Jump to content

Mudar posição de letras

Kingflare
 Share

Recommended Posts

Olá pessoal, boa tarde! Tudo bem? Então, estava aqui pensando em uma maneira de trocar posição de letras de uma palavra a fim de permutá-la. Por exemplo, vamos supor a palavra " CAI", permutando as letras teríamos:

CAI

IAC

AIC

CIA

ACI

ICA

Como eu poderia implementar algo desse tipo em ppascal? Como fazer com que o programa não repita permutações? Desde já agradeço!

Uma forma mais intuitiva de fazer isso é de forma recursiva. Se organizares as permutações, vais ter isto:

-> CAI
  CIA
-> ACI
  AIC
-> IAC
  ICA

Ou seja, pegas numa letra do conjunto e aplicas a função de permutação às seguintes, e no final concatenas esses resultados com a letra.

Por exemplo:

CAI -> C + [AI]

Aplicar Permutação([AI]): [AI, IA]
Concatenar C com resultados:
  C + AI  =  CAI
  C + IA  =  CIA

Isto vai criar permutações repetidas, pelo que, no final, fazes uma "limpeza" através de uma função que elimine duplicados.

Agora coloca-se o desafio: criar a função que cria as permutações. 🙂

Percebeste o conceito que te introduzi?

Experimenta com papel e caneta para treinar o raciocínio acerca desta função.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Olá, toga! Tudo bem? Então, ainda estou pensando a cerca do programa e tenho feito assim:

program project;

uses crt,sysutils;

var
 sequencia:string;
 a,fat:integer;

procedure permutarString(s:string);

var
 j:integer;

procedure permutar(seq:string; posi:integer);

var
   selecionado,semselecao,inicio,final,anagrama:string;
   i:integer;

begin
    selecionado:=Copy(seq,posi,1);// copia da sequencia a partir da posição 1, somente 1 elemento, como a entrada foi 123, o valor que a variável recebe é 1
    semselecao:=Copy(seq,1,posi-1) + Copy(seq,posi+1,length(seq)); //Copia a partir da posição 1, a posição-1(que no caso será 0) sendo assim não copiará
                                                                                                            // valor + A partir da posição+1 copia os elementos, na string a partir da posição 2
                                                                                                          // que todos os elementos serão copiados, assim a variável recebe 23

for i:= 0 to length(semselecao) do     //loop para montar nova string

begin
       inicio:=Copy(semselecao,0,I);                                   // a partir da posição 0, copiar i elementos, no primeiro loop, copiará nenhum elemento assim, inicio recebe ''
       final:=Copy(semselecao,i+1,length(semselecao));  // a partir da posição i+1 copia o resto da string, assim, copiará a partir 1 todos os lementos, variável final recebe 23
       anagrama:= inicio+selecionado+final;                    // monta a string variável inicio é vazia + variável selecionado=1 +variável final (23)
                                                                                     //assim, anagrama terá valor final 123, formando o primeiro anagrama
   end;

if nao_repetido(anagrama) then // nao repetido é uma função que estou inventando, caso o elemento não seja repetido, ela retorna verdadeiro e entra no loop
         begin
         writeln(anagrama);
         permutarstring(anagrama);// chama o procedimento para permutar a string
         end;
end;

begin
  for j:= 1 to length(s) do //inicia o loop
   permutar(s,j); //faz a chamada ao procedimento permutar
end;

begin
 writeln('Digite um sequencia');
 read(sequencia);//entradade de dados, vamos supor que a entrada seja 123
 permutarString(sequencia); //chamada do procedimento que recebe a string a fim de permutá-la
 readkey;
end.

Então inicialmente, antes de montar a função que elimina elementos repetidos montei esse código, com o intuito de saber se ele está montando as permutando corretamente. Contudo, quando faço a chamada recursiva do procedimento "permutarstring(anagrama)" o programa entra em loop infinito e eu não consegui entender o porque, tens como me explicar?

Para a função(parte onde há elementos repetidos), eu estava pensando no seguinte, iria criar um vetor no qual eu jogaria as palavras nele de acordo com a minha função. Por exemplo, o programa montou a palavra CBA, então eu chamaria a função e percorreria o vetor, caso o valor não estivesse lá, colocaria a Palavra dentro do vetor.

Mas por enquanto, quero só conseguir pelo menos montar a permutação. Desde já, agradeço!

OBS: Desculpa se o meu código está bagunçado, mas estou realmente tentando fazer esse pequeno programa todos os dias, caso não esteja bom, detalho novamente só que de outra maneira. Abraços! E obrigado por se interessar!

Edited by Kingflare

Eu estive a tentar analisar o teu código, assim como a executá-lo, e confesso que não consegui perceber muito bem qual o algoritmo que estás a usar.

Percebi que te estás a basear no meu esquema, mas não entendi por que método o estás a tentar implementar.

Podes comentar o código e, se possível, exemplificar o que estás a tentar fazer?

Knowledge is free!

Sempre que um anagrama não é repetido, estás a chamar a função principal, "permutarString", e penso que aí esteja parte do problema do ciclo infinito.

Considero o teu código demasiado complexo, e penso que isso é uma fonte de problemas.

Em primeiro lugar, eu separava a questão da repetição para uma função à parte. A prioridade aqui é chegar às permutações, quer tenham repetições ou não.

Quando eu sugeri a chamada recursiva, queria sugerir que as substrings fossem permutadas pela mesma função. Ou seja, se pegarmos em "PERM" e pegar na letra "P", vou aplicar a própria função para permutar "ERM", e assim sucessivamente. Depois de ter usado a letra "P", usava a "E", removia-a de "PERM" e ficava com "PRM", e isto seria também permutado recursivamente.

Explicar o algoritmo das permutações nunca me foi fácil, pelo que, a título excepcional, vou apresentar parte da minha solução ao problema acompanhado de comentários para explicar o algoritmo que antes tentei exemplificar:

type
  TStrArray = array of string;

function Perm(const xs : string) : TStrArray;
(* Returns total permutations. *)
var
  i  : LongInt;
  x  : char;
  y  : string;
  ys : TStrArray;

begin
  if Length(xs) = 0 then begin
     Perm := nil  // Não faz sentido, retorna NIL
  end else begin
     SetLength(Perm, Fact(Length(xs)));  // Fact(n) é a função que devolve n!, factorial de n
                                         // Nº permutações = (nº elementos)!

if Length(xs) = 1 then
        Perm[0] := xs  // Um único caracter não tem permutações - devolvemo-lo a ele mesmo
     else begin
        i := 0;
        for x in xs do begin       // Para cada caracter:
           ys := Perm(Rm(x, xs));       // Removê-lo da string e permutar a substring, guardando todas as permutações em ys
                                        //    -> Rm: função que remove o caracter x da string xs e devolve a substring resultante
           for y in ys do begin                 // Para cada permutação presente em ys...
              Perm[i] := Concat(String(x), y);  // ...concatenar com o caracter "seleccionado" e adicionar ao array de resultados.
              Inc(i);
           end;
        end;
     end;
  end;
end;

Esta função devolve todas as permutações, inclusive as repetidas. Uma função adicional terá de ser usada para "limpar" os resultados desta função.

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Olá, thoga! Tudo bem? Então depois de muito tentar e ter tentativas falhas, consegui uma simples e que tem um custo computacional não tão elevado quanto a da outra maneira que eu estava fazendo, segue:

Program pascal;

uses crt;

var
  size:integer;
  arr:string;

procedure permute(a:string; first,size:integer);
var
  i:integer;

procedure swap(var a :string; i,j:integer);
 var
temp: char;
begin
  temp:=a[j];
  a[j]:=a[i];
  a[i]:=temp;
end;

begin

if (size=first) then begin
   for i:= 1 to size do
	   write(a[i]);
	   writeln();
	end

else begin

for i:= first to size do begin
   swap(a,first,i);
   permute(a, first+1,size);
   swap(a,first,i);
 end;
end;
end;

begin
 size:=3;
 arr:='123';
 permute(arr,1,3);
 readkey;
end.

Esse é um exemplo bem simples que o usuário depois pode fazer uma adaptação e colocá-lo pra permutar quantas vezes quiser e quantos termos quiser. Muito obrigado por sua atenção, suas dicas e paciência. Eu tentei da maneira que você me ensinou, mas eu estava errando em algo que não consegui achar. Muito obrigado!

Edited by Kingflare