Ir para o conteúdo
NelsonPaiva

Refresh automático form em Visual Basic

Mensagens Recomendadas

NelsonPaiva

Eu estou a criar um programa em Visual Basic (no Visual Studio) e queria que o programa atualizasse sozinho de x em x tempo.

O programa vai buscar uns valores a uma base de dados sql, através de umas query e queria que ele fosse fazendo um refresh de 5 em 5 minutos por exemplo, sem ter de sair e entrar novamente no programa.

Isto porque os valores vão mudando na base de dados e eu queria que o programa fosse reflectindo estas mudanças.

Isto é possível de fazer automaticamente?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
vikcch

vb6 ou vb.net?

o que queres dizer com "sem ter de sair e entrar novamente no programa." ?

podes usar um timer, mas acho que o intervalo maximo é pouco mais de um minuto....

depois dentro do timer podes ver as horas e se passou mais de 5 minutos desde a ultima actualização e actualizar...

mas acho que o mais simples seria meter um contador dentro do timer que vai incrementando..... supondo que tens o intervalo do timer para 1 minuto (60000 milisegundos), podes fazer:

if contador mod 5 = 0 then
   fazer a actualização
end if

mod dá o resto da divisão

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
NelsonPaiva

Obrigado pela ajuda mas entretanto acabei por ir testando e consegui fazer o que queria.

Coloquei um timer e sempre que ele chega ao tempo pretendido faz novas query à base de dados atualizando os dados.

Respondendo às questões já que pode ajudar alguém que procure por isto no futuro.

É um vb.net

Quando me referia a sair e entrar novamente no programa era no sentido que ao abrir o programa ele executa as query e vai buscar os dados que pretendo. Se eu criasse um script (fora do visual basic) que fechasse o programa e o abrisse de x em x minutos ele atualizava os dados mas não queria andar a fazer isto.

vb6 ou vb.net?

o que queres dizer com "sem ter de sair e entrar novamente no programa." ?

podes usar um timer, mas acho que o intervalo maximo é pouco mais de um minuto....

depois dentro do timer podes ver as horas e se passou mais de 5 minutos desde a ultima actualização e actualizar...

mas acho que o mais simples seria meter um contador dentro do timer que vai incrementando..... supondo que tens o intervalo do timer para 1 minuto (60000 milisegundos), podes fazer:

if contador mod 5 = 0 then
fazer a actualização
end if

mod dá o resto da divisão

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.