Kingflare Posted March 14, 2015 at 06:14 PM Report Share #579423 Posted March 14, 2015 at 06:14 PM Olá pessoal, boa tarde! Tudo bem? Então, estava aqui pensando em uma maneira de trocar posição de letras de uma palavra a fim de permutá-la. Por exemplo, vamos supor a palavra " CAI", permutando as letras teríamos: CAI IAC AIC CIA ACI ICA Como eu poderia implementar algo desse tipo em ppascal? Como fazer com que o programa não repita permutações? Desde já agradeço! Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted March 14, 2015 at 07:42 PM Report Share #579438 Posted March 14, 2015 at 07:42 PM (edited) Uma forma mais intuitiva de fazer isso é de forma recursiva. Se organizares as permutações, vais ter isto: -> CAI CIA -> ACI AIC -> IAC ICA Ou seja, pegas numa letra do conjunto e aplicas a função de permutação às seguintes, e no final concatenas esses resultados com a letra. Por exemplo: CAI -> C + [AI] Aplicar Permutação([AI]): [AI, IA] Concatenar C com resultados: C + AI = CAI C + IA = CIA Isto vai criar permutações repetidas, pelo que, no final, fazes uma "limpeza" através de uma função que elimine duplicados. Agora coloca-se o desafio: criar a função que cria as permutações. 🙂 Percebeste o conceito que te introduzi? Experimenta com papel e caneta para treinar o raciocínio acerca desta função. Edited March 14, 2015 at 07:43 PM by thoga31 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Kingflare Posted March 18, 2015 at 08:22 PM Author Report Share #579768 Posted March 18, 2015 at 08:22 PM (edited) Olá, toga! Tudo bem? Então, ainda estou pensando a cerca do programa e tenho feito assim: program project; uses crt,sysutils; var sequencia:string; a,fat:integer; procedure permutarString(s:string); var j:integer; procedure permutar(seq:string; posi:integer); var selecionado,semselecao,inicio,final,anagrama:string; i:integer; begin selecionado:=Copy(seq,posi,1);// copia da sequencia a partir da posição 1, somente 1 elemento, como a entrada foi 123, o valor que a variável recebe é 1 semselecao:=Copy(seq,1,posi-1) + Copy(seq,posi+1,length(seq)); //Copia a partir da posição 1, a posição-1(que no caso será 0) sendo assim não copiará // valor + A partir da posição+1 copia os elementos, na string a partir da posição 2 // que todos os elementos serão copiados, assim a variável recebe 23 for i:= 0 to length(semselecao) do //loop para montar nova string begin inicio:=Copy(semselecao,0,I); // a partir da posição 0, copiar i elementos, no primeiro loop, copiará nenhum elemento assim, inicio recebe '' final:=Copy(semselecao,i+1,length(semselecao)); // a partir da posição i+1 copia o resto da string, assim, copiará a partir 1 todos os lementos, variável final recebe 23 anagrama:= inicio+selecionado+final; // monta a string variável inicio é vazia + variável selecionado=1 +variável final (23) //assim, anagrama terá valor final 123, formando o primeiro anagrama end; if nao_repetido(anagrama) then // nao repetido é uma função que estou inventando, caso o elemento não seja repetido, ela retorna verdadeiro e entra no loop begin writeln(anagrama); permutarstring(anagrama);// chama o procedimento para permutar a string end; end; begin for j:= 1 to length(s) do //inicia o loop permutar(s,j); //faz a chamada ao procedimento permutar end; begin writeln('Digite um sequencia'); read(sequencia);//entradade de dados, vamos supor que a entrada seja 123 permutarString(sequencia); //chamada do procedimento que recebe a string a fim de permutá-la readkey; end. Então inicialmente, antes de montar a função que elimina elementos repetidos montei esse código, com o intuito de saber se ele está montando as permutando corretamente. Contudo, quando faço a chamada recursiva do procedimento "permutarstring(anagrama)" o programa entra em loop infinito e eu não consegui entender o porque, tens como me explicar? Para a função(parte onde há elementos repetidos), eu estava pensando no seguinte, iria criar um vetor no qual eu jogaria as palavras nele de acordo com a minha função. Por exemplo, o programa montou a palavra CBA, então eu chamaria a função e percorreria o vetor, caso o valor não estivesse lá, colocaria a Palavra dentro do vetor. Mas por enquanto, quero só conseguir pelo menos montar a permutação. Desde já, agradeço! OBS: Desculpa se o meu código está bagunçado, mas estou realmente tentando fazer esse pequeno programa todos os dias, caso não esteja bom, detalho novamente só que de outra maneira. Abraços! E obrigado por se interessar! Edited March 19, 2015 at 01:03 AM by Kingflare Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted March 18, 2015 at 11:03 PM Report Share #579786 Posted March 18, 2015 at 11:03 PM Eu estive a tentar analisar o teu código, assim como a executá-lo, e confesso que não consegui perceber muito bem qual o algoritmo que estás a usar. Percebi que te estás a basear no meu esquema, mas não entendi por que método o estás a tentar implementar. Podes comentar o código e, se possível, exemplificar o que estás a tentar fazer? Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Kingflare Posted March 19, 2015 at 01:03 AM Author Report Share #579798 Posted March 19, 2015 at 01:03 AM Pronto, está melhor agora? Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted March 21, 2015 at 06:35 PM Report Share #579947 Posted March 21, 2015 at 06:35 PM (edited) Sempre que um anagrama não é repetido, estás a chamar a função principal, "permutarString", e penso que aí esteja parte do problema do ciclo infinito. Considero o teu código demasiado complexo, e penso que isso é uma fonte de problemas. Em primeiro lugar, eu separava a questão da repetição para uma função à parte. A prioridade aqui é chegar às permutações, quer tenham repetições ou não. Quando eu sugeri a chamada recursiva, queria sugerir que as substrings fossem permutadas pela mesma função. Ou seja, se pegarmos em "PERM" e pegar na letra "P", vou aplicar a própria função para permutar "ERM", e assim sucessivamente. Depois de ter usado a letra "P", usava a "E", removia-a de "PERM" e ficava com "PRM", e isto seria também permutado recursivamente. Explicar o algoritmo das permutações nunca me foi fácil, pelo que, a título excepcional, vou apresentar parte da minha solução ao problema acompanhado de comentários para explicar o algoritmo que antes tentei exemplificar: type TStrArray = array of string; function Perm(const xs : string) : TStrArray; (* Returns total permutations. *) var i : LongInt; x : char; y : string; ys : TStrArray; begin if Length(xs) = 0 then begin Perm := nil // Não faz sentido, retorna NIL end else begin SetLength(Perm, Fact(Length(xs))); // Fact(n) é a função que devolve n!, factorial de n // Nº permutações = (nº elementos)! if Length(xs) = 1 then Perm[0] := xs // Um único caracter não tem permutações - devolvemo-lo a ele mesmo else begin i := 0; for x in xs do begin // Para cada caracter: ys := Perm(Rm(x, xs)); // Removê-lo da string e permutar a substring, guardando todas as permutações em ys // -> Rm: função que remove o caracter x da string xs e devolve a substring resultante for y in ys do begin // Para cada permutação presente em ys... Perm[i] := Concat(String(x), y); // ...concatenar com o caracter "seleccionado" e adicionar ao array de resultados. Inc(i); end; end; end; end; end; Esta função devolve todas as permutações, inclusive as repetidas. Uma função adicional terá de ser usada para "limpar" os resultados desta função. Edited March 21, 2015 at 06:35 PM by thoga31 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Kingflare Posted March 26, 2015 at 09:16 PM Author Report Share #580281 Posted March 26, 2015 at 09:16 PM (edited) Olá, thoga! Tudo bem? Então depois de muito tentar e ter tentativas falhas, consegui uma simples e que tem um custo computacional não tão elevado quanto a da outra maneira que eu estava fazendo, segue: Program pascal; uses crt; var size:integer; arr:string; procedure permute(a:string; first,size:integer); var i:integer; procedure swap(var a :string; i,j:integer); var temp: char; begin temp:=a[j]; a[j]:=a[i]; a[i]:=temp; end; begin if (size=first) then begin for i:= 1 to size do write(a[i]); writeln(); end else begin for i:= first to size do begin swap(a,first,i); permute(a, first+1,size); swap(a,first,i); end; end; end; begin size:=3; arr:='123'; permute(arr,1,3); readkey; end. Esse é um exemplo bem simples que o usuário depois pode fazer uma adaptação e colocá-lo pra permutar quantas vezes quiser e quantos termos quiser. Muito obrigado por sua atenção, suas dicas e paciência. Eu tentei da maneira que você me ensinou, mas eu estava errando em algo que não consegui achar. Muito obrigado! Edited March 26, 2015 at 09:18 PM by Kingflare Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted March 27, 2015 at 11:25 PM Report Share #580373 Posted March 27, 2015 at 11:25 PM Uma vez que já tens uma solução a trabalhar, deixo o link para a minha solução do problema. 😉 Nota: o meu código usa algumas capacidades do Pascal que não são comummente ensinadas nas escolas ou nas universidades. Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts