Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

brunuu

PT Basic Editor

Mensagens Recomendadas

brunuu

PT Basic Editor

Ver Ficheiro

PT Basic é uma linguagem de programação totalmente em português, ela foi criada inicialmente como alvo para iniciantes de programação de lingua portuguesa a dar instruções e perceber como alguma parte do computador funciona, é fácil de usar e leve.

PT Basic funciona com a Consola, ou seja que os programas aqui feitos serão executados apenas na Consola no entanto é possível criar algumas janelas gráficas como janelas de aviso.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

Bacano...

Sugeria que retirasse os acentos com o objetivo de reduzir os erros de escrita.

Exemplo: MAIOR_QUE

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunuu

Bacano...

Sugeria que retirasse os acentos com o objetivo de reduzir os erros de escrita.

Exemplo: MAIOR_QUE

Tambem já tinha pensado nisso, depois dos exames da escola eu vou fazer umas mudanças na gramática da linguagem, e talvez vou manter as duas maneias sem acento e com acento.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Tambem já tinha pensado nisso, depois dos exames da escola eu vou fazer umas mudanças na gramática da linguagem, e talvez vou manter as duas maneias sem acento e com acento.

Isso é um erro que várias tecnologias cometeram ao longo dos anos - para tentarem manter compatibilidade com as versões anteriores, limitam-se a acrescentar em vez de substituir. Depois há várias formas de fazer a mesma coisa, e isso nem sempre é bom, IMO.

Neste caso, tu estás a propor criar pelo menos duas versões da mesma palavra reservada. Sendo estas as expressões que formam a base de toda a linguagem, estas devem ser bem definidas e não "ambíguas" ("Escolha o que preferir, tanto faz").

Uma boa linguagem tem uma sintaxe de base muito bem definida. O meu conselho é que uniformizes e simplifiques essa sintaxe em vez de criar "opções para o freguês" - uma linguagem de programação não é a mercearia onde podes escolher entre várias marcas de arroz. Numa LP, arroz é arroz. ;)

Cumprimentos.

Editado por thoga31

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunuu

Isso é um erro que várias tecnologias cometeram ao longo dos anos - para tentarem manter compatibilidade com as versões anteriores, limitam-se a acrescentar em vez de substituir. Depois há várias formas de fazer a mesma coisa, e isso nem sempre é bom, IMO.

Neste caso, tu estás a propor criar pelo menos duas versões da mesma palavra reservada. Sendo estas as expressões que formam a base de toda a linguagem, estas devem ser bem definidas e não "ambíguas" ("Escolha o que preferir, tanto faz").

Uma boa linguagem tem uma sintaxe de base muito bem definida. O meu conselho é que uniformizes e simplifiques essa sintaxe em vez de criar "opções para o freguês" - uma linguagem de programação não é a mercearia onde podes escolher entre várias marcas de arroz. Numa LP, arroz é arroz. ;)

Cumprimentos.

Visto dessa maneira tens razão, iria dar mais trabalho porque tinha que modificar todos os exemplos que tenho lá no fórum e no Manual, por falar no manual também acho que devia refazer aquilo tudo, está muito amador

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunuu

Acabei os exames :D

Lançei uma nova versão, com um novo manual e com alguns bugs corrigidos e sem o É nesses comandos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunuu

ola brunuu, gostei muito!

Mas como tu fizes-te essa linguagem?

Nem sabes as vezes que me pergutam isso :P

Bem, eu fiz isto com C#, não é a primeira vez que uso este método para criar uma especie de linguagem.

Isto tudo é graças ao Batch Script, sem Batch isto não funciona, o PT Basic pode ser é facilmente modificado com este método.

Eu vou explicar isto num desenho:

CcZRN55.png

O Editor é feito em C#, e o tradutor (ou transcompilador ou Source-to-source compiler, tem vários nomes) também é feito em C#.

O que esta coisa faz é pegar em todo o texto que está presente no Editor e manipular todos esses strigs para outras linguagens.

A minha ideia era até usar C em vez de Batch para traduzir o PT Basic, o meu objetivo era incluir um compilador de C no editor e em vez de haver 3 passos havia quatro, Editor > Tradutor/transcompilador > Compilador de C > Resultado Final é um executador em binário pronto para testar ou para exportar o programa

O meu problema foi que eu não consegui lá muito bem integrar um compilador de C no editor, mas ainda estou a pensar em fazer isso, estou a pensar em simplesmente mandar um ficheiro para o compilador em vez de integrar um compilador no editor, o que não sei fazer é controlar o compilador para compilar esse ficheiro apartir do C#.

Editado por brunuu

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunuu

Nova versão, finalmente consegui fazer o sistema de multicores, agora é possivel dar mais que uma cor ao mesmo tempo numa palavra, frase ou texto, também é útil para desenhar gráficos

tPzDTri.png

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
brunuu
F1lxazQ.png

Um editor mais potente, rápido!

• Lista de comandos Atualizada
  • Otimização do Editor
  • Manual Atualizado
  • Novos Comandos
  • OBTEM_HORA
  • OBTEM_MINUTO
  • OBTEM_SEGUNDO
  • JANELA_DE_FALTA_FICHEIRO
  • Novo comando para o sistema de escolher tecla - OPÇÃO_PADRÃO:
  • Novo comando para o sistema de escolher tecla - TEMPO_LIMITE:
  • OBTEM_DIA
  • OBTEM_MÊS
  • OBTEM_ANO
  • DISCO_DO_SISTEMA
  • CONTA_FICHEIROS_EM_
  • TIPO_DE_FICHEIROS_QUE_CONTA_
  • REGISTA_CONTA_DE_FICHEIROS:
  • ABRIR_LINHA_DE_COMANDOS
  • INICIAR_LINHA_DE_COMANDOS
  • PARA_AQUI:
  • SELECIONA_FICHEIROS_VAZIOS_EM_
  • APAGAR_FICHEIROS_VAZIOS
  • Comandos DELETAR e DELETA_AVISA modificados e corrigidos para DELETAR_SEM_AVISAR e DELETAR_COM_AVISO
  • VALOR_PARA_DECRESCER=
  • COMEÇAR_A_DECRESCER
  • VALOR_PARA_CRESCER=
  • VALOR_LIMITANTE_PARA_CRESCER=
  • COMEÇAR_A_CRESCER
  • GERADOR_DE_CHAVES
  • VERIFICA_SE_NUMÉRICO
  • TRANSFORMAR_PARA_MAIÚSCULA
  • TRANSFORMAR_PARA_MINÚSCULA
  • COMPRIMENTO_DO_TEXTO
  • PORTA_
  • AJEITAR_TEXTO
  • VERIFICAR_SE_TEXTO_COMEÇA_POR
  • [iNSENSÍVEL]
  • VEREFICAR_SE_TEXTO_TEM
  • _CORTA_FINAL_
  • _CORTA_INCIO_
  • Melhoramento do ícone
  • Novo comando para execução de sons e tornado assim finalmente possível parar um som - TERMINAR_SOM
  • Texto no editor alterado
  • Importação de ficheiro modificada
  • Associação de ficheiros PTBAS ao editor
  • Novo método de Teste de programa
  • Adicionado botão para Comentar código
  • Adicionado botão para remover comentário do código
  • Adicionado botão Ir para uma linha
  • Adicionado Menu de Ferramentas
  • Problema no Copiar Tudo no Menu Editar corrigido
  • Aplicação de apontamentos adicionada
  • Aplicação de gerador de menus adicionada
  • Aplicação executadora de ficheiros externos PTBAS
  • Projetos de exemplo modificados para versão 1.4
  • Abrir pasta de projetos de exemplo diretamente
  • Novos projetos de exemplos adicionados
  • Ao abrir um projeto o nome do ficheiro aparece no nome da janela
  • Alteração no sistema de gravação
  • Alteração no sistema de exportação
  • Butão de explicação adicionado na janela de exportação
  • Alteração no ver código na janela de exportação
  • Novo Tipo de ficheiro para exportar (PTEXE)
  • Criação de aplicação (Leitor) que executa ficheiros PTEXE
  • Janela de Exportação modificada

Executador

Porque você é livre de escolher o editor que quiser!

• PT BASIC 1.4.0.0
  • Executador leve e rápido
  • Ficheiros temporários vão se apagando sozinhos quando a execução termina
  • É possível associar ficheiros PTBAS ao executador
  • Executa ficheiros pelo o ícone quando estão associados
  • Permite executar ficheiros PTBAS manualmente carregando um ficheiro
  • Se o ficheiro PTBAS seja executado pelo seu ícone, no momento de encerramento do programa o Executador fecha-se e elimina ficheiros de temporários de execução
  • Permite executar ficheiros PTBAS abertos em outros editores
  • Permite Exportar programa para .BAT e para o novo formato .PTEXE
  • Permite Procurar por atualizações

Leitor\PTEXE 1.0

Protega o seu código!

PTEXE é um ficheiro seguro e encriptado que precisa.

• Ficheiro Seguro
  • Código Encriptado
  • Leve
  • Execução rápida

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.