noobre Posted April 24, 2015 at 09:58 AM Report Share #581776 Posted April 24, 2015 at 09:58 AM (edited) Boas, eu estou a usar o WampServer e tenho uma base de dados criada. Erro con.Open() : An unhandled exception of type 'System.Data.SqlClient.SqlException' occurred in System.Data.dll Imports System.Data.SqlClient Public Class Form1 Private Sub Form1_Load(sender As Object, e As EventArgs) End Sub Private Sub Button1_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles Button1.Click Dim con As New SqlConnection Dim cmd As New SqlCommand Dim rd As SqlDataReader con.ConnectionString = "Server=localhost;Database=chatdb;Uid=root;Password=;" con.Open() cmd.CommandText = "select username, password from utilizadores where username = '" & login.Text & "' and password = '" & password.Text & "'" rd = cmd.ExecuteReader If rd.HasRows Then MsgBox("Connection Is okay.") 'chat.Show() Else MsgBox("Connection wasnt found.") End If End Sub End Class O que poderá ser ? Edited April 24, 2015 at 10:06 AM by apocsantos geshi Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted April 24, 2015 at 10:09 AM Report Share #581779 Posted April 24, 2015 at 10:09 AM Bom dia, Estás a usar WAMP, ou seja com o SGBD MySQL, certo ? Então não deverias estar a usar o MySQL .net Connector ? Creio que o problema seja estares a usar o componente errado para ligar ao MySQL. Cordiais cumprimentos, Apocsantos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
noobre Posted April 24, 2015 at 10:43 AM Author Report Share #581781 Posted April 24, 2015 at 10:43 AM Sim, estou a usar o Wamp e a usar o PhpMyAdmin. Antes de ter instalado o conector, não me aparecia a referência do "Imports System.Data.SqlClient", fiz o download e instalei, depois introduzi-a no programa e no então não dá. É isso que está questionar ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
laboss Posted April 24, 2015 at 10:49 AM Report Share #581782 Posted April 24, 2015 at 10:49 AM (edited) Sim, estou a usar o Wamp e a usar o PhpMyAdmin. Antes de ter instalado o conector, não me aparecia a referência do "Imports System.Data.SqlClient", fiz o download e instalei, depois introduzi-a no programa e no então não dá. É isso que está questionar ? Isso e o namespace para te ligares ao MS Sql Server e não ao MySQL para te ligares ao mysql percisas disto http://dev.mysql.com/downloads/connector/net/ e Depois deixa de ser SqlConnection e passa a ser MySqlConnection que esta no namespace System.Data.MySqlClient e afins mas para teres acesso provalvelmente tens que adiconar a referencia do connector no teu projeto....vé a documentação aqui: http://dev.mysql.com/doc/connector-net/en/connector-net-programming.html Tem podes usar uma OdbcConnection mas acho melhor o Mysql Connector Edited April 24, 2015 at 10:52 AM by laboss Link to comment Share on other sites More sharing options...
noobre Posted April 24, 2015 at 11:00 AM Author Report Share #581784 Posted April 24, 2015 at 11:00 AM Eu já tinha adicionado na referência do conector ao programa. Não dá problemas, mas ele não liga. Nem com IP nem com texto: localhost Dim conn As New MySql.Data.MySqlClient.MySqlConnection Dim myConnectionString As String myConnectionString = "server=127.0.0.1;" _ & "uid=root;" _ & "pwd=;" _ & "database=chatdb;" Try conn.ConnectionString = myConnectionString conn.Open() MsgBox("Boa") Catch ex As MySql.Data.MySqlClient.MySqlException MessageBox.Show(ex.Message) End Try Link to comment Share on other sites More sharing options...
apocsantos Posted April 24, 2015 at 12:30 PM Report Share #581785 Posted April 24, 2015 at 12:30 PM Boa tarde, Coloca cá o texto do erro da exception sff. Outra situação: & "pwd=;" _ Se não tens password definida deverias ter: &pwd= """;" _ Cordiais cumprimentos, Apocsantos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
noobre Posted April 24, 2015 at 01:21 PM Author Report Share #581788 Posted April 24, 2015 at 01:21 PM Erro: An unhandled exception of type 'System.ArgumentException' occurred in System.Data.dll linha: conn.ConnectionString = myConnectionString Ps: Alterei o código dado que não utilizo password, por agora. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Solution apocsantos Posted April 24, 2015 at 01:32 PM Solution Report Share #581789 Posted April 24, 2015 at 01:32 PM Boa tarde, A exception leva-me a crer que é um erro de argumentos passados para a ConnectioString. myConnectionString = "server=127.0.0.1;" _ & "uid=root;" _ & "pwd=tuapass;" _ & "database=chatdb;" Tenta assim. Estive a ver as aspas a limitar cada string não são necessárias nos parâmetros do construtor da MySqlConnection. Cordiais cumprimentos, Apocsantos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito" Link to comment Share on other sites More sharing options...
noobre Posted April 24, 2015 at 01:41 PM Author Report Share #581790 Posted April 24, 2015 at 01:41 PM (edited) Edited: Resultou e já consegui ter conexão á base de dados. Obrigado @apocsantos! Edited April 24, 2015 at 02:18 PM by noobre Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts