Jump to content
secua

Iniciar em Delphi

Recommended Posts

secua

Bom dia,

Estou a iniciar os meus conhecimentos em Delphi e estou com uma dúvida: qual a diferença entre a versão Delphi XE8 e RAD Studio XE8 (o objetivo é desenvolver software interno para a empresa, no entanto o mesmo tem de trabalhar em várias plataformas, WINDOWS, IOS, ANDROID).

Outra dúvida é saber qual a versão a escolher do componente Devexpress para o Delphi.

PS: Neste momento estou a testar o RAD STUDIO XE8

Obrigado pela vossa ajuda

LH

Edited by secua

nunopicado

Se só programas em Delphi, basta o Delphi XE8.

O RAD Studio é uma suite de software, que inclui entre outras ferramentas o Delphi XE8 e o C++ Builder XE8.

Tens de adquirir a versão com a componente mobile, pois as versões mais baixas só dão para Windows e Mac.

Da DevExpress, precisas da última versão, 14.2.2 salvo erro.

Nota, caso não saibas ainda, que para compilar para OSX ou iOS precisas de ter um Machintosh, que ficará conectado por rede ao teu PC de trabalho através de um software chamado PAServer (vem com o Delphi, e tem de ser instalado no Mac).

O Mac precisa ainda de ter instalado o XCode, um software de apoio ao desenvolvimento da Apple.

Caso não tenhas, podes usar um dos serviços online que alugam uma instalação virtual do OSX.

Por exemplo, o recomendado pela Embarcadero é www.macincloud.com, que já instala automaticamente o XCode e o PAServer.

Sem Mac, só podes compilar para Windows e Android.

Mais tarde, para meteres software nas lojas das respectivas plataformas, tens de pagar a anuidade ($25 para Android e $99 para iOS).

• Vote 1

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

secua

Obrigado pela resposta,

Bom...espero que seja uma boa aposta aprender Delphi, pois vi um fornecedor desenvolver uma pequena aplicação recorrendo a componentes do Delphi, que com outra linguagem penso que demoraria bastante mais tempo (neste caso acho que ele tinha o Delphi XE2 + a componente DevExpress).

Neste momento estou a testar com o Delphi RAD Studio XE8, gostaria no entanto de testar a componente DevExpress mas não encontro a versão apropriada. Tentei instalar a 14.1.2 para XE7, mas não dá, gera um erro e não compila.

nunopicado

O DevExpress tem de ser instalado pela versão correcta, senão, nada feito, como aliás grande parte dos componentes comerciais para Delphi.

O trial tens aqui: https://go.devexpress.com/DevExpressDownload_VCLTrial.aspx (14.2.7)

Creio que funcione em XE8, visto ser a última, mas note-se que não tenho XE8 pelo que não te sei dar certeza se a DevExpress já atualizou a suite de componentes para essa versão.

Nota também que os componentes DevExpress só funcionam em VCL, ou seja, apenas Windows Desktop.

Para mobile, tens de usar a framework Firemonkey, e componentes compatíveis com esta framework (geralmente indicada pela sigla FMX).

A parte boa é que de origem o Delphi já trás uma parafernália de componentes prontos a usar.

Quanto a ser ou não uma boa aposta, o futuro te dirá.

Para mim, não há melhor, no que toca a produtividade. Mas outros dirão o mesmo de C++, outros de Java... Depende de cada um, e do trabalho que se vai fazer com ele.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

secua

Diz-me uma coisa para ver se eu compreendo: a mesma aplicação pode ser compilada para Windows desktop e para MAC OSX (sim... desde que tenha um MAC e proceda do modo que referiste), certo?

No entanto, estás a dizer que o componente devexpress dá para usar nas plataformas acima referidas, mas para Mobile não podemos usar o DevExpress.

Eu falo do DevExpress porque mostraram-me diversas funcionalidade deste componente muito boas, não sei se existem outros componentes melhores ou se os "nativos" do Delphi fazem o mesmo.

thoga31

Delphi é uma linguagem cross-platform, podendo, portanto, criar programas para as várias plataformas usando, em essência, o mesmo código.

Quando digo "em essência", quero referir-me ao facto de poder haver, dependendo da aplicação desenvolvida e do código subsequente, pequenas variações que dependem da plataforma. Por exemplo, eu programo em Object Pascal para Windows e Linux e tenho de ter em mente algumas "nuances" no Linux que são distintas do Windows.

Para esses casos, podem ser utilizadas as compiler directives - podes ter, no mesmo código-fonte, as variações para as várias plataformas. Dependendo da plataforma em que estás a compilar, o compilador selecciona os pedaços de código dirigidos apenas àquele OS.

Por exemplo,

const
  MAX =
     {$ifdef windows}
        32   // Se estiveres numa máquina Windows, o compilador assume "32"...
     {$else}
        64   // Noutras máquinas, assume 64.
     {$endif}

No caso do DevExpress, os seus componentes têm por base uma API que só existe no sistema operativo Windows e que se chama VCL. No Linux, OS X, iOS, Android, etc, tal não existe, pelo que os componentes do DevExpress não vão funcionar aí.

A forma de tornar a tua aplicação cross-platform sem teres de implementar uma versão do mesmo programa por plataforma é usar uma framework que seja igualmente cross-platform. Neste caso tens, portanto, a Firemonkey.

Cumprimentos.

• Vote 2

Knowledge is free!

nunopicado

Diz-me uma coisa para ver se eu compreendo: a mesma aplicação pode ser compilada para Windows desktop e para MAC OSX (sim... desde que tenha um MAC e proceda do modo que referiste), certo?

No entanto, estás a dizer que o componente devexpress dá para usar nas plataformas acima referidas, mas para Mobile não podemos usar o DevExpress.

Eu falo do DevExpress porque mostraram-me diversas funcionalidade deste componente muito boas, não sei se existem outros componentes melhores ou se os "nativos" do Delphi fazem o mesmo.

Não. O DevExpress para Delphi suporta a 'framework' VCL. Esta por sua vez só suporta Windows, não é multi-plataforma.

Para uma aplicação multi-plataforma, tens de usar a framework FMX (FireMonkey), que já suporta Windows, Android, OSX e iOS. Mas para essa, a DevExpress ainda não fez nada.

Quanto à qualidade da DevExpress, atesto... Excelentes componentes, ainda que um pouco pesados.

Não te posso dizer que todos os componentes da DevExpress têm equivalente já incorporado no Delphi. Se tivessem, ninguém comprava os outros.

Mas há muito bons componentes nativos, pelo que em grande parte dos casos, não precisas de nada além do que vem de origem.

Edited by nunopicado
  • Vote 1

secua

Obrigado a todos pelo esclarecimento. Vamos ver se entendi...

1) Apenas usando a suposta "framework" FireMonkey é que consigo desenvolver projetos multi-plataforma, sendo esta nativa do Delphi. Para isso tendo de escolher "projeto Multi-Device Application" e usar os componentes existentes. Ou tenho de instalar mais alguma coisa?

2) A "framework" DevExpress é uma componente VCL, dum fornecedor externo, e que corre apenas em Windows.

3) Se o ponto 1 estiver correcto, existem alguns componentes externos do tipo "DevExpress" para Multi-Device Application (mesmo pagos claro)?

4) Um dos componentes que mais gostei e necessito do DevExpress é o "QuantumGrid", existe alguma coisa do género?

Desculpem estar a ser "chato", mas para quem quer começar as vossas respostas são preciosas.

Edited by secua

nunopicado

Estamos cá para isso... :)

Acertaste em tudo.

Quanto à necessidade de outros componentes para multiplataforma, depende.

O Delphi trás de origem uma parafernália de componentes que resolvem grande parte das necessidades. Mas não trás tudo.

Se durante o desenvolvimento tiveres necessidade de algo que não venha de origem, das duas uma:

Ou instalas um componente externo, ou fazes tu um.

Se não o fizeres tu, tens de arranjar um que seja compatível com FMX e com todas as plataformas que precises... Porque podem existir componentes FMX que só funcionem em Android, ou iOS, ou até só em Windows...

Ou seja, o FireMonkey da-te a possibilidade de trabalhar em Multiplataforma, mas cada componente tem, ou pode ter, as suas próprias limitações.

Um exemplo:

O FireDAC, componente que acompanha o Delphi para ligar a qualquer tipo de base de dados, em Android não se consegue ligar a um servidor MySQL.

Se precisares dessa ligação, tens de comprar o UniDAC, uma suíte semelhante mas já com essa capacidade.

Quanto à QuantumGrid, é só a melhor Grid que existe. Não arranjas melhor em lado nenhum.

Mas tens outras grids nativas, também jeitosas, que podes usar nos teus projetos.

• Vote 1

secua

Acho que para começar entendi o conceito.

Ok, eu sei que para começar a programar em Delphi, será suposto começar pelo tradicional "Hello World" e ir evoluindo sem esperar algo já pré-cozinhado, mas, sabem de algum sitio que tenha alguma seleção dos melhores componentes para delphi ou algo do género (compatíveis com FMX)

Vocês desenvolvem projetos em multi-plataforma com o Delphi?

Edited by secua

nunopicado

Eu não tenho nenhum sítio especial onde ir.

Quando preciso de algo diferente, começo por analisar se é algo que eu possa fazer (porque gosto de evitar componentes de terceiros sempre que possível).

Se der para eu fazer, dedos a caminho e faço.

Se não der, pesquiso no Google por aquilo que preciso, e logo vejo as respostas que recebo.

Multiplataforma não tenho feito muita coisa. Neste momento por acaso ando a fazer uma.

• Vote 1