Jump to content
Juca

Problema com GET e SET.

Recommended Posts

Juca

Bom dia a todos,

Estou com problema com uso do GET e SET, criei um sistema para teste, só que não consigo ler o conteúdo da variável. Abaixo segue todo o desenvolvimento.

1 – Criei uma classe com o nome cVariavelPublica.

Public Class cVariavelPublica
   Public vId As Integer
   Public vNomeCompleto As String
   Public vPassword As String

Public Property varId()
       Get
           Return vId
       End Get
       Set(ByVal Value)
           vId = Value
       End Set
   End Property

Public Property varNomeCompleto()
       Get
           Return vNomeCompleto
       End Get
       Set(ByVal Value)
           vNomeCompleto = Value
       End Set
   End Property

Public Property varPassword()
       Get
           Return vPassword
       End Get
       Set(ByVal Value)
           vPassword = Value
       End Set
   End Property

End Class

2 – Criei um formulário com nome Form1 que faz a entrada de dados e chama o Form2.

Public Class Form1

Dim cValPub As New cVariavelPublica

Private Sub Button1_Click(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
       cValPub.varId = txtId.Text
       cValPub.varNomeCompleto = txtNomeCompleto.Text
       cValPub.varPassword = txtSenha.Text

Form2.Show()

End Sub
End Class

3 – E um formulário com nome Form2 que ira receber os valores.

Public Class Form2

Dim cVP As New cVariavelPublica

Private Sub Form2_Load(sender As System.Object, e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
       txtIdF2.Text = cVP.vId
       txtNoneF2.Text = cVP.vNomeCompleto
       txtSenhaF2.Text = cVP.vPassword
   End Sub
End Class

Muryllo

Boas,

Explica-te melhor amigo para que possamos saber o que você quer realmente fazer.

Bom, você disse que criou uma "classe". Certo, isso seria uma DLL ? Eu até saberia onde está o problema se fosse uma dll, por exemplo quando você carrega a dll no programa usando um Dim X As New MinhaDLL.CLASSE e blá blá blá você só faz a referência as variáveis da DLL que estão carregadas naquele formulário. Então se por exemplo eu usasse a DLL no Form1 e modificasse o valor de X lá e depois no Form2 eu fosse tentar resgatar essa variável, você vai ver que não dá pois a classe está carregada no form1 com aqueles valores, no form2 ela será carregada também mas do 0 entendeu ?

Não ficou explícito se é uma classe externa ao programa ou uma dentro do programa.

Você também pode criar variáveis Públicas no Form1 e usá-las no Form2 o que eu acharia bem melhor ...

Depende de como você programa amigo.

Abraços.

Edited by Muryllo

He B TeMy

É como o poster acima disse, você está a instanciar a classe separadamente nos dois forms, isto faz com que uma instância não tenha nada a ver com a outra.

Na minha opinião já que a classe é publica, simplesmente remova o 'New' e use a classe em si para aceder ás variáveis, até dependendo do seu uso as fazer como 'Shared', se no seu caso quiser partilha-las numa 'classe' á parte, até poderia usar um 'módulo', que é basicamente uma classe mas 'shared' por defeito.

Dependendo também do seu acesso á variável privada, que neste caso parece não dar problema com o que eu vou sugerir, aconselho-o a utilizar 'auto-properties', como explica aqui https://msdn.microsoft.com/en-us/library/dd293589.aspx

Edited by He B Te My