Jump to content
apintocr

Emitir Fatura-Recibo ("Recibo Verde") via Web Service

Recommended Posts

apintocr

Olá,

Pretendo desenvolver um módulo para um software de gestão que permita emitir faturas-recibo ("recibos verdes"/factura electrónica).

O objectivo será para que um utilizador que esteja no regime simplificado e como empresário em nome individual (antigos recibos verdes) consiga utilizar o software de gestão e emitir as facturas-recibo automaticamente para o portal das finanças (tal e qual como se fosse ao site e emitisse online).

• Como posso solicitar acesso ao Web Service da AT?
    Basta apontarem-me o caminho, não é necessário uma explicação extensa ;)
    (NOTA: penso que neste tópico esteja tudo explicado, se for o caso desculpem)
  • Solicitando acesso ao Web Service (nesta página da AT) fico obrigado a comunicar via WebService?
  • Este Web Service serve para o que pretendo fazer (ler texto introdutório deste post)?
    • Caso sirva, podem indicar-me onde obter informações?

Obrigado! :)

Notas Adicionais:

Sou novo no forum, pesquisei durante algumas horas e não encontrei o que procurava; peço compreensão caso exista e tenha sido má pesquisa da minha parte (obviamente não li todos os posts). Fiz o melhor que consegui.

Deixo os links que encontrei mais relevantes, no entanto não me esclarecem de todo o que pretendo saber:

bioshock

Como disseste e bem os recibos verdes foram substituídos pelas faturas-recibo, a problemática disto e que eu estive agora a analisar é que no webservice disponibilizado pela AT para emissão de documentos não consta as faturas-recibo...e eu também não tinha este conhecimento.

Portanto parece-me que a emissão automática das faturas-recibo não é possível. Pelo que terás que optar pelo envio do SAF-T ou criação das mesmas directamente no portal das finanças.

Sem_t_tulo.png

EDIT: Afinal é possível enviar faturas-recibo..os gajos da AT é que não sabem (ou não querem saber) nos informar correctamente.

Se olhares directamente para o webservice verás que o tipo de documento FR (fatura-recibo) é passível de ser enviado http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/02357996-29FC-4F11-9F1D-6EA2B9210D60/0/factemiws.wsdl

Edited by bioshock

apintocr

Obrigado!

Parece ser exatamente o que procuro.

Por acaso sabem onde posso pedir esclarecimento válido junto da AT a confirmar se isto é legalmente válido? (Às tantas é um lefthover no WS e depois dá bronca...)

nportugal

Boas,

Estou também a tentar desenvolver um software de gestão mas aplicado apenas a recibos-verdes. De momento funciona apenas carregando o PDF do portal das finanças manualmente, mas pelo que percebo até existe a possibilidade de emitir o recibo verde a partir do webservice. Já pedi o acesso e vou começar a indagar o processo.

Mas afinal é possível emitir as facturas-recibo a partir do webservice ou serve apenas para as comunicar ao e-factura ?

apinto, já verificaste se é legal ?