Jump to content
Rafael Direito

Dúvida: Que curso tirar?

Recommended Posts

Rafael Direito

Boas, o meu nome é Rafael e tenho 17 anos. Terminei agora o 11º ano e devido a toda esta crise no mundo do trabalho gosto de planear o percurso que quero seguir, de forma a ter uma boa carreira laboral.

Neste momento, e já desde alguns anos, quero tirar um curso de engenharia na área da informática, telecomunicações, eletrónica, ou algo semelhante. Já escolhi a universidade, Universidade de Aveiro, pois tenho ouvido testemunhos que qualificam esta universidade como uma das melhores a nível tecnológico. Para além disto também fica perto da minha residência, o que ajuda a escolha.

O problema é que esta universidade oferece 3 cursos, dentro da área que escolhi, que me atraem. Gostava portanto de saber mais informações sobre os cursos, nomeadamente: as saídas de trabalho, o que irei estudar durante o curso, se estes cursos têm boa empregabilidade, opiniões, no fundo, em que consiste cada curso. Deixo então os nomes dos cursos, bem como as páginas online de cada um.

· Engenharia de computadores e telemática (https://www.ua.pt/ensino/PageCourse.aspx?id=23)

· Engenharia eletrónica e de telecomunicações (https://www.ua.pt/ensino/PageCourse.aspx?id=27)

· Engenharia informática (https://www.ua.pt/ensino/PageCourse.aspx?id=383)

Obrigado a todos.

DiAleX

Olá Rafael

Se estás a pensar tirar o curso de informática não precisas de te stressar com a "crise no mundo do trabalho". Relaxa, há muitas ofertas para o teu perfil.

O que vais aprender durante cada curso e as suas empregabilidades deves saber junto da Universidade de Aveiro. Eles, melhor que ninguém, saberão responder a essas questões. Em relação às saídas de profissionais de cada um (vê este link), à partida diria que:

• Eng. Telemática: programação na área de comunicações e gestão de redes (ex. NOS, Vodafone, PT, etc.)
  • Eng. Eletrónica e Telecomunicações: principalmente hardware, redes e comunicações (ex. Nokia, Siemens, PT, Vodafone, NOS)
  • Eng. Informática: programação, consultoria informática, gestão de projetos informáticos (qualquer empresa para ser sincero)

Se dizes que gostas que gostas de informática, acho que devias escolher ou telemática (se gostas de comunicações e redes) ou informática. Eu escolheria informática, pois é o curso mais abrangente e mais focado em computadores e programação. Com esse curso podes trabalhar em qualquer empresa em qualquer área, desde programação desktop, mobile, web ou consultoria.

Recomendo este site www.estudarinformatica.info pois tem a resposta a muitas das tuas dúvidas.

Boa sorte ;)

vesperto

Não conheço os cursos da UA. Se soubesse o q sei hoje™, tinha tirado uma licenciatura (5 anos) em electrónica e possivelmente um bacharelato (3) ou licenciatura em informática.

Como não é o caso...

Referi ambos porque, apesar de gostar de informática, tenho curiosidade pela electrónica. E, hoje em dia, cursos de 3 anos... era gajo para fazer 3+3, um de cada. É mais um ano q um mestrado actual (que é o tempo q a média demora a acabar o curso de qq modo) e ficas com muito mais valências.

Esse de Telemática é capaz de ser misto, talvez seja interessante.

Mas quem tem que decidir és tu: por que dizes que gostas de informática? (CS não conta)

O que te vez a fazer profisisonalmente, 8h/dia?

Trabalhas ou vais estar a tempo inteiro no curso?