Jump to content

Soma de dados

eliok10
 Share

Recommended Posts

Boa noite, estou com um problema que à partida é básico mas não estou a conseguir resolver.

Estou a editar um relatório no Access, onde por trás desse relatório tem uma consulta que gera os resultados.

O que se passa é o seguinte:

A consulta vai buscar os nomes dos clientes, as vendas no ano, os custos no ano e a margem de lucro o ano.

Eu tenho que acrescentar um Total Geral, que soma todas as vendas de todos os registos, os custos e calcule a margem geral mediante o total de vendas de todos os clientes e de custos.

O problema é que quando eu faço p.ex: Sum(totvenda-ano) ele não me mostra o total de todas mas sim o total por linha, ou seja, por cliente.

Como eu faço para ele me somar todos os registos mesmo e não a soma por linha?

Obrigado

Boa tarde, antes de mais obrigado pela resposta.

Por meios de consultas já consegui obter os totais que necessitava, contudo resta-me um problema:

Tenho que comparar estes totais com uma tabela que gera uns códigos, faço 2 LEFT JOINS e resulta, quando tento fazer o terceiro LEFT JOIN não consigo.

Aqui abaixo fica o código (que resulta) com 2 LEFT JOIN

FROM (teste LEFT JOIN taxas ON (left((teste.globalmrg),3)>=taxas.Margem) AND
(left((teste.globalmrg),3)<=taxas.Margem)) LEFT JOIN taxas2 ON (left((teste.somadesomademrg),3)>=taxas2.Margem) AND
(left((teste.somadesomademrg),3)<=taxas2.Margem);

Quando tento juntar ao código acima o 3º LEFT JOIN seguindo a mesma lógica:

FROM (teste LEFT JOIN taxas ON (left((teste.globalmrg),3)>=taxas.Margem) AND
(left((teste.globalmrg),3)<=taxas.Margem)) LEFT JOIN taxas2 ON (left((teste.somadesomademrg),3)>=taxas2.Margem) AND
(left((teste.somadesomademrg),3)<=taxas2.Margem) LEFT JOIN taxas3 ON (left((teste.somadesomademrg2),3)>=taxas3.Margem) AND
(left((teste.somadesomademrg2),3)<=taxas3.Margem) ;

Dá-me o erro (no access): Erro de sintaxe (operador em falta)

Já vi e revi e não encontro o problema.

Basta eu apagar uma condição de left join (seja a segunda ou a terceira) e ficar com 2 left join e ja funciona.

Se alguém me puder ajudar agradeço imenso..

Mil obrigados.

Edited by eliok10