Alessandro Bueno Ribeiro Posted March 23, 2015 at 01:02 PM Report Share #580034 Posted March 23, 2015 at 01:02 PM Alguém poderia me ajudar a resolver esses dois exercícios em haskell? Crie uma função recursiva charFound :: Char -> String -> Bool, que verifique se o caracter (primeiro argumento) está contido na string (segundo argumento). Exemplos de uso da função: > charFound 'a' ""False> charFound 'a' "uau"True Dada uma lista de strings, produzir outra lista com strings de 10 caracteres, usando o seguinte esquema: strings de entrada com mais de 10 caracteres são truncadas, strings com até 10 caracteres são completadas com '.' até ficarem com 10 caracteres. Exemplo: > func ["palavras","paralelas","pedal","paralelepipedo"]["palavras..","paralelas.","pedal.....","paralelepi"] Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted March 23, 2015 at 01:14 PM Report Share #580036 Posted March 23, 2015 at 01:14 PM Sim, podemos ajudar. Diz-nos, para isso, quais são as tuas dúvidas específicas e que código já tentaste implementar. 😉 1 Report Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alessandro Bueno Ribeiro Posted April 2, 2015 at 09:38 PM Author Report Share #580752 Posted April 2, 2015 at 09:38 PM (edited) ola, esses eu consegui... Agora tenho duvida nesse, se o que eu estou fazendo é possível. Eu quero usar map pra multiplicar todos os elementos menores que 1000 em uma lista por 0.1. Eu preciso usar o any, ou o all. funcany :: [Float] -> [Float] funcany [] =[] funcany x = map (*0.1) any (> 1000.0) x -- essa é a solução sem recursão na 1, que eu precisa. charFound2 :: Char -> String -> Bool charFound2 x y | (filter (== x) y) == " " = False | otherwise = True -- essa é a solução da 2. stringList :: [string] -> [string] stringList [] = [] stringList (x:xs) |length x >= 10 = (take 10 x) : stringList (xs) |length x < 10 = (x ++ (replicate (10 - (length x)) '.')) : stringList (xs) Agora, preciso de ajuda no post anterior. Tenho essa lista pra resolver: Alguns eu já fiz. Se alguem quiser me ajudar nos q eu não estou conseguindo. Fico grato. --1. Escreva uma função recursiva firstName :: String -> String que, dado o nome completo de uma pessoa, --obtenha seu primeiro nome. Suponha que cada parte do nome seja separada por um espaço e que não existam --espaços no início ou fim do nome. firstName :: String -> String firstName (x:xs) = if x == ' ' then [] else xs --2.Escreva uma função firstName' :: String -> String com o mesmo resultado do exercício anterior, mas sem usar recursão. --Dica: estude funções pré-definidas em Haskell (List operations -> Sublists) em --http://hackage.haskell.org/package/base-4.8.0.0/docs/Prelude.html. firstName' :: String -> String firstName' x = takeWhile (/=' ') x -- 3. Escreva uma função lastName :: String -> String que, dado o nome completo de uma pessoa, --obtenha seu último sobrenome. Suponha que cada parte do nome seja separada por um espaço e -- que não existam espaços no início ou fim do nome. lastName :: String -> String lastName x = reverse (takeWhile (/=' ') (reverse x)) -- primeiro faço o reverse da string inteira depois pego a primeira palavra dessa string --que será o último nome invertido, e por último no primeiro reverse do código, inverto essa string, que é o ultimo nome -- 4. Escreva uma função não-recursiva userName :: String -> String que, dado o nome completo de uma pessoa, --crie um nome de usuário (login) da pessoa, formado por: primeira letra do nome seguida do sobrenome, --tudo em minúsculas. Dica: estude as funções pré-definidas no módulo Data.Char, para manipulação --de maiúsculas e minúsculas. minusc :: String -> String minusc [] = [] minusc (x:xs) = toLower x : minusc xs -- função auxiliar devolve string minuscula userName :: String -> String userName [] = [] userName (x:xs) = toLower x : minusc (lastName xs) -- função que chama o exercicio 3 e devolve formato de login : primeira --letra do nome mais o ultimo sobrenome --5. Escreva uma função não-recursiva encodeName :: String -> String que substitua vogais em uma string, --conforme o esquema a seguir: a = 4, e = 3, i = 1, o = 0, u = 00. {-vogal :: Char -> Char vogal x | x=='a' = '4' | x=='e' = '3' | x=='i' = '1' | x=='o' = '0' | x=='u' = '5' | otherwise = x encodeName :: String -> String encodeName (x:xs) = vogal x : encodeName xs-} --6. Escreva uma função isElem :: Int -> [int] -> Bool que verifique se um dado elemento pertence a uma lista, --conforme os exemplos abaixo: -- -- > isElem 4 [3,4,5,6,7] --True isElem :: Int -> [int] -> Bool isElem x lista | filter (==x) lista == [] = False | otherwise = True --7. Escreva uma função recursiva que retorne o número de vogais em uma string. --8. Escreva uma função não-recursiva que retorne o número de consoantes em uma string. --9. Escreva uma função não-recursiva isInt :: String -> Bool que verifique se uma dada string só contém dígitos (0 a 9). --Exemplos: -- -- > isInt "901" --True --- -- > isInt "2014a" --False Edited April 2, 2015 at 09:45 PM by thoga31 Tags code + GeSHi Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted April 2, 2015 at 09:42 PM Report Share #580753 Posted April 2, 2015 at 09:42 PM (edited) Não vejo onde é que a função any ou all vão ser úteis, ou mesmo sequer fazer parte, da resolução. Iso foi-te pedido, ou é um exercício auto-didáctico? foo = map (\x -> if x < 1000.0 then x * 0.1 else x) Edited April 2, 2015 at 09:42 PM by thoga31 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted April 2, 2015 at 10:19 PM Report Share #580755 Posted April 2, 2015 at 10:19 PM (edited) Porque é que fazes isto? | (filter (== x) y) == " " = False | filter (==x) lista == [] = False Tens noção que é completamente desnecessário e ineficiente? Uma vez que tens a maioria dos exercícios resolvidos ou apenas com pequenos problemas, vou dar a minha resolução até ao 6. Espero que com estas resoluções recolhas ideias para os exercícios 7, 8 e 9 😉 -- 1 charFound :: Char -> String -> Bool charFound _ [] = False charFound x (y:ys) | x == y = True | otherwise = charFound x ys -- 2 stringList :: [string] -> [string] stringList [] = [] stringList (x:xs) | length x < 10 = (x ++ replicate (10 - length x) '.') : stringList xs | otherwise = take 10 x : stringList xs -- 3 lastName :: String -> String lastName = last . words -- 4 import Data.Char (toLower) userName :: String -> String userName = getLogin . words . map toLower where getLogin xs = (head . head $ xs) : last xs -- 5 encodeName :: String -> String encodeName [] = [] encodeName (x:xs) = vog2num x ++ encodeName xs where vog2num c | c == 'a' = "4" | c == 'e' = "3" | c == 'i' = "1" | c == 'o' = "0" | c == 'u' = "00" | otherwise = c:[] -- 6 isElem :: Int -> [int] -> Bool isElem x = any (== x) -- ou isElem _ [] = False isElem x (y:ys) | x == y = True | otherwise = isElem x ys Edited April 2, 2015 at 10:20 PM by thoga31 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts