Jump to content

Menos frequente em array ordenado

zmar

Recommended Posts

Boa tarde, tenho o seguinte problema que não estou a conseguir resolver

tenho de retornar o elemento menos frequente num array ordenado, mas so posso percorrer o array uma vez, queria saber qual a melhor maneira para resolver isto. Eu pensei em fazer um ciclo for para percorrer o array e dentro um while para contar o numero de elementos consecutivos iguais, e ir comparando esses valores com o menor, e se for menor que o menor que eu ja tinha, trocava-se, mas estou com dificuldades em escrever isto. Acho que é esta a melhor maneira

Cumps

Acho que é esta a melhor maneira

Se te pediram para fazer apenas com um ciclo, então talvez seja porque esse algoritmo em que estás a pensar não é a melhor maneira 😉

Uma vez que o array (v) está ordenado, aquilo que tens de fazer é saber qual o número actual (curr), quantas vezes ele já foi contabilizado (freq), qual o nº menos frequente até agora (result) e qual a sua frequência (menor).

Portanto, se curr == v, então aumentamos a frequência (freq++). Caso contrário, significa que o nº actual mudou, pelo que temos de verificar se aquele que estávamos a analisar (curr) é menos frequente até então (freq < menor ?). Em caso afirmativo, procedemos às respectivas trocas: a menor frequência muda (menor = freq) e o nº menos frequente muda (result = v[i-1]). Em qualquer dos casos, uma vez que o número mudou, vamos ter de reiniciar o contador de frequência (freq) assim como mudar o indicador do nº actual (curr = v).

Se interpretares atentamente este parágrafo que acabei de escrever, verás que tens aí essencialmente o código que necessitas. 😉

Cumprimentos.

Edited by thoga31

Knowledge is free!