angelicous Posted March 14, 2015 at 06:06 PM Report Share #579417 Posted March 14, 2015 at 06:06 PM Boas eu tenho uma tabela hash polinomial, que me codifica palavras que têm 2 letras e 2 números. Por exemplo AB123 o formato que uso para a codificação é esta key(k) = k1 + k2*A² + k3*A^3... +Kn*A^n Onde k1 é a primeira letra, k2 a segunda ... e A é um número primo, que no meu caso é 11. Agora eu tenho a tabela com as palavras, sem qualquer problema a pesquisar palavras completas... O meu problema é, eu quero fazer uma função, onde é fornecida a primeira letra, e eu quero que ele me retorne todas as palavras na tabela que começam com essa letra. Não conhecendo a ordem da tabela visto que a hash gera as posições aleatóriamente, como é que posso fazer isto, sem ter que correr a tabela toda de ponta a ponta? Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted March 14, 2015 at 06:11 PM Report Share #579421 Posted March 14, 2015 at 06:11 PM se a ordem dos elementos é completamente aleatória, então não tens alternativa senão percorrer/verificar todos os elementos IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
angelicous Posted March 14, 2015 at 06:14 PM Author Report Share #579424 Posted March 14, 2015 at 06:14 PM Hmm, eu posso alterar estrutura e até o algoritmo da hash... Achas que existe algo eficiente para este formato ou o melhor é descartar já hash? Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted March 14, 2015 at 06:34 PM Report Share #579427 Posted March 14, 2015 at 06:34 PM qualquer tipo de estrutura/algoritmo desse género, é agnóstico ao tipo de dados em si contido. agora, se não te importa a ordem dos valores guardados, o que não faltam são estrutura em que a ordem de grandeza em termos de pesquisa são de O(log n) IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
angelicous Posted March 14, 2015 at 06:45 PM Author Report Share #579431 Posted March 14, 2015 at 06:45 PM Mas eu queria encontrar algo de O(1) 😛 Dai escolher as hash. Não era sempre O(1) quando existissem colisões, mas na maior parte era... E mesmo quando existiam colisões, penso que mesmo assim era melhor que log n. Não cheguei a testar essa parte, por ter encontrado este contratempo que não tinha pensado... No pior dos casos faço mix de estruturas para a pesquisa que quiser fazer... Se bem que só encontro problemas quando não tenho como pesquisar a palavra toda... Link to comment Share on other sites More sharing options...
angelicous Posted March 19, 2015 at 06:50 PM Author Report Share #579855 Posted March 19, 2015 at 06:50 PM Precisava de uma ajuda pessoal em seguimento deste problema. Decidi contornar este problema, fazendo um género de array de hash's para cada letra, em vez do ficheiro geral. Isto é um AB111 indexa na hash na posição 0 do array, o BA111 na posição 1, etc etc Com base nesta ideia estou a tentar criar uma matriz de estruturas. Só que têm que ser dinâmica visto que o número de ocorrências por letra varia. A ideia é no fim poder usar os [ ] [ ] para aceder às estruturas da matriz. As dimensões para cada coluna, eu tenho guardadas em um array auxiliar chamado r que ao ler um ficheiro vai incrementando o número de ocorrências. Mas algo não está a bater aqui bem, porque apesar de compilar com warnings, ao imprimir o conteúdo da matriz, dá-me lixo. Alguém me pode ajudar a ver o que estou a fazer mal? struct cliente { char nome[9]; struct cliente* next; }; typedef struct cliente *ClienteSing; typedef ClienteSing* Cliente[26]; //Aloca memoria para a matriz. R é o array que me diz o número de ocorrências de determinada letra no ficheiro. void initArrayCliente (Cliente a, int* r){ int i=0; for(i=0;i<26;i++) a[i]=(ClienteSing) calloc (r[i],sizeof(struct cliente)); } //Em caso de obter uma colisão resultante da hash, faz uma lista ligada dessas estruturas a partir dessa posição. void ultimoRamo (ClienteSing a, ClienteSing b){ ClienteSing temp; temp=a; while (temp->next!=NULL) temp=temp->next; temp->next=b; } //Cria um cliente b a partir da palavra str. Caso a posição no array esteja nula, insere o B. Caso não esteja, vai até à ultima posição do ramo, e insere. void insere(Cliente a, char* str, int indice){ ClienteSing b; b= (ClienteSing) malloc (sizeof(struct cliente)); strcpy (b->nome, str); b->next=NULL; if (a[str[0]-'A'][indice]==NULL) { a[str[0]-'A'][indice]=b; printf("Livre\n"); } else { ultimoRamo(a[str[0]-'A'][indice],b); printf("Colisão\n"); } } Link to comment Share on other sites More sharing options...
mogers Posted March 20, 2015 at 10:25 AM Report Share #579882 Posted March 20, 2015 at 10:25 AM Como já foi dito, uma hash table não me parece ser uma solução adequada para o teu problema. Se queres todas as palavras começadas por um dado prefixo, seja "A", "B", "XYZ", etc, considera o uso de uma Trie - http://en.wikipedia.org/wiki/Trie Cuidado que a Trie pode consumir bastante memória dependendo da tua implementação e do teu conjunto de palavras. "What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação. Link to comment Share on other sites More sharing options...
angelicous Posted March 20, 2015 at 11:16 PM Author Report Share #579914 Posted March 20, 2015 at 11:16 PM Tries não são uma solução para o problema. E como disse, estou a fazer uma hash para cada letra. É uma solução. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts