Jump to content
Melvins

Backoffice opensource personalizável (PHP) ou tutorial

Recommended Posts

Melvins

Boa tarde,

Quero iniciar um novo site em que o tema será fotografia. Será um site simples para portefólio de fotografia.

Gostava de saber se conhecem backoffices opensource ou free que possa usar para dar independência na gestão de conteúdos. Isto é, eu trato da parte do front-end, mas tendo algo em back-end que consiga manusear. Existe? Estou a pedir muito? :P

Na verdade só entendo a área de HTML e CSS, conseguindo manipular algumas coisas em php e javascript. Já vi que existe um tutorial para CMS e base de dados no youtube (canal PHP Acadmy https://www.youtube.com/channel/UCpOIUW62tnJTtpWFABxWZ8g). Acham suficiente para este projecto?

Obrigado desde já pela a ajuda.

OFF-TOPIC: Há malta de Coimbra aqui no fórum que usualmente se junta para trabalhar/aprender em conjunto? E que aceite um noob como eu?

bioshock

Utiliza um CMS tipo Wordpress. Para o que queres é mais do que suficiente, escolhes um tema ao teu gosto e adaptas.

Melvins

Utiliza um CMS tipo Wordpress. Para o que queres é mais do que suficiente, escolhes um tema ao teu gosto e adaptas.

À partida quero começar a parte front-end de raiz... isto é um espécie de treino. ;)

Melvins

Ok, vou ver se é uma boa opção, mas uso o wordpress e não me parece o ideal para este género de situação. Eu sei que se calhar o que estou a "pedir" é um bocado demais, mas atenta melhor ao que peço no post inicial.

Talvez a hipótese do wordpress, caso haja um plugin para gestão de galerias de fotos seja funcional para o que pretendo. Portanto, não vou descurar a tua sugestão. ;)

No entanto, sei de alguns projectos de back-office open-source (sem parte front-end como o wordpress), mas como sou um bocado noob nesta parte ainda não percebi a melhor forma de abordar esta área.

bioshock

A criação do backend é trivial.

Se preferires cria todo o frontend primeiro e quando o mesmo estiver finalizado, então aí começa a procurar como desenvolver o backend. Basicamente o que será feito no backend é estipular quais as imagens que devem aparecer na página visível aos teus visitantes e pouco mais.

KTachyon

Não me parece que queiras dizer backend. Backend não é o backoffice, até porque backoffice também tem frontend.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Melvins

Não me parece que queiras dizer backend. Backend não é o backoffice, até porque backoffice também tem frontend.

Pois, eu sou tão conhecedor que digo estes disparates. ;)

Simplificando, eu tenho conhecimento de HTML e CSS, mexo nalgumas coisas de php e javascript, mas não sou nem fluente nem sequer mediano nessas linguagens. ;) Por acaso, pensava que front-end era toda a liguagem desenvolvida para ser mostrada ao visitante do site, mas já pesquisei e não é essa a diferença. eheh