Jump to content
veaoum

[Resolvido] Enviar email

Recommended Posts

veaoum

Boa noite a todos. Estou a usar a função mail do PCP para enviar um email já a ti há usado e funciona o problema é que agora não dá. tive que criar uma parte em Java script para me dizer se o email tinha sido ou não enviado. O valor UE eu acho estranho é que ele diz que o email foi enviado, eu si que é muito confuso como estou a dizer mas neste momento não consigo colocar aqui o código. Peço a vossa ajuda mesmo assim em branco. O que eu acho que seja é por ter colocado return false no Java script mas se não o colocar ele vai abrir o ficheiro PHP e o último na queria.

veaoum

Aqui vai o codigo:

O formulario:

<form class="form-horizontal duvida" action="contacto.php" method="post" >
	<div class="form-group">
	 <label for="inputnome" class="col-sm-2 control-label">Nome:</label>
	 <div class="col-sm-10">
	  <input type="text" class="form-control" id="inputnome" name="nome" placeholder="Nome" required>
	 </div>
	</div>
	<div class="form-group">
	 <label for="inputemail" class="col-sm-2 control-label">Email:</label>
	 <div class="col-sm-10">
	  <input type="email" class="form-control" name="email" id="inputemail" placeholder="email" required>
	 </div>
	</div>
	<div class="form-group">
	 <label for="inputtelefone" class="col-sm-2 control-label">Telefone:</label>
	 <div class="col-sm-10">
	   <input type="text" class="form-control" id="inputtelefone" name="telefone" placeholder="Telefone" required>
	 </div>
	 </div>
	<div class="form-group">
	 <label for="inputassunto" class="col-sm-2 control-label">Assunto:</label>
	 <div class="col-sm-10">
	  <input type="text" class="form-control" id="inputassunto" name="assunto" placeholder="Assunto" required>
	 </div>
	</div>
	<div class="form-group">
	 <label for="comment" class="col-sm-2 control-label">Mensagem:</label>
	 <div class="col-sm-10">
	  <textarea class="form-control" rows="5" id="comment" placeholder="Mensagem" name="mensagem"></textarea>
	 </div>
	</div>
	<div class="form-group">
	 <div class="col-sm-offset-3 col-sm-9">
	  <button type="submit" class="btn btn-default pull-right">Enviar</button>
	  <div id="alert"></div>
	 </div>
	</div>
   </form>

O java script

:

$('form.duvida').on( 'submit',function(){
 var activo = $('#check').is(':checked');
 var that = $(this),
 url= that.prop('action'),
 type= that.prop('method'),
 data = {};
 that.find('[name]').each(function(index,value) {
var that=$(this),
 name=that.prop('name'),
 value=that.val();
data[name]=value;
 });
  $.ajax({
  url: url,
  type: type,
  data: data,
  success:function(response) {
if (response == "<center><h1>Mensagem enviada</h1> Agradecemos o seu contacto, em breve entraremos em contacto consigo.</center>") {
 showAlert('success',response);
 }
else {
 showAlert('error',response);

}
  }
 });
 return false
});

Por fim o PHP

<?PHP
$to = 'geral@bragatours.com';										  // guardar o email de envio numa variável
$Subject = "Mensagem: " .$_POST['assunto'];							// guardar o assunto do email numa variável
$mensagem = "Assunto: ".$_POST['assunto'];
$mensagem = "Nome: ".$_POST['nome'];
$mensagem .= "\r\nE-mail: ".$_POST['email'];
$mensagem .= "\r\nTelefone: ".$_POST['telefone'];
$mensagem .= "\r\nmensagem: ".$_POST['mensagem'];												 // guardar a mensagem do email numa variável
$headers = 'MIME-Version: 1.0' . "\r\n";							// construção do cabeçalho do email numa variável
$headers .= 'Content-type: text/html; charset=iso-8859-1' . "\r\n";
$headers .= 'From: geral@bragatours.com';
$result = mail($to,$Subject,$Subject,$headers);				 // enviar a mensagem de email
mail('geral@bragatours.com','Assunto','ola');
// ainda não fizeste nenhum output = página vazia
 if ($result == false) { // verificar o resultado da chamada de envio de email
  print " <h1>Erro de envio da mensagem</h1>
 Pedimos desculpa mas não foi possível enviar a sua mensagem por favor tente mais tarde.";
  }
 else {
  print "<center><h1>Mensagem enviada</h1> Agradecemos o seu contacto, em breve entraremos em contacto consigo.</center>";
 }
?>

O que é que pode estar a fazer com que o email não seja enviado?

Edited by apocsantos
geshi javascript

Knot

Tens algumas coisas que podes melhorar, mas que em principio não estão a criar erro

Primeiro:

$mensagem = "Assunto: ".$_POST['assunto'];
$mensagem = "Nome: ".$_POST['nome']; //estás a iniciar de novo a variável $mensagem, logo o conteúdo da linha anterior é perdido
$mensagem .= "\r\nE-mail: ".$_POST['email'];
$mensagem .= "\r\nTelefone: ".$_POST['telefone'];
$mensagem .= "\r\nmensagem: ".$_POST['mensagem'];

$result = mail($to,$Subject,$Subject,$headers); //estás a enviar 2 vezes o subject

Podes simplificar a verificação do mail enviado sem recorreres ao == false

if ($result) //igual a if($result)==true
  echo "sucesso";
else
  echo "falhou";

ou

if (!$result) //igual a if($result)==false
  echo "falhou";
else
  echo "sucesso";

Tenta colocar o $to com outro endereço de email para testares. Pode ser alguma má configuração no server mail que estás a usar. Se tiveres acesso ao servidor vê se não a fila de mails não está bloqueada.

veaoum

Ok vou fazer estas correcções. Mas já testei com 3 emails diferentes e acontece sempre o mesmo. Podes explicar um bocado melhor aquilo que quiseste dizer com: "Se tiveres acesso ao servidor vê se não a fila de mails não está bloqueada. "

yellowfish

Boas,

Estás a enviar duas vezes o email

$result = mail($to,$Subject,$Subject,$headers);						  // enviar a mensagem de email
mail('geral@bragatours.com','Assunto','ola');

Experimenta a enviar um email simples

mail('geral@bragatours.com','Assunto','mensagem', 'From: geral@bragatours.com');

Ou então adiciona um script como PHPMailer (formatação em HTML e TEXTO, attachements, etc)

Abraços,

veaoum

Sim estava a enviar duas vezes de propósito uma com o que queria enviar e outra sem usar variáveis para ver se o problema era das variáveis.

Afinal o que aconteceu foi que o servidor removeu essa função então tive de fazer através do phpmailer e agora não manda para o geral@bragatours.com mas manda para o meu veaoum@gmail.com. Não consigo encontrar justificação para isto

veaoum

Acho que isto está a ser criado por causa de uma salsada...... Como é que eu vou explicar isto, basicamente eu criei 2 emails um chamado reserva o outro apoio, criei através do servidor onde está alocado o site acontece que o email geral@bragatours.com foi criado no gmail e se eu enviar do apoio@bragatours.com para geral@bragatours.com ele não envia, se enviar do geral@bratours.com para geral@bragatours.com já envia...... Poderá ser conflito por um estar alocado no google e o outro não? Sendo que ambos teem o mesmo dominio?

Edited by veaoum

veaoum

Está resolvido, acabei por usar o phpmailer e ao que parece tinha razão e ele estava a entrar em conflito por estar a enviar de apoio@bragatours.com definido no servidor que aloja o site para apoio@bragatours.com que tinha sido criado no gmail. criei tudo no gmail e já funciona.

<?PHP
require 'phpmailer/PHPMailerAutoload.php';
$mail = new PHPMailer;
//$mail->SMTPDebug = 3;							   // Enable verbose debug output
$mail->isSMTP();									  // Set mailer to use SMTP
$mail->Host = 'smtp.gmail.com';	  // Specify main and backup SMTP servers
$mail->SMTPAuth = true;							   // Enable SMTP authentication
$mail->Username = 'apoio@bragatours.com';				 // SMTP username
$mail->Password = '**************';						   // SMTP password
$mail->SMTPSecure = 'ssl';						  // Enable TLS encryption, `ssl` also accepted
$mail->Port = 465;								    // TCP port to connect to
$mail->From = 'apoio@bragatours.com';
$mail->FromName = 'Apoio a ' .$_POST['nome'];
$mail->addAddress('geral@bragatours.com');			   // Name is optional
$mail->isHTML(true);								  // Set email format to HTML
$mail->Subject = "Mensagem: " .$_POST['assunto'];
$mail->Body    = "Assunto: ".$_POST['assunto'] ."<br/>Nome: ".$_POST['nome'] ."<br/> E-mail: ".$_POST['email'] ."<br /> Telefone: ".$_POST['telefone'] ."<br /> mensagem: ".$_POST['mensagem'];
if(!$mail->send()) {
print " <h1>Erro de envio da mensagem</h1>
 Pedimos desculpa mas não foi possível enviar a sua mensagem por favor tente mais tarde.";
} else {
print "<center><h1>Mensagem enviada</h1> Agradecemos o seu contacto, em breve entraremos em contacto consigo.</center>";
}
?>

Obrigado por toda a ajuda