Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

hugo.cof

Dúvida de iniciante. Por onde começar?

Mensagens Recomendadas

hugo.cof

Boa tarde

É o seguinte, há uns tempos tive uma ideia de negócio, e gostaria de criar um site de vendas.

Acontece que eu não percebo nada de programação. Sei que existem empresas que podem fazer o site por mim, mas gostaria de ser eu a faze-lo, ou pelo menos gostaria de ser eu a fazer a manutenção e a inserir novos produtos todas as semanas. (e também era dinheiro que poupava).

Bem, e como eu percebo 0 de programação, nada melhor do que vir aqui pedir a opinião de quem mais sabe do assunto.

As primeiras questões que gostaria de colocar é se é possivel uma pessoa que nada sabe de programação, consegue fazer uma loja virtual, sem tirar nenhum curso, apenas lendo livros e tutoriais.

E se sim, deveria tentar aprender que linguagem?

Ou então é melhor esquecer esta ideia e desistir deste projecto?

Obrigado

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon

Tendo em conta que existem pessoas que aprendem a programar sozinhas com menos de 10 anos, diria que não é nada descabido aprenderes a programar sem tirar um curso. Fazes até muito bem, visto que é mais um skill que ganhas.

Relativamente a linguagens, muita gente é capaz de te dizer PHP e Java (que não serial as únicas linguagens com que terás que lidar para desenvolveres um projecto deste género). O meu conselho é Javascript. Desenvolves o backend com nodeJS e o frontend com uma das múltiplas frameworks que por aí existem (Angular, Ember, Backbone, entre outras...). A vantagem, para ti, é que só terás que estudar Javascript como a linguagem de programação. A vantagem geral é que o nodeJS é uma tecnologia que está a ganhar massa, utiliza filosofias muito diferentes que trazem vantagens em termos de performance e velocidade de desenvolvimento, tem centenas de milhares de bibliotecas disponíveis e documentação mais que suficiente.

Claro que, para além da linguagem de programação, vais ter que lidar com HTML, CSS e, muito provavelmente uma query language (se bem que esta última pode depender muito da forma como pretenderes orientar o projecto ao nível de tecnologias de gestão de dado, e podes ter a hipótese de optar por uma framework de abstracção dessa camada).

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
hugo.cof

Antes de mais obrigado pela resposta e pelo incentivo. De facto tenho pena de não me ter despertado o interesse nesta área quando era mais novo, mas nunca é tarde para tentar aprender.

Outra coisa, devo usar algum software tipo o dreamweaver para trabalhar com o php? E também é possivel conciliar o dreamweaver com o javascript?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon

É possível que existam algumas soluções para trabalhar com NodeJS no Dreamweaver. Certamente que deverá haver forma de trabalhar com Javascript até porque é a única linguagem de programação que os browsers têm acesso directo. Sei que o Dreamweaver permite trabalhar directamente com PHP, mas há uma coisa que precisas de saber distinguir: uma é aquilo que é executado no servidor e a outra é aquilo que é executado no cliente. Vais ter sempre que ser capaz de distinguir independentemente da linguagem que escolhas para o backend. Até porque a ideia do NodeJS é funcionar do lado do servidor e embora também vás ter Javascript que vai executar no browser, a lógica de cada uma das componentes será e deve ser sempre diferente.

Eu já programo para a web há alguns anos, penso que nunca utilizei o Dreamweaver para desenvolver um projecto sério. Actualmente utilizo Sublime Text (em alternativa o Atom) para desenvolver neste tipo de tecnologias.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
hugo.cof

Bem, tenho muito que praticar e muita matéria para ler.. Já reuni alguns tutoriais, e tou certo de que o forum está cheio de informações de valor.

À medida que me forem surgindo duvidas vou perguntando pelo forum, pois questões vai ser coisa que nao me vai faltar. (também tive a ver uns cursos, mas custam para cima de 3000€ :s )

Bem, obrigado pela atenção. Valeu ;) Boa noite

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.