DiguiVirus Posted January 9, 2007 at 10:13 PM Report #75487 Posted January 9, 2007 at 10:13 PM Boas! Onde quer que eu esteja, estou sempre a pensar em fazer algo útil e engraçado na internet. E não abri excepção no teste de matemática de hoje... E cheguei ao ponto de pensar: "E que tal um blog onde fossem apresentados problemas, sequência e afins, para a juventude e os mais graúdos, pôrem o seu conhecimento em dia?" Pensei em fazer um blog simples, no blogger, onde não envolvesse grandes complicações relativas à programação. Acho que se deveria começar a fazer da matemática um desporto, e a melhor maneira é começando pela web. O blog iria ser baseado em: 1 problema/sequência por resolver: De grau: Facil/Médio/Díficil Pontuação: 1/2/3 (consoante a dificuldade) E à parte iria existir uma página com as pontuações. Ao fim de x tempo, iria ser atríbuido ao user em questão um prémio. O que acham da ideia? Era bom para as pessoas começarem a tomar gosto pela matemática... Ah, e queria perguntar aos users aqui do forum se estariam dispostos a contribuir com conteúdo para o blog. Penso que esta é uma ideia pioneira, pois nunca tive conhecimento de outros blogs/sites do género, e se tal fôr, por favor, nao a copiem!!! Gostaria de levar este projecto para a frente!!! 😉 ? 🙂😞 Cumprimentos!!!! PS: O blog ainda nao ta feito, estou à procura de sugestões! 😁 www.videosloucos.net
Rui Carlos Posted January 9, 2007 at 10:23 PM Report #75489 Posted January 9, 2007 at 10:23 PM Penso que esta é uma ideia pioneira, pois nunca tive conhecimento de outros blogs/sites do género, e se tal fôr, por favor, nao a copiem!!! Gostaria de levar este projecto para a frente!!! 😉 ? 🙂😞 será que é assim tão pioneira? procura no google por "blog math"... não sei exactamente qual é a tua ideia, mas certamente que encontras alguma coisa na net no mesmo estilo. mesmo assim, aconselho-te a ir para a frente, iniciativas para promover a Matemática nunca são demais (sobretudo quando dirigidas aos portugueses) Rui Carlos Gonçalves
DiguiVirus Posted January 9, 2007 at 10:28 PM Author Report #75490 Posted January 9, 2007 at 10:28 PM Pioneira em portugal. E estou a falar em pioneira quando falo numa interacção de blogger -> público através de problemas matemáticos! 😞 www.videosloucos.net
DiguiVirus Posted January 9, 2007 at 10:56 PM Author Report #75497 Posted January 9, 2007 at 10:56 PM Aqui têm o beta: www.pelamatematica.blogspot.com 😞 www.videosloucos.net
DiguiVirus Posted January 9, 2007 at 11:04 PM Author Report #75500 Posted January 9, 2007 at 11:04 PM Irei levar para a frente este projecto quando tiver pelo menos 4 pessoas interessadas em participar. Ah, e só mais uma coisa: também vai contar com problemas de lógica e assim. PS: Desculpem os double posts, mas nao consigo editar os posts anteriores! :| www.videosloucos.net
José Oliveira Posted January 9, 2007 at 11:05 PM Report #75501 Posted January 9, 2007 at 11:05 PM A ideia é muito boa! E o facto de já existirem coisas semelhantes não quer dizer que não faças algo ainda melhor, ou ainda mais inovador. Já passei por alguns blogs desse tipo, lembro-me de um que vi há pouco tempo (http://matematica.over-blog.com/). A ideia, como disse é boa, mas nos blogs há que insistir, não poderás estar à espera logo de muita participação no início, o tempo e a continuidade de um trabalho desse tipo é que trará frutos. Pela minha parte irei acompanhar o projecto dando sugestões. A participação não a posso garantir neste momento, porque o dia (ainda) só tem 24 horas. Força! José Oliveira Educação, Matemática e Tecnologias
DiguiVirus Posted January 9, 2007 at 11:09 PM Author Report #75503 Posted January 9, 2007 at 11:09 PM Retiro o que disse sobre sêr uma ideia pioneira... 😉 Mas vou tentar na mesma a minha sorte e vou levar avante este projecto. Espero contar com a ajuda e com os problemas aqui do pessoal do forum! Grandes abraços à comunidade! 🙂😞 www.videosloucos.net
DiguiVirus Posted January 10, 2007 at 12:20 PM Author Report #75556 Posted January 10, 2007 at 12:20 PM Ainda estou à espera de interessados e de críticas! 😞 www.videosloucos.net
Hipnoted Posted January 10, 2007 at 12:32 PM Report #75560 Posted January 10, 2007 at 12:32 PM Já tinha lido o Tópico ontem... Eu até acho a ideia boa, mas não podes inserir qualquer conteúdo assim como assim porque senão não cativas as pessoas. Porque digo isto? Porque para a maioria a matemática é uma ciência chata que dá cabo da cabeça a qualquer um. 😉 Penso que o conteúdo a inserir deverá ser atractivo, por exemplo não postar problemas de linhas e linhas mas sim de situações caricatas e divertidas que tenham a ver com matemática. Falo por experiência própria, Matemática sempre foi a minha disciplina favorita até ao 9º ano. A partir daí comecei-a a achar muito chata de aprender. Claro que havia excepções... Mas por exemplo, se eu vir um problema qualquer de trigonometria passo logo à frente. Agora se esse problema me atrair por alguma coisa, por exemplo até falava de computadores (no meu caso atrai e bem 🙂 ), aí já iria pelo menos tentar resolver. É isto apenas, é difícil mas no fim compensa. 😞 Força nisso para a frente! 😄 "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"
DiguiVirus Posted January 10, 2007 at 12:42 PM Author Report #75562 Posted January 10, 2007 at 12:42 PM Já tinha lido o Tópico ontem... Eu até acho a ideia boa, mas não podes inserir qualquer conteúdo assim como assim porque senão não cativas as pessoas. Porque digo isto? Porque para a maioria a matemática é uma ciência chata que dá cabo da cabeça a qualquer um. 🙂 Penso que o conteúdo a inserir deverá ser atractivo, por exemplo não postar problemas de linhas e linhas mas sim de situações caricatas e divertidas que tenham a ver com matemática. Falo por experiência própria, Matemática sempre foi a minha disciplina favorita até ao 9º ano. A partir daí comecei-a a achar muito chata de aprender. Claro que havia excepções... Mas por exemplo, se eu vir um problema qualquer de trigonometria passo logo à frente. Agora se esse problema me atrair por alguma coisa, por exemplo até falava de computadores (no meu caso atrai e bem 😄 ), aí já iria pelo menos tentar resolver. É isto apenas, é difícil mas no fim compensa. 😉 Força nisso para a frente! 😄 Obrigado pela crítica. Os problemas não vão ser da matemática mais "dura" e avançada. Vão ser mais problemas de lógica, e um pouco de brincadeira, claro! PReciso é de ter alguém que esteja interessado em participar, a resolver problemas, porque senão, estou a fazer um Blog para nada! 😞 Um abraço e um obrigado! www.videosloucos.net
pcaldeira Posted January 10, 2007 at 10:45 PM Report #75658 Posted January 10, 2007 at 10:45 PM DiguiVirus, sobre haver alguém interessado só podes saber depois de começares a pôr algum conteúdo lá no blog. Mas tenho a certeza que, se conseguires cativar a atenção de quem por lá passa (como diz o Hipnoted), irás ter alguma actividade. Se conseguires divulgar o projecto, ainda melhor: vão passar por lá mais users, e certamente muitos deles vão ficar. Boa sorte nisso, boa iniciativa! O0 Cumps
skin Posted January 10, 2007 at 10:47 PM Report #75661 Posted January 10, 2007 at 10:47 PM Concordo, eu pelo menos estou interessado em escrever no teu blog 🙂 assim treino a minha matemática que já esteve melhor... Neste momento posso escrever sobre Vectores, equações vectoriais, bla bla bla... Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King
Recommended Posts