Leudassdf Posted March 19, 2015 at 12:14 AM Report Share #579794 Posted March 19, 2015 at 12:14 AM Boas Pessoal, Eu comecei agora a estudar listas ligadas e estive a tentar fazer um exercício. No final o meu objectivo é libertar a memória. Eu tentei fazer isso no entanto pelo que consigo constatar através do gestor de tarefas a mesma não está a ser libertada. Ando as voltas e voltas e não descubro o problema. Será que me sabem identificar o problema? A estruturas sao as seguintes: typedef struct veiculo { char *marca, *matricula; int pesoBruto, id_veiculo; }VEICULO; typedef struct noveiculo { VEICULO *Info; noveiculo *proximo; }NOVEICULO; typedef struct listaveiculo { NOVEICULO *Inicio, *Fim; int nElementos; }LISTAVEICULO; typedef struct armazem { LISTAVEICULO *LVeiculo; }GESTAO; O codigo é o seguinte: #define _CRT_SECURE_NO_WARNINGS #define STRING char * #define MAX_LINHA_FICHEIRO 100 #include <stdlib.h> #include <stdio.h> #include "Estruturas.h" #include <string.h> GESTAO *CriarEstrutura() { LISTAVEICULO *LV = (LISTAVEICULO *)malloc(sizeof(LISTAVEICULO)); if (!LV) return NULL; GESTAO *G = (GESTAO *)malloc(sizeof(GESTAO)); LV->Inicio = NULL; LV->Fim = NULL; LV->nElementos = 0; if (G) { G->LVeiculo = LV; } return G; } LISTAVEICULO* CarregaVeiculoFim(LISTAVEICULO *LV) { if (!LV) return NULL; VEICULO *V; NOVEICULO * NV; for (int i = 0; i < 300000; i++) { char *marca = (char *)malloc(50), *mat = (char *)malloc(9); strcpy(marca,"MAN"); strcpy(mat, "AA-AA-AA"); V = (VEICULO *)malloc(sizeof(VEICULO)); NV = (NOVEICULO *)malloc(sizeof(NOVEICULO)); if (!V) return NULL; if (!NV) return NULL; if (!LV->Inicio) { V->id_veiculo = i; V->pesoBruto = (i+1) * 100; V->marca = marca; V->matricula = mat; NV->Info = V; NV->proximo = NULL; LV->Inicio = NV; LV->Fim=NV; } else { V->id_veiculo = i; V->pesoBruto = (i + 1) * 100; V->marca = marca; V->matricula = mat; NV->Info = V; NV->proximo = NULL; LV->Fim->proximo = NV; LV->Fim = NV; } } return LV; } GESTAO *ARMAZEM = CriarEstrutura(); void DestroiDadosVeiculo(LISTAVEICULO *LV) { NOVEICULO *aux,*V=LV->Inicio; int i=0; while (V) { free(V->Info->marca); free(V->Info->matricula); aux = V; V = aux->proximo; free(aux); i++; } free(ARMAZEM); } int main() { CarregaVeiculoFim(ARMAZEM->LVeiculo); DestroiDadosVeiculo(ARMAZEM->LVeiculo); return 0; } Agradeço qualquer ajuda que me possam facultar. Cumprimentos, Leandro Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted March 19, 2015 at 01:32 AM Report Share #579802 Posted March 19, 2015 at 01:32 AM vou somente comentar sobre o problema referdo no tópico : memória não libertada void DestroiDadosVeiculo(LISTAVEICULO *LV) { NOVEICULO *aux,*V=LV->Inicio; int i=0; while (V) { free(V->Info->marca); // libertar VEICULO.marca free(V->Info->matricula); // libertar VEICULO.matricula aux = V; V = aux->proximo; free(aux); // libertar NOVEICULO i++; } free(ARMAZEM); // libertar GESTAO } o elemento NOVEICULO.Info não tem o direito de ser libertado, visto que foi alocado anteriormente ? LISTAVEICULO* CarregaVeiculoFim(LISTAVEICULO *LV) { // ... for (int i = 0; i < 300000; i++) { // ... V = (VEICULO *)malloc(sizeof(VEICULO)); // ... NV->Info = V; // ... } ps : tira os casts explícitos dos mallocs ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leudassdf Posted March 19, 2015 at 11:31 AM Author Report Share #579814 Posted March 19, 2015 at 11:31 AM Antes de mais muito obrigado, Seguem algumas questões que talvez me possas esclarecer. vou somente comentar sobre o problema referdo no tópico : memória não libertada o elemento NOVEICULO.Info não tem o direito de ser libertado, visto que foi alocado anteriormente ? Já percebi. Obrigado. Efectivamente faz sentido. Só me faz confusão o seguinte, sendo que o problema anterior ja foi resolvido. Inicialmente o programa arranca a ocupar 0.3MB na memória. Posteriormente depois de destruir a estrutura acontece que a memoria que ocupa em ram é superior a 0.3, p.ex 0.4,0.8. Quantos mais ciclos forem executados maior é esse valor. Esta situação é normal mesmo depois de fazer o free? ps : tira os casts explícitos dos mallocs ...porque? nas aulas foi-me dito que teria de ser assim.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted March 19, 2015 at 12:14 PM Report Share #579816 Posted March 19, 2015 at 12:14 PM Se fores ver a declaração do malloc ves que ele returna um *void. Antigamente, esse ponteiro era *char, por isso o cast. O teu professor ficou parado no tempo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leudassdf Posted March 19, 2015 at 12:27 PM Author Report Share #579817 Posted March 19, 2015 at 12:27 PM Se fores ver a declaração do malloc ves que ele returna um *void. Antigamente, esse ponteiro era *char, por isso o cast. O teu professor ficou parado no tempo. Foi exatamente por isso que ele disse que tinhamos de fazer o cast. Mas se eu testar sem isso fazer o cast dá-me erro. diz que nao é possivel "atribuir" o tipo void * ao tipo int * p.ex. Visual Studio..... Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted March 19, 2015 at 01:04 PM Report Share #579820 Posted March 19, 2015 at 01:04 PM isso porque o visual studio é um compilador de C++ e não de C IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leudassdf Posted March 19, 2015 at 01:26 PM Author Report Share #579821 Posted March 19, 2015 at 01:26 PM isso porque o visual studio é um compilador de C++ e não de C Exato. Então em compiladores c nao preciso de fazer cast certo? Já agora quanto a questão que expus acima alguma ideia do que possa ser? Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted March 19, 2015 at 01:42 PM Report Share #579822 Posted March 19, 2015 at 01:42 PM se estas a fazer todos os free's correcos, não necessitas de te procupar com isso IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts