Jump to content

Problema a guardar dados de um ficheiro

RicardoLopes
 Share

Recommended Posts

Boas, eu estou aqui com um pequeno problema no meu codigo.

tree loadfile(char file[],tree t){
int val=0, total=0;
char code[40];
FILE *d;
d=fopen(file,"r");
if (d!=NULL){
 while(fgets(code,40,d)!=NULL){
  if (code[strlen(code)-1]=='\n') code[strlen(code)-1]='\0';
  else code[strlen(code)]='\0';
  if (validecode(file,code)){
   t=inserir(t,code);
   val++;
  }
  total++;
 }
 printf("%s\n",code);
 fclose(d);
 printf("%s carregado com succeso, %d codigos validados %d codigos lidos\n",file,val,total);
}
else printf("Erro ao carregar o ficheiro %s\n",file);
return t;
}

Ele não dá erro a compilar e a executar tbm não, o problema é que tenho uma função que recebe uma árvore e verifica se uma dada string lá existe ou não e esta devolve me sempre falso tirando à excepção da última linha que lê. Eu tenho uma função que imprime todas as strings que estão numa arvore e elas aparecem todas lá, por isso não faço mesmo a minima do que seja. Alguma ideia do que possa ser?

Edited by rdolxd

Alguma ideia do que possa ser?

mais do que uma ideia, sei exactamente qual é o problema.

olha para o segundo parágrafo da segunite explicação da função fgets:

URL : http://www.cplusplus.com/reference/cstdio/fgets/

Reads characters from stream and stores them as a C string into str until (num-1) characters have been read or either a newline or the end-of-file is reached, whichever happens first.

A newline character makes fgets stop reading, but it is considered a valid character by the function and included in the string copied to str.

A terminating null character is automatically appended after the characters copied to str.

Notice that fgets is quite different from gets: not only fgets accepts a stream argument, but also allows to specify the maximum size of str and includes in the string any ending newline character.

já sabes qual é o problema ?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

já sabes qual é o problema ?

Mais ou menos, eu suspeitava dos newlines, mas em cima no código que meti aí, eu tenho uma linha para tirar os newlines e meter \0 caso os tivesses... E pelo menos quando chamo a função para imprimir as strings que estão na estrutura de dados ela não me imprimo um newline a mais que era o que acontecia quando eu não tinha essa linha

Estive agora a tentar "ver" o que não deveria estar na string supostamente, acontece que fiz um ciclo para ver em que posição estaria o \n na string, as strings do ficheiro tem sempre este tipo AA123 (duas maiusculas e 3 numeros), e aparecia me o indice 6, não deveria ser no indice 5? e depois fiz printf dos caracteres que estivesse no indice 5 da string e não aparecia nada isto é possivel?

edit: já descobri, tinha um \r antes do \n, mas só não percebo porque que tem o \r atrás

Edited by rdolxd