Jump to content

Criar backoffice com um template de administração

franciskosta
 Share

Recommended Posts

Boa noite.

Sou designer gráfico e recentemente comecei a desenvolver websites para os meus clientes. Comprei templates premium e aprendi a mexer o básico em html e css para os customizar. Tenho-me safado bem até agora que um cliente me pediu um backoffice para ter mais autonomia...

Pensei para mim que não seria problema pois estou habituado a lidar com estas pressões do género "bola prá frente e fé em Deus".

O que eu fiz:

Comprei um template html no Envato (Porto Html5) e comprei também o template de administração do mesmo fornecedor (Porto admin). Já tinha comprado outro template de administração que segundo dizem é bastante bom (Metronic).

Acontece que agora tenho a farinha e a água mas não sei fazer pão...

Na minha ignorância pensei que estava tudo pronto a funcionar, mas pelos vistos envolve ainda algum/muito trabalho de programação que eu não faço ideia por onde começar...

Alguém me consegue explicar passo a passo o que tenho que fazer? Possivelmente estes templates já têm a "papinha" toda bem preparada e faltam detalhes para dar vida a isto.

Preciso mesmo de uma grande ajuda de alguém que perceba disto.

Enviarei todos os dados/ficheiros necessários a quem me puder ajudar.

Obrigado.

Boas franciskosta,

Pelo o que me apercebi tu compraste templates html5 e o que falta agora para fazer o backoffice é php, muito php tanto na página de administração que tu compraste como na página inicial (para aparecer produtos adicionados pelo administrador ou coisa do género).

É assim, eu sou programador com 17 anos e trabalho numa empresa chamada ACAIL / YDEAL e nunca me aventurei tanto ! Tu queres vender um site a alguém sem conhecimentos básicos de php , javascript e laravel (pelo menos desses) ?!

Mas pronto, eu não estou aqui para julgar ninguém nem nada parecido, eu posso ajudar, mas não tenho muito tempo para isso pois tenho projetos para acabar por isso vê se aprendes um bocado dessas linguagens e se quiseres durante a construção do teu site caso tenhas dúvidas, contata-me : tiiagusantos@gmail.com .

Boas franciskosta,

Pelo o que me apercebi tu compraste templates html5 e o que falta agora para fazer o backoffice é php, muito php tanto na página de administração que tu compraste como na página inicial (para aparecer produtos adicionados pelo administrador ou coisa do género).

É assim, eu sou programador com 17 anos e trabalho numa empresa chamada ACAIL / YDEAL e nunca me aventurei tanto ! Tu queres vender um site a alguém sem conhecimentos básicos de php , javascript e laravel (pelo menos desses) ?!

Mas pronto, eu não estou aqui para julgar ninguém nem nada parecido, eu posso ajudar, mas não tenho muito tempo para isso pois tenho projetos para acabar por isso vê se aprendes um bocado dessas linguagens e se quiseres durante a construção do teu site caso tenhas dúvidas, contata-me : tiiagusantos@gmail.com .

Obrigado pela resposta Tiago.

Tenho a noção que não é fácil...

No entanto agrada-me este risco, porque se passo este nivel consigo atingir um leque maior de exigências na otica do cliente.

Vou guardar o teu contacto para alguma dúvida que me surja pelo caminho.

Um template nada mais passa que a semântica do website, a parte visual, não contém nada funcional por defeito.

Tens 3 opções :

- Aprender uma linguagem server-side, e as respectivas que precisares para fazer um backoffice (com ou sem framework precisas conhecer as linguagens);

- Adaptar o template para ser usado num CMS;

- Pagar a alguém que te faça o backend;

Laravel é uma framework, mas não é a mais indicada para iniciantes.

• Vote 1

* Opinião pessoal - Porque não informaste ao cliente que não sabias fazer isso ?

Pois vais encontrar mais entraves.

Mesmo que consigas fazer o backoffice (não é muito complicado), mas o cliente vai pretender mais funcionalidades e afins.

Aqui a algum tempo atrás desenvolvi uma aplicação (do género de backoffice) para manutenção industrial ( e olha que trabalheira não faltou) mas após terminado o projecto foi-me pedido muitas variantes e adições.

Se vais te iniciar não devias cobrar pois vais chegar a um ponto em que vais "esbarrar".

You can't do it, kid. But don't worry, my boy. You're not the only one. No one else can do it.

Discordo com o que o Tiiagu disse em certo ponto, uma pessoa que se atira ao campo de batalha pode perder sim, mas pelo menos tem que tentar.

O HTML, apesar das diversas funcionalidades que pode possuir com o javascript, ainda continua a ser uma linguagem na minha opinião estática!

Quando falas em BACKEND, tens que entender isto como um conjunto de funcionalidades que vão precisar OBRIGATORIAMENTE de uma base de dados e uma linguagem para fazer a ligação entre a base de dados e o HTML.

Existem diversas linguagens para tal, mas aconselho-te VIVAMENTE a aprenderes o PHP que nada mais é que uma linguagem server-side, responsável pela comunicação entre o servidor (máquina e base de dados) e o website em si.

Quanto ao uso de frameworks, como falaram a cima, eu discordo da teoria que pessoas que ainda não deram alguns toques em PHP a usem. A framework facilita o trabalho para quem sabe! Não facilita o tabalho a um iniciante, pelo contrário, dificulta!

Por isso, aconselho-te a aprenderes PHP e ires escrevendo o código, numa parte do teu conhecimento em PHP já estarás apto para a interação com base de dados, opta pelo MySQL.

Tenho 19 anos, sou programador, e 90% do que aprendi foi na internet e ao fazer evitando ao máximo copiar código!

Hoje consigo desenvolver qualquer tipo de projeto em PHP, e afirmo com toda a confiança, que quem quer programar consegue, sublinho, quem QUER!

Depois há os outros 500 que é se és um bom programador ou mau programador, que já depende do empenho.

Deixo-te aqui o link de um dos melhores sites que conheço para aprender linguagens de programação, destacando o PHP e MySQL que é o que procuras.

http://openclassrooms.com/courses/concevez-votre-site-web-avec-php-et-mysql

O website apenas tem um senão, não possui lingua portuguesa, porém podes sempre usar o tradutor ou se fores bom a ingles ou frances ler nessas linguagens.

Se concluires esse curso prestando atenção e evitando ao máximo copiar o código que eles por vezes colam, garanto-te que quando o terminares vais saber o suficiente para fazer algumas coisas engraçadas!

Quando perceberes o que te possibilita fazer o conhecimento nestas duas linguagens vais dizer para ti mesmo "o que é o html e css?" eheh

Vai postando as tuas dúvidas!

developer @ filipealves.net

filipealvesbcl [a] gmail.com

github.com/filipealvesbcl