Ir para o conteúdo
guarana1

Caminho Web designer

Mensagens Recomendadas

guarana1

Boas malta, estou a acabar um CET e pretendo prosseguir com uma licenciatura. No futuro gostaria de ser web designer, mas tenho algumas duvidas no caminho que devo tomar. Tenho duas licenciaturas em vista, design e sistemas de informação, web e multimedia. Se não se importarem, conseguem dizer me as vantagens de cada caminho a tomar? Ja estou a pensar nesta questão há uns anos, e não me consigo decidir

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Bom dia,

Sistemas de informação, complementa uma parte que os CET normalmente deixam de fora, se bem que desconhecendo o programa curricular do CET, torna-se difícil dar uma opinião mais concreta e fundamentada. Web e Multimédia, pode ser uma boa opção, uma vez que possivelmente (desconheço o programa curricular), aprofundará muito mais os temas que foram abordados no CET, sendo uma opção de continuidade de estudos interessante, para aquilo que pretendes.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
guarana1

Eu vou continuar a estudar na Universidade Europeia. Estou a acabar o CET de Desenvolvimento de produtos multimédia, mas isso é irrelevante, vejo o CET apenas como um método de entrada na licenciatura. A minha dúvida é se vou conseguir arranjar trabalho como um web designer com o curso de design.

Se não te importares podes dar uma vista de olhos no plano de estudos das duas licenciaturas? Achas que é possível ser um web designer tirando o curso de design? É que a licenciatura de SWM é apenas a noite, e é uma desvantagem para mim, além de ter matemática, e eu ando com medo dela porque já não estudo matemática a cerca de 3 anos, e como tive matemática B, ainda mais dificulta a situação. Sinto-me muito a vontade na área de design, mas penso que tem menos saídas e ganha-se ligeiramente menos. Este ano vão mudar as licenciaturas técnicas da Europeia para o IADE, e o curso de design vai ser totalmente renovado, o que é uma clara vantagem.

https://www.europeia.pt/oferta-formativa/licenciaturas/licenciaturas/design1#module-tabs1

https://www.europeia.pt/oferta-formativa/licenciaturas/licenciaturas-pos-laborais/sistemas-de-informacao-web-e-multimedia

Editado por guarana1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Bom dia,

Se o objectivo é apenas ser web designer, focado no design e não no desenvolvimento, certamente ficas melhor servido com a licenciatura em Design. No entanto cada vez mais o que tenho visto é esperar-se que os Web Developers, façam não só design, como também desenvolvimento. Alguns especializam-se em UX (User Experiênce), mas a maior procura parece ser mesmo por pessoal com forte capacidade de desenvolvimento. Atendendo a isto, entre os dois cursos que mencionas, o que aparentemente te preparará melhor para o mercado de trabalho será o "Sistemas de Informação, Web e Multimédia", pela sua vasta abrangência curricular, quando comparada apenas com o curso de Design.

Claro que podes sempre complementar a formação académica com pós-graduações, mestrados e afins, mas creio que neste momento se o objectivo é trabalhar em desenvolvimento web, esta opção seja a mais adequada, de entre as duas.

Para concluir, sinceramente discordo da opinião sobre os CET. Os CET, ou pelo menos alguns CET, são "uma licenciatura, compactada", onde retiram grande parte da componente cientifica do curso, para encaixar uma maior componente técnica e tecnológica. São efectivamente vistos por muita gente como um "atalho para o acesso às licenciaturas", no entanto, nas licenciaturas nota-se perfeitamente quem vem dos CET, pelos seus elevados conhecimentos técnicos e tecnológicos, comparados com os alunos vindos do "percurso escolar dito normal".

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
guarana1

Eu concordo, o CET é uma mais valia para quem quer continuar com os estudos, nisso não há dúvidas. Eu falei dessa maneira porque fui para o CET com o objectivo principal de ingressar numa licenciatura depois do CET, tenho a noção de que se for para design ou swm vou ter mais facilidade em certas disciplinas que o pessoal que veio do secundário, além de ter algumas equivalências. Neste momento estou mais inclinado para a licenciatura de Design. Terminei o curso de informática no secundário, o que me permitiu aprender alguma programação, incluindo programação web (php). Depois do secundário não deixei de programar, sempre mantive-me interessado em programação web, e de vez enquanto faço um site ou outro para certas pessoas. Mesmo se for para design vou continuar a trabalhar php e talvez comece a aprender outras linguagens que sejam necessárias.

Estou muito grato pela tua opinião, ajudas-te imenso. :thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.