Jump to content
Muryllo

[Resolvido] Textbox com palavras coloridas

Recommended Posts

Muryllo

Boas pessoal, estou a desenvolver um projeto de uma linguagem de programação básica com a sintaxe do C++ e gostaria de saber como fazer a textbox ter palavras coloridas igual ao das IDEs do Visual Basic, C# etc ... Eu gostaria que ficasse igual ao print abaixo :

FOCkv7f.png

A linguagem é bem básica é pra um piano virtual que estou criando. já sei como ler os dados da minha linguagem e executá-los de forma correta. na verdade essa está sendo a parte mais fácil. A questão é só essa da IDE mesmo. Obrigado desde já. :)

apocsantos

Boa noite,

Já tive de fazer algo parecido, para aplicar sintax highlight numa rich text box. A solução que acabei utilizando passou por ler cada palavra de cada linha, comparar com as palavras que eram para colorir, e caso houvesse um "match", a propriedade color da palavra na rich text box era alterada.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Muryllo

Boa Noite Apocsantos,

Estive pesquisando sobre essa forma, parece que também há como definir um estilo de fonte que consegue fazer isso também, como eu não sei, mas a parte de ler cada palavra parece ser interessante. Se não for pedir muito, você teria algum exemplo ?

Muito obrigado, abraços.

thoga31

Aqui torna-se importante definir a linguagem a um nível técnico. Neste caso, refiro-me a definir os tokens da linguagem - palavras reservadas, constantes, símbolos e operadores, comentários e separadores (isto de um modo geral). À medida que percorres o texto, deves ter a noção de quando está a acabar um token e a começar outro. Isto vai-te permitir distinguir o que estás a analisar.

Para formatar o texto, deverás procurar, nomeadamente, pelos seguintes métodos e propriedades da RichTextBox: Select, Selection, SelectionColor e SelectionFont. ;)

Edited by thoga31
  • Vote 1

Knowledge is free!

Muryllo

Boa Noite thoga31,

Muito obrigado, isso me ajuda muito ! Sobre a questão dos tokens, realmente isso dá um trabalho e é preciso fazer com calma. Como a linguagem é simples e para nível acadêmico acredito que posso dar conta rs. Obrigado mais uma vez thoga31 e Apocsantos.

Edited by Muryllo

apocsantos

Boa noite,

Já estava meio "zombie", mas ainda passei por cá!

Uma pesquisa rápida e encontrei uma implementação em C#, já com a questão dos tokens implementada.

http://www.c-sharpcorner.com/UploadFile/duncanharris/SyntaxHighlightInRichTextBoxP112012005050840AM/SyntaxHighlightInRichTextBoxP1.aspx

Uma coisa que creio que dê jeito será a numeração das linhas de código. Neste momento já estou a usar o tablet, se estivesse no PC, ainda te arranjava código para fazer isso, em vb.net (já implementei numeração de linhas em richtextboxes em vb.net, mas tenho o código no hdd do pc).

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

• Vote 1

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Muryllo

Boas Apocsantos,

Ainda hoje estava pesquisando sobre isso, também pensei em enumerar as linhas de código. A linguagem como é bem básica parece mais um script. Eu crio um programa runner que lê o código em um arquivo e interpreta fazendo o desejado. Isso é feito usando um pouco de Stream Reader, chars, ciclos for e etc ... Agora esta parte da cor na linguagem eu achei que fosse funcionar utilizando os eventos KeyDown e KeyPress do RichTextBox. Eu pegava cada char que era digitada e ia montando numa variável, até meterem a barra de espaço a partir daí ele reconhecia que a string anterior era uma palavra e então fazia uma comparação para usar a cor, no entanto não queria utilizar o método select pois isso traz alguns bugs ao programa e um tipo de problema ao usuário que seria sobrescrever a string selecionada. Eu estava fuçando um código do José Carlos Macoratti para ver se isto me ajudava, no entanto ele utiliza uma classe externa ao vb.net e eu não sei mexer com ela. É a classe clsColorRichtextBox.

Obrigado, abraços.