crislanio_macedo Posted May 4, 2015 at 05:07 PM Report Share #582449 Posted May 4, 2015 at 05:07 PM ler linhas de texto de entrada padrão e imprime casa linhas invertida usando a função interact Olá a todos, queria a ajuda de vocês para solucionar esse impasse uma vez que a ideia era para dá certo no entanto não está dando certo, import Control.Monad main = do {interact (unlines (map (reverse) (lines))); } Erro: textoREVERSOIO.hs:7:22: Couldn't match type `[Char]' with `String -> String' Expected type: String -> String Actual type: String In the return type of a call of `unlines' Probable cause: `unlines' is applied to too many arguments In the first argument of `interact', namely `(unlines (map (reverse) (lines)))' In a stmt of a 'do' block: interact (unlines (map (reverse) (lines))) textoREVERSOIO.hs:7:46: Couldn't match expected type `[[Char]]' with actual type `String -> [string]' In the second argument of `map', namely `(lines)' In the first argument of `unlines', namely `(map (reverse) (lines))' In the first argument of `interact', namely `(unlines (map (reverse) (lines)))' Failed, modules loaded: none. Att, Link to comment Share on other sites More sharing options...
pdfrod Posted May 4, 2015 at 07:27 PM Report Share #582460 Posted May 4, 2015 at 07:27 PM Sugiro estruturares o teu programa da seguinte forma: main = interact reverseLines reverseLines :: String -> String reverseLines input = ... Deverá ser mais fácil conseguires implementar a função reverseLines. Link to comment Share on other sites More sharing options...
crislanio_macedo Posted May 5, 2015 at 01:48 AM Author Report Share #582471 Posted May 5, 2015 at 01:48 AM (edited) main = interact reverseLines reverseLines :: String -> String reverseLines input = interact (show.reverse.lines) -- reverseLines input = (unlines.map.reverse.lines) erro Prelude> :l textoREVERSOIO.hs [1 of 1] Compiling Main ( textoREVERSOIO.hs, interpreted ) textoREVERSOIO.hs:8:22: Couldn't match type `IO ()' with `[Char]' Expected type: String Actual type: IO () In the return type of a call of `interact' In the expression: interact (show . reverse . lines) In an equation for `reverseLines': reverseLines input = interact (show . reverse . lines) Failed, modules loaded: none. Edited May 5, 2015 at 01:49 AM by crislanio_macedo Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted May 5, 2015 at 01:58 AM Report Share #582472 Posted May 5, 2015 at 01:58 AM Para que serve o interact e o show na função reverseLines? O que tens em comentário está quase certo para aquilo que pretendes. E nem sequer precisas de indicar expressamente o parâmetro da função. Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
crislanio_macedo Posted May 8, 2015 at 01:23 AM Author Report Share #582713 Posted May 8, 2015 at 01:23 AM Para que serve o interact e o show na função reverseLines? O que tens em comentário está quase certo para aquilo que pretendes. E nem sequer precisas de indicar expressamente o parâmetro da função. Mas eu não estou a saber como completar esse impasse, ao meu ver o código que está comentado estava suficiente para dá certo.Não sei como proceder. Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted May 8, 2015 at 08:49 PM Report Share #582784 Posted May 8, 2015 at 08:49 PM (edited) Mas eu não estou a saber como completar esse impasse, ao meu ver o código que está comentado estava suficiente para dá certo.Não sei como proceder. Vamos analisar o que tinhas... main = interact reverseLines reverseLines :: String -> String reverseLines input = interact (show.reverse.lines) -- reverseLines input = (unlines.map.reverse.lines) De forma bastante simplista, a função interact aplica uma função que transforma determinados tipos de dados e devolve um IO(). Desta forma, não faz sentido qualquer aplicar a função interact numa função que vai ser usada pelo interact do main. Em segundo lugar, o show também não está a fazer nada uma vez que o interact já vai tratar de devolver um IO(). Portanto, a função reverseLines deverá ser, conforme indicado no link que forneci e pelo @Kimio, String -> String: interact :: (String -> String) -> IO() -- \----------------/ -- | -- | -- V -- Função a fornecer ao 'interact' reverseLines :: String -> String reverseLines xs = -- ... Eu disse que não era preciso indicar expressamente o parâmetro de entrada desta função. E, antes de mais, vou colocar-te a par de dois erros que estavas a cometer aqui: reverseLines input = (unlines.map.reverse.lines) E que eu vou "limpar" para ficar com um aspecto mais "límpido": reverseLines input = unlines . map . reverse . lines 1) Indicaste o parâmetro de entrada da função - input - mas não o estás a usar expressamente em lado nenhum. A expressão que construíste não necessita do parâmetro. Portanto, ou o usas ou o retiras. -- errado: foo x = (+1) -- certo: foo x = x + 1 -- parâmetro explícito. foo = (+1) -- parâmetro implícito, -- o mesmo que: foo x = (+1) x 2) O operador (.), ponto, não é para ser usado entre toda e cada função/expressão no Haskell. f . g significa "f após g", ou seja, aplica o resultado da função g à função f. A função map tem a seguinte tipagem: map :: (a -> c) -> [a] -> [c] Portanto, aplica uma função (a -> c) aos elementos de uma lista [a] e devolve a lista resultante [c]. Agora repara nisto que fizeste: map . reverse . lines Isto é o mesmo que: map (reverse (lines ...)) Tu queres aplicar a função map ao resultado da função reverse? Ou queres que a função reverse seja a função a aplicar ao elementos recebidos pelo map? Logicamente que reverse é a função a ser aplicada pelo map, ou seja, queres isto: map reverse (lines ...) Notaste a mudança de parêntesis? reverse faz parte da construção da função map. Portanto, tens um operador (.) a mais: map . reverse . lines -- \-----------/ -- ^ -- | -- | -- 'map' após 'reverse'? Posto isto, consegues construir a função reverseLines corrigindo o que tens de errado aqui? reverseLines input = unlines . map . reverse . lines Edited May 8, 2015 at 08:50 PM by thoga31 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
crislanio_macedo Posted May 9, 2015 at 05:36 PM Author Report Share #582818 Posted May 9, 2015 at 05:36 PM (edited) import Control.Monad main = interact reverseLines --reverseLines :: String -> String reverseLines input = unlines . map . reverse . lines Prelude> :l reverseIO.hs [1 of 1] Compiling Main ( reverseIO.hs, interpreted ) reverseIO.hs:4:32: Couldn't match type `[a0] -> [b0]' with `[string]' Expected type: (a0 -> b0) -> [string] Actual type: (a0 -> b0) -> [a0] -> [b0] In the first argument of `(.)', namely `map' In the second argument of `(.)', namely `map . reverse . lines' In the expression: unlines . map . reverse . lines reverseIO.hs:4:38: Couldn't match type `[string]' with `a0 -> b0' Expected type: [string] -> a0 -> b0 Actual type: [string] -> [string] In the first argument of `(.)', namely `reverse' In the second argument of `(.)', namely `reverse . lines' In the second argument of `(.)', namely `map . reverse . lines' Failed, modules loaded: none. Edited May 9, 2015 at 05:37 PM by crislanio_macedo Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted May 9, 2015 at 08:54 PM Report Share #582835 Posted May 9, 2015 at 08:54 PM O código que coloquei no final do meu último post é o teu código que estava em comentário. Eu perguntei-te se o conseguias corrigir tendo em conta a explicação que te dei. Posto isto, consegues construir a função reverseLines corrigindo o que tens de errado aqui? reverseLines input = unlines . map . reverse . lines Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
crislanio_macedo Posted May 9, 2015 at 09:01 PM Author Report Share #582836 Posted May 9, 2015 at 09:01 PM O código que coloquei no final do meu último post é o teu código que estava em comentário. Eu perguntei-te se o conseguias corrigir tendo em conta a explicação que te dei. Eu não compreendi como fazer exatamente, por isso parti para tentar outras questões Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted May 9, 2015 at 09:46 PM Report Share #582838 Posted May 9, 2015 at 09:46 PM reverseLines input = unlines . map . reverse . lines -- \---/ \---/ -- | | -- | | -- V V -- Parâmetro de entrada Onde é usado? Não sei se reparaste que, para este problema, eu dei-te a resposta: 1) Indicaste o parâmetro de entrada da função - input - mas não o estás a usar expressamente em lado nenhum. A expressão que construíste não necessita do parâmetro. Portanto, ou o usas ou o retiras. reverseLines input = unlines . map . reverse . lines -- \-----------/ -- | -- | -- V -- Significa "map após reverse" Qual dos seguintes é correcto? -- 1 map reverse xs -- 2 map (reverse xs) map . reverse é o mesmo que a opção 2. E eu disse que... Portanto, tens um operador (.) a mais: Logo, qual seria o (.) a retirar? Só indiquei um. main = interact reverseLines reverseLines :: String -> String reverseLines = unlines . map reverse . lines Eu aconselhava-te a apostares forte nas bases da linguagem Haskell. Trabalhar com Monads sem antes conseguir aplicar correctamente conceitos básicos como o operador (.) ou parâmetros implícitos não é muito boa ideia. Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
crislanio_macedo Posted May 9, 2015 at 10:23 PM Author Report Share #582842 Posted May 9, 2015 at 10:23 PM Eu estava percebendo o não uso do input, estava a entender como a composição funciona, só não parei para analisar o caso e como falei, estava a tentar outras questões de monads. Não sei realmente como aplicar os operadores em Monads não, realmente, mas tenho que aprender. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts