDataAdapter = New SqlDataAdapter(SQL, conn)
	 TesteDataSet = New DataSet
	 TesteDataAdapter.Fill(TesteDataSet, "Teste")
 Catch ex As Exception
	 Console.WriteLine(ex.Message)
 Finally
	 conn = Nothing
 End Try

Dim TesteTabela As DataTable
 TesteTabela = TesteDataSet.Tables("Teste")
 'Loop DataTable
 For Each row As DataRow In TesteTabela.Rows
	 Console.WriteLine(row("valor").ToString)
 Next row

Os valores na tabela são:

a

b

c

d

e

f

g

h

i

Que atualmente aparecem ordenados (na horizontal):

a b c

d e f

g h i

E eu queria (na vertical):

a d g

b e h

c f i

Sinceramente não estou a ver como fazer isto, alterar o css?! há solução para o DataTable ordenar na vertical?!

Já pesquisei um monte de coisas, mas não encontro solução, devo estar a pesquisar informação errada.

Alguma solução?

Edited by vastri

vikcch

Boas,

através do datatable não sei se é possivel...

mas se tiveres um array de string podes o sempre ordenar ou mostrar como quiseres...

fiz este code pode ser que ajude em alguma coisa...

Option Explicit On
Option Strict On

Module Module1

Sub Main()

Dim arr() As String = {}

'Preencher array com letras de "A" a "Z"
    For i As Integer = 0 To 25
	    ReDim Preserve arr(i)
	    arr(i) = Chr(65 + i)
    Next

'redefenir array para o proximo multiplo de 3 caso não seja
    If arr.Length Mod 3 <> 0 Then
	    ReDim Preserve arr(arr.Length - 1 + 3 - arr.Length Mod 3)
    End If

'printar array verticalmente em 3 colunas
    For i = 0 To arr.Length \ 3 - 1
	    Console.Write(arr(i) & " " & arr(i + arr.Length * 1 \ 3) & " " & arr(i + arr.Length * 2 \ 3))
	    Console.WriteLine()
    Next

Console.ReadKey()

End Sub

End Module

mostra isto:

ordemvertical.png

vastri

vikcch, obrigado pelo esforço e também e pela forma completa como o fizeste, código inteligente (brutal...).

Como sou iniciante andei aqui a "patinar" um pouco para colocar os valores do for each do datatable no array, quando consegui apareceu um "erro" até o perceber dei "cabo do miolo", a ordenação não aparecia correta se o numero de registos não fosse divisível por 3, o código que tenho acima foi basicamente para fácil entendimento da minha duvida o código "real" é mais completo e inclui nos valores a passar para o array código HTML, primeiro pensei que o problema estivesse ai algumas horas depois... descobri que não, testei, testei e testei o teu código numa app Windows em diversos cenários e dava sempre certo, quando passava para o projecto web com os valores da bd o problema aparecia, depois de muitas horas... lá descobri que o problema, não estava no código mas sim no css como "injetava" código HTML o css interpretava-o como sequencial e os espaços que completavam as colunas eram ignorados, se não fosse divisível por 3 a coisa dava errada, resolvi acrescentando linhas "em branco" até o array.lenght ser múltiplo de 3 com o mesmo método que utilizas para redefinir o array para o próximo múltiplo de 3, e está a bombar....