Jump to content

Pesquisar numa tabela hash polinomial

angelicous
 Share

Recommended Posts

Boas

eu tenho uma tabela hash polinomial, que me codifica palavras que têm 2 letras e 2 números. Por exemplo

AB123

o formato que uso para a codificação é esta

key(k) = k1 + k2*A² + k3*A^3... +Kn*A^n

Onde k1 é a primeira letra, k2 a segunda ... e A é um número primo, que no meu caso é 11.

Agora eu tenho a tabela com as palavras, sem qualquer problema a pesquisar palavras completas...

O meu problema é, eu quero fazer uma função, onde é fornecida a primeira letra, e eu quero que ele me retorne todas as palavras na tabela que começam com essa letra. Não conhecendo a ordem da tabela visto que a hash gera as posições aleatóriamente, como é que posso fazer isto, sem ter que correr a tabela toda de ponta a ponta?

qualquer tipo de estrutura/algoritmo desse género, é agnóstico ao tipo de dados em si contido.

agora, se não te importa a ordem dos valores guardados, o que não faltam são estrutura em que a ordem de grandeza em termos de pesquisa são de O(log n)

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Mas eu queria encontrar algo de O(1) 😛

Dai escolher as hash. Não era sempre O(1) quando existissem colisões, mas na maior parte era... E mesmo quando existiam colisões, penso que mesmo assim era melhor que log n. Não cheguei a testar essa parte, por ter encontrado este contratempo que não tinha pensado...

No pior dos casos faço mix de estruturas para a pesquisa que quiser fazer... Se bem que só encontro problemas quando não tenho como pesquisar a palavra toda...

Precisava de uma ajuda pessoal em seguimento deste problema. Decidi contornar este problema, fazendo um género de array de hash's para cada letra, em vez do ficheiro geral. Isto é um AB111 indexa na hash na posição 0 do array, o BA111 na posição 1, etc etc

Com base nesta ideia estou a tentar criar uma matriz de estruturas. Só que têm que ser dinâmica visto que o número de ocorrências por letra varia.

A ideia é no fim poder usar os [ ] [ ] para aceder às estruturas da matriz. As dimensões para cada coluna, eu tenho guardadas em um array auxiliar chamado r que ao ler um ficheiro vai incrementando o número de ocorrências.

Mas algo não está a bater aqui bem, porque apesar de compilar com warnings, ao imprimir o conteúdo da matriz, dá-me lixo. Alguém me pode ajudar a ver o que estou a fazer mal?

struct cliente {
char nome[9];
struct cliente* next;
};
typedef struct cliente *ClienteSing;
typedef ClienteSing* Cliente[26];
//Aloca memoria para a matriz. R é o array que me diz o número de ocorrências de determinada letra no ficheiro.
void initArrayCliente (Cliente a, int* r){
int i=0;
for(i=0;i<26;i++)
a[i]=(ClienteSing) calloc (r[i],sizeof(struct cliente));
}
//Em caso de obter uma colisão resultante da hash, faz uma lista ligada dessas estruturas a partir dessa posição.
void ultimoRamo (ClienteSing a, ClienteSing b){
ClienteSing temp;
temp=a;
while (temp->next!=NULL)
temp=temp->next;
temp->next=b;
}
//Cria um cliente b a partir da palavra str. Caso a posição no array esteja nula, insere o B. Caso não esteja, vai até à ultima posição do ramo, e insere.
void insere(Cliente a, char* str, int indice){
ClienteSing b;
b= (ClienteSing) malloc (sizeof(struct cliente));
strcpy (b->nome, str);
b->next=NULL;
if (a[str[0]-'A'][indice]==NULL)
{
a[str[0]-'A'][indice]=b;
printf("Livre\n");
}
else {
ultimoRamo(a[str[0]-'A'][indice],b);
printf("Colisão\n");
}
}

Como já foi dito, uma hash table não me parece ser uma solução adequada para o teu problema.

Se queres todas as palavras começadas por um dado prefixo, seja "A", "B", "XYZ", etc, considera o uso de uma Trie - http://en.wikipedia.org/wiki/Trie

Cuidado que a Trie pode consumir bastante memória dependendo da tua implementação e do teu conjunto de palavras.

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.