Jump to content
Guest

Incubadora de Projetos

Recommended Posts

Guest

Boa tarde a todos,

Venho por este meio sugerir a criação de uma Incubadora de Projetos, com o objetivo de criação, divulgação e amadurecimento de ideias, etc.

Antes deste post, fiz um search por todo o forum sobre este tema e não encontrei. Se já existe algo parecido à ideia, as minhas desculpas por não ter encontrado.

O porquê desta ideia? Passo a explicar...

Uma das partes que mais gosto de visitar no forum são os projetos elaborados pelos membros. Contudo, já me deparei (até mais que uma vez) que ao em vez de haver um projeto finalizado, com a possibilidade de ser testado pelos membros do forum, afinal é alguém a pedir ajuda para fazer o projeto ou alguém que tem uma ideia ainda muito embrionária, ou ás vezes até mesmo confusa.

E é aqui que entra esta ideia, um sítio específico para quem tenha uma ideia, mesmo ainda que seja numa fase muito inicial, expôr o que pretende de todas formas possíveis e imaginárias: texto, pseudo-código, fluxogramas, desenhos, "bonecada" em papel... enfim, tudo o que for possível. Nós (restantes membros), tentamos discutir a ideia e amadurecê-la com o membro que a expôs à comunidade, até que a mesma fique bem definida e pronta para ser tecnicamente desenvolvida.

Por favor, vejam esta ideia como a minha contribuição para o forum (até porque é a primeira desde que estou registado).

Se a mesma já existe e eu não a encontrei na minha pesquisa, as minhas desculpas.

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos,

VCore

Guest

@alexandre1985, sim, mas isso é já para apresentares um projeto.

O que me refiro é apresentares uma ideia, que possa ser discutida e amadurecida por todos.

Por acaso estava a ler essa thread dos "Novos Membros". Por um lado entendo o teu lado e concordo contigo, mas também concordo com o staff que é uma medida que visa também proteger o forum e os seus membros.

É ter um pouco de paciência.

HecKel

A secção de apresentação de projectos quando foi criada, foi com esse intuito. Mas por acaso, seria interessante criar tags para “Ideias” e projectos em desenvolvimento, assim tanto os outros membros conseguiriam ver imediatamente que projectos são apenas uma ideia e quais os que já estão a andar para a frente.

Guest

Sim, concordo contigo. A ideia basicamente é separar aquilo que é uma proposta ou ideia de projeto, de um projeto já implementado.

alexandre1985

Se tens uma ideia, começa a criá-la e depois põe no tópico de "Apresentação de projectos" em Software Livre.

Depois pode-se falar no tópico em que criaste. Podes por o projecto no GitHub para as pessoas que tenham ideias possam implementá-las.

Se tens uma ideia, a melhor maneira é por mãos à obra

Guest

Isso já é o que acontece actualmente.

O objetivo desta proposta é separar os conceitos de "Apresentação de projectos" e "Apresentação de ideias de projectos".

Na fase das ideias, ainda não tens nada desenvolvido para mostrares. Basicamente é esboçares a todos qual o âmbito do projeto e que contornos teria.

thoga31

Até que ponto é que o RIP@P não se adequa à ideia proposta? (ainda que necessite eventualmente de alguma adaptação)

Knowledge is free!

Guest

Ah! Afinal sempre já existia uma solução! Pelo que vi, o RIP@P parece que vai de encontro aquilo que sugeri.

Pronto, se já existe então considerem a minha sugestão sem efeito ;)

HecKel

Tenho a dizer, que RIP@P é um nome terrível :P A primeira coisa que me passou pela cabeça foi “Rest in Peace at Portugal” :X

thoga31

Na altura não me surgiu melhor. :confused:

"Ainda que necessite eventualmente de alguma adaptação", como disse, poder-se-ia alterar o nome - concordo que se faça isso - e experimentar fazer uma incubadora de projectos em fase experimental. Digo isto a título de opinião pessoal e não enquanto membro do staff.

O quadro de Apresentação de Projectos tem sido apenas um local para colocar projectos e não tanto de concepção de projectos com o apoio de potenciais utilizadores do fórum. A "raíz" do quadro contém "projectos em fase inicial", segundo as Regras da Secção, mas confesso que não tenho visto exactamente uma grande colaboração em termos de beta-testers. Talvez isto aconteça precisamente porque o quadro em si não dá a ideia de que isso se pode fazer, e nem toda a gente vai ler as Regras da Secção e aperceber-se que "ohh, sempre posso testar aqui as minhas ideias junto da comunidade".

Knowledge is free!