Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

D3POD

Programa de Faturação

Mensagens Recomendadas

D3POD

Boas, estou a idealizar um programa de faturação que pretendo criar. Uma coisa simples, fácil de usar e com o básico da faturação diária.

Já tenho pesquisado bastante, tenho quase tudo estruturado, mas não consigo perceber como funcionam os registos das faturas/documentos de venda.

Alguém me consegue dar uma ideia de como devo estruturar a base de dados? Preciso que ao fazer uma fatura sejam gravados os dados do cliente e produtos...

Tenho na ideia que terei que criar uma tabela "faturas" e uma tabela "prod_faturas" e o código da fatura é que faz a ligação entre as duas tabelas... está correta esta ideia?

Cumprimentos,

D3POD

Editado por D3POD

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Basicamente é isso mesmo.

Os documentos precisam de 2 tabelas, uma que te guarde a informação comum (cliente, data, numero, etc) e outra que te guarde a informação de cada produto nela contido, com uma chave que te ligue os dois (por exemplo, na tabela das linhas de produtos deixas um campo para a chave da tabela de cabeçalhos.

Não te esqueças que ao fazeres este projecto, tens de respeitar todos os requisitos do CIVA (atenção especial aos artº 36 e 40) e do despacho 8632/2014. Depois, precisas ainda preencher o modelo 24 para seres chamado a Lisboa para a certificação, só podendo usar o programa depois de este passar na inspecção.

Editado por nunopicado

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
D3POD

Boas nunopicado, obrigado pela ajuda ;)

Isto será para fazer uma coisa simples e não para uso em Portugal, portanto não está condicionado a esses decretos.

O que me importa é para já começar a trabalhar no projeto... ainda me faltam alguns detalhes, porque com a idealização do projeto vão surgindo funcionalidades obrigatórios e que tornam a solução mais complicada de criar... para mim que os conhecimentos ainda não são muitos.

Mas com tempo lá vai... não é nada urgente, o importante é ir fazendo e que seja funcional.

Já agora... alguém que já tenha criado um software deste tipo que me possa dar ideias do tipo de funcionalidades devo implementar?

Uma vez que estou a pensar numa solução para pequenas superfícies comerciais (mercearias, cafés, quiosques) como posso criar a parte de Vendas POS?

Agradeço todas as ajudas que me possam dar...

Cumprimentos,

D3POD

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Eu fiz um do género.

Se não é para usar em Portugal, estes decretos não têm realmente interesse, mas atenção então aos dos respectivos países onde será usado.

O país também vai influenciar o que é preciso fazer... Cada um tem os seus requisitos a nível de faturação.

Em termos gerais, será necessário que faça:

- Documentos de venda

- Relatorios de venda

Também costuma dar jeito que faça documentos de venda a crédito e os respectivos recibos.

Mas lá está, cada país tem os seus requisitos, pelo que é preciso consultar os artigos relevantes do país em questão.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.