Jump to content
Rafael Direito

Dúvida: Que curso tirar?

Recommended Posts

Rafael Direito

Boas, o meu nome é Rafael e tenho 17 anos. Terminei agora o 11º ano e devido a toda esta crise no mundo do trabalho gosto de planear o percurso que quero seguir, de forma a ter uma boa carreira laboral.

Neste momento, e já desde alguns anos, quero tirar um curso de engenharia na área da informática, telecomunicações, eletrónica, ou algo semelhante. Já escolhi a universidade, Universidade de Aveiro, pois tenho ouvido testemunhos que qualificam esta universidade como uma das melhores a nível tecnológico. Para além disto também fica perto da minha residência, o que ajuda a escolha.

O problema é que esta universidade oferece 3 cursos, dentro da área que escolhi, que me atraem. Gostava portanto de saber mais informações sobre os cursos, nomeadamente: as saídas de trabalho, o que irei estudar durante o curso, se estes cursos têm boa empregabilidade, opiniões, no fundo, em que consiste cada curso. Deixo então os nomes dos cursos, bem como as páginas online de cada um.

· Engenharia de computadores e telemática (https://www.ua.pt/ensino/PageCourse.aspx?id=23)

· Engenharia eletrónica e de telecomunicações (https://www.ua.pt/ensino/PageCourse.aspx?id=27)

· Engenharia informática (https://www.ua.pt/ensino/PageCourse.aspx?id=383)

Obrigado a todos.

Share this post


Link to post
Share on other sites
DiAleX

Olá Rafael

Se estás a pensar tirar o curso de informática não precisas de te stressar com a "crise no mundo do trabalho". Relaxa, há muitas ofertas para o teu perfil.

O que vais aprender durante cada curso e as suas empregabilidades deves saber junto da Universidade de Aveiro. Eles, melhor que ninguém, saberão responder a essas questões. Em relação às saídas de profissionais de cada um (vê este link), à partida diria que:

  • Eng. Telemática: programação na área de comunicações e gestão de redes (ex. NOS, Vodafone, PT, etc.)
  • Eng. Eletrónica e Telecomunicações: principalmente hardware, redes e comunicações (ex. Nokia, Siemens, PT, Vodafone, NOS)
  • Eng. Informática: programação, consultoria informática, gestão de projetos informáticos (qualquer empresa para ser sincero)

Se dizes que gostas que gostas de informática, acho que devias escolher ou telemática (se gostas de comunicações e redes) ou informática. Eu escolheria informática, pois é o curso mais abrangente e mais focado em computadores e programação. Com esse curso podes trabalhar em qualquer empresa em qualquer área, desde programação desktop, mobile, web ou consultoria.

Recomendo este site www.estudarinformatica.info pois tem a resposta a muitas das tuas dúvidas.

Boa sorte ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites
vesperto

Não conheço os cursos da UA. Se soubesse o q sei hoje™, tinha tirado uma licenciatura (5 anos) em electrónica e possivelmente um bacharelato (3) ou licenciatura em informática.

Como não é o caso...

Referi ambos porque, apesar de gostar de informática, tenho curiosidade pela electrónica. E, hoje em dia, cursos de 3 anos... era gajo para fazer 3+3, um de cada. É mais um ano q um mestrado actual (que é o tempo q a média demora a acabar o curso de qq modo) e ficas com muito mais valências.

Esse de Telemática é capaz de ser misto, talvez seja interessante.

Mas quem tem que decidir és tu: por que dizes que gostas de informática? (CS não conta)

O que te vez a fazer profisisonalmente, 8h/dia?

Trabalhas ou vais estar a tempo inteiro no curso?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.