Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #59 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tihard

Ir as compras em Portugal

Mensagens Recomendadas

Tihard    0
Tihard

Boas!

Meu nome é Tiago, sou português porém moro no Brasil desde de criança, esse ano vou visitar a terrinha! Talvez vocês não saibam mas aqui no Brasil os preços de produtos importados são completamente absurdos, só para terem uma ideia comparei os preços de um Mac Book Pro 15 polegadas: ecrã Retina, 2,5 GHz na apple store Brasileira e na Portuguesa e o resultado me assustou!

Brasil: 4815 euros ( 1 euro = 3.53 reais )

Portugal: 2849 euros

Praticamente 2000 euros de diferença!

Bom eu preciso fazer alguns upgrades no meu desktop, talvez comprar o telemóvel, ainda não sei exatamente o que preciso e se realmente vou comprar algo, o fato é que não conheço praticamente nada em Portugal, e ir em lojas em centros comerciais provavelmente não vou achar os melhores preços (pelo menos aqui no Brasil os centros comerciais vendem os produtos muito mais caros), então gostaria que vocês me indicassem lojas com bons preços e claro que tenham qualidade e confiança!

Já ia me esquecendo, vou ficar em Lisboa!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1090
nunopicado

Lojas tech com bons preços tens por exemplo a Media Markt, a Pixmania (loja online mas tem loja fixa em Lisboa)...

Mas, será que te compensa ficares sem garantia? Muitos dos produtos não poderás recorrer à garantia do fabricante no Brasil, porque mesmo os melhores fabricantes costumam dar garantias continentais.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
car4321    261
car4321

Em Portugal costuma ser usado o PVP (preço de venda ao público), que é um preço aproximadamente generalizado em todas as lojas, para o mesmo produto.

Não concordo totalmente com o Nuno em relação às lojas com bons preços.

É muito raro a Media Markt ter melhores preços, a não ser em modelos descontinuados ou que são de importação exclusiva deles. Nos produtos gerais, os preços são rigorosamente de PVP, por vezes até mais um cêntimo, por arredondamento.

Claro que ocasionalmente pode haver uma promoção muito especial e aí se pode aproveitar.

O Nuno refere-se ao problema da garantia e, de fato, há que ver se a garantia é mesmo para o mundo inteiro.

Outro problema que se coloca é a alfândega.

Quando chegas ao Brasil, tens de pagar impostos e taxas sobre produtos importados, como se fosse o próprio importador.

Portanto, ao chegares ao Brasil, podes ver-te confrontado com uma fatura com que não estavas a contar. E pode até sair mais caro, em certas situações, do que comprar no Brasil. Estuda bem as taxas alfandegárias antes de pensar comprar alguma eletrónica por cá.

Relógios mecânicos, jóias, produtos eletrónicos, estão sempre sob análise da alfândega.

Tem cuidado também com o Taxfree porque devolvem-te o dinheiro do IVA na fronteira, só que fica registado que levas o produto e aí, na alfândega, já sabes que tens de declarar e pagar as taxas.

Não sei como é o controlo nos aeroportos brasileiros, mas nos EUA, não brincam.

Editado por car4321

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado    1090
nunopicado

Por acaso não sei como é na tua zona (LX?).

Aqui em Aveiro, é consenso que a nível de lojas físicas, a MediaMarkt tem vantagem. Mesmo a RadioPopular não consegue geralmente fazer frente, e visto não haver mais nada... :cheesygrin:

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
car4321    261
car4321

Por acaso não sei como é na tua zona (LX?).

Aqui em Aveiro, é consenso que a nível de lojas físicas, a MediaMarkt tem vantagem. Mesmo a RadioPopular não consegue geralmente fazer frente, e visto não haver mais nada... :cheesygrin:

Sim, LX, Nuno.

O problema é que quando vou comprar qualquer coisa, sei exatamente o que vou à procura. E as referências que procuro estão sempre ao PVP.

Só as consigo mais baratas nas promoções de 20% em talão Worten, na FNAC em ações promocionais, ou então em lojas de pessoas que conheço e que fazem preço de amigo. :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    594
thoga31

No mercado português, e tal como o @car4321 disse, guiamo-nos pelo PVP. Portanto, regra geral encontramos os mesmos produtos ao mesmo preço nas grandes superfícies, quer estejam inseridos num centro comercial ou não. Em Portugal não se paga mais por ser uma loja de centro comercial.

Comummente, e também como já foi dito, as ocasiões em que os preços baixam são nas promoções.

Tendo em conta o indicado pelo @Tihard, os descontos e as diferenças de cêntimos, ou mesmo meia dúzia de euros, não são o maior problema quando a diferença Brasil/Portugal consegue chegar aos valores de 4 dígitos. Pagar menos 1996€ ou pagar menos 2000€, who cares? São 4 dígitos! :D

Sem querer fazer publicidade, e a mero título informativo, as principais lojas portuguesas às quais já recorri e ainda não tive qualquer problemas são as seguintes: Worten, Fnac, Rádio Popular, Clickplus (esta última principalmente para componentes).

A Garantia é algo que se perde e é o único senão de comprar fora. Mas, sinceramente, acho que 2000€ é um valor exagerado só pela diferença de ter Garantia.

Cumprimentos.

Editado por thoga31

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tihard    0
Tihard

Obrigado por todas as dicas e lojas indicadas!

Sobre os problemas citados, como garantia e alfandega eu já os conhecia, apesar de não saber ao certo limite de compras no exterior e taxas alfandegarias, ainda vou pesquisar sobre isso com mais calma!

Eu perguntei sobre a diferença de preços em Lisboa, pq aqui em São Paulo onde moro a disparidade de preços é incrivelmente absurda, existe um bairro no centro onde se concentram muitas lojas de produtos eletrônicos e em geral se encontram preços muito bons, porém muita coisa ruim como lojas má intencionadas tentando vender gato por lebre e produtos contrabandeados.

Enfim, vou pesquisar sobre tudo, quem sabe consigo comprar algo com bom preço por ai e com tudo certinho, para não ter problemas né? heheh obrigado mais uma vez!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    594
thoga31

Eu perguntei sobre a diferença de preços em Lisboa, pq aqui em São Paulo onde moro a disparidade de preços é incrivelmente absurda, existe um bairro no centro onde se concentram muitas lojas de produtos eletrônicos e em geral se encontram preços muito bons, porém muita coisa ruim como lojas má intencionadas tentando vender gato por lebre e produtos contrabandeados.

Nas lojas de confiança, os preços costumam ser muitos semelhantes. Para encontrares produtos contrabandeados ou tens de ter a pontaria de ir a um site perigoso ou tens de vir fisicamente a Portugal e deslocar-te aos locais onde tais produtos possam estar à venda (e para isso, geralmente também tens de ter a pontaria de ir ao local errado). Não digo que o contrabando não exista por cá, mas ele costuma estar "nas traseiras" uma vez que temos organismos nacionais que regulamentam e fiscalizam o mercado (por exemplo, a ASAE).

Worten, Fnac, Rádio Popular, Box do Jumbo, Clickplus, PCDiga, MBit... são tudo lojas de confiança em Portugal. Se comprares por estas lojas, só tens de 1) verificar se eles exportam para o Brasil e 2) conferir as questões alfandegárias no Brasil.

Cumprimentos.

Editado por thoga31

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.