Jump to content

Grid editável.

Alfonso CV
 Share

Recommended Posts

Meu caros.

Sou novo a programar em Lazarus mas procedo Visual Foxpro, lá existia uma grelha que me permitia editar um cursor ou uma matriz bidimensional directamente. Encontre uma em Lazarus (TStringGrid) mas não me permite editar directamente nela.

Poderiam sugerir um componente para esta tarefa por favor??

Preciso conseguir alterar directamente a grelha….

Cumprimentos,

Alfonso

Bem, pode haver aí algo estranho, porque a TStringGrid dá perfeitamente para editar.

Já a usei diversas vezes, e há até um membro cá do forum que praticamente só usa essa para todos os trabalhos de grelhas, incluindo quando há ligação a base de dados.

Porque dizes que não dá?

Já viste se não a tens Read-Only, ou nas Options se tens alguma a desactivar a edição?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Olá, realmente fiz alguns testes e consegui preencher as células da grelha por código mas quando tentei modificar depois directamente em RUN-TIME não consegui. Mas com essa dica que me das procurarei a propriedade ReadOnly a ver se está True ou False, eu sou uns dos que acostumo a tratar sempre por código o acesso a dados, assim era como eu fazia antigamente em VFoxpro e se déu bem.

Cumprimentos.