Jump to content

Dada uma lista e um elemento, retornar todos os índices do elemento em uma lista

crislanio_macedo
 Share

Recommended Posts

Olá pessoal queria que dada uma lista e um elemento, retornar todos os índices do elemento em uma lista.

para isso tenho algumas funções em partes:

TakeUmElemento (t:ts) id | id==0 =t
|otherwise =takeUmElemento ts (id-1)
-- -------------------------------------------------------------------------
--dMod x = (x `mod` 10)
dDiv x =(x `div` 10)
inteiroPraLista :: Int -> [int]--
inteiroPraLista x | x<10 = [x] -- error "Entrada invalida"
|otherwise= if (dDiv x) >10 then (dMod x):inteiroPraLista (dDiv(x)) else dMod(x):[dDiv (x) ]
-- -------------------------------------------------------------------------
indice1 l@(t:ts) e = if e==t then inteiroPraLista(takeUmElemento l e) else indice1 ts e
--indice 2 [1,2,3,4,2] = [1,4]

Contudo vejo que a função indice1 não está bem como eu queria, me ajudem nessa lógica.

em indice1 eu tenho caso o elemento e seja igual ao 1° elemento da lista eu chamaria, a função takeUmElemento l e com a lista e o elemento, ela retornaria o índice do elemento para uma lista, caso o elemento não fosse igual chamaria o restante da função indice1 ts e

Mas o resultado está sendo.

*Main> indice1 [1,2,3,4,2] 2
[4]
*Main> indice1 [1,2,3,4,2] 3
*** Exception: Lista2.hs:(30,1)-(31,40): Non-exhaustive patterns in function takeUmElemento

Como eu faria para que a função takeUmElemento l e retornasse um elemento e esse elemento fosse adicionado a inteiroPraLista ?

Att,

Edited by pwseo
Corrigidas tags code.

crislanio_macedo,

Vou dissecar o teu código passo-a-passo e vamos tentar chegar à solução do teu problema. Tomei a liberdade de reformatar algum do teu código.

-- tinhas aqui um erro: 'TakeUmElemento' em vez de 'takeUmElemento'
takeUmElemento (t:ts) id | id == 0   = t
                        | otherwise = takeUmElemento ts (id - 1)

Qual é o objectivo deste pedaço de código? É essencialmente a função do operador (!!), que é bastante mais claro em termos sintácticos:

*Main> "crislanio_macedo" !! 3
's'
*Main> takeUmElemento "crislanio_macedo" 3
's'

Depois temos este bloco:

-- por algum motivo tinhas comentado esta linha erradamente
dMod x = x `mod` 10
dDiv x = x `div` 10

inteiroPraLista :: Int -> [int]
inteiroPraLista x | x < 10 = [x] -- error "Entrada invalida"
                 | otherwise = if dDiv x > 10 then dMod x : inteiroPraLista (dDiv x)
                                              else dMod x : [dDiv x]

Sinceramente, não percebi. Qual é o objectivo de inteiroPraLista? Estás a tentar devolver uma lista com os algarismos de um número? Se sim, para que precisas disso e em que ponto do algoritmo entra esse passo?

Repara também que alterei o aspecto da tua função; tinhas imensos parênteses bastante mal colocados (é algo que deverás procurar esclarecer, essencial à escrita de código legível em Haskell, e muito diferente das linguagens imperativas mais comuns).

Depois chegamos à função indice1 (que limpei substituindo takeUmElement por !!):

indice1 l@(t:ts) e = if e == t then inteiroPraLista (l !! e)
                              else indice1 ts e

Esta função está completamente dependente da inteiroPraLista, que não faz grande sentido a meu ver.

A solução que tenho em mente é bastante mais simples, com apenas meia dúzia de linhas e completamente genérica. Ainda assim, aguardo as tuas respostas, para podermos levar-te à solução de uma forma mais didáctica do que apresentando o código final.

• Vote 1

crislanio_macedo,

Vou dissecar o teu código passo-a-passo e vamos tentar chegar à solução do teu problema. Tomei a liberdade de reformatar algum do teu código.

-- tinhas aqui um erro: 'TakeUmElemento' em vez de 'takeUmElemento'
takeUmElemento (t:ts) id | id == 0   = t
					 | otherwise = takeUmElemento ts (id - 1)

Qual é o objectivo deste pedaço de código? É essencialmente a função do operador (!!), que é bastante mais claro em termos sintácticos:

*Main> "crislanio_macedo" !! 3
's'
*Main> takeUmElemento "crislanio_macedo" 3
's'

Depois temos este bloco:

-- por algum motivo tinhas comentado esta linha erradamente
dMod x = x `mod` 10
dDiv x = x `div` 10

inteiroPraLista :: Int -> [int]
inteiroPraLista x | x < 10 = [x] -- error "Entrada invalida"
			  | otherwise = if dDiv x > 10 then dMod x : inteiroPraLista (dDiv x)
										   else dMod x : [dDiv x]

Sinceramente, não percebi. Qual é o objectivo de inteiroPraLista? Estás a tentar devolver uma lista com os algarismos de um número? Se sim, para que precisas disso e em que ponto do algoritmo entra esse passo?

Repara também que alterei o aspecto da tua função; tinhas imensos parênteses bastante mal colocados (é algo que deverás procurar esclarecer, essencial à escrita de código legível em Haskell, e muito diferente das linguagens imperativas mais comuns).

Depois chegamos à função indice1 (que limpei substituindo takeUmElement por !!):

indice1 l@(t:ts) e = if e == t then inteiroPraLista (l !! e)
						   else indice1 ts e

Esta função está completamente dependente da inteiroPraLista, que não faz grande sentido a meu ver.

A solução que tenho em mente é bastante mais simples, com apenas meia dúzia de linhas e completamente genérica. Ainda assim, aguardo as tuas respostas, para podermos levar-te à solução de uma forma mais didáctica do que apresentando o código final.

Mais uma vez muito útil e simples suas explicações. Grato.

Bom, a minha ideia ao usar a função inteiroPraLista seria a medida que eu pegasse o índice do elemento da lista eu adicionasse a lista.

Tentarei proceder aqui com minha resolução, mas como vossa excelentíssima pessoa está a perceber eu estou a ter dificuldades em ilustrar minhas ideias na linguagem (sintaxe).

Tentarei aqui proceder com minha resolução para que possa arguir-me das minhas premissas.

indices :: Eq a=> a ->[a] -> [int]
indices x ys = [i | (i,y) <-zip [0..n] ys, x==y]
where n =length ys -1

Queria fazer algo diferente disso, algo não recursivo.

Como então fazer uma função para retornar o índice da função e não o valor e então adiciona-la a uma lista.

Edited by crislanio_macedo

indice1 (t:ts) e = if e == t then e:indice1 ts e
						 else indice1 ts e

Eu precisaria de uma função para pegar os índices e só então adicionar a lista.

Teria alguma função que faça isso em algum módulo?

indice1 (t:ts) e = if e == t then Data.List.findIndices indice1 ts e
						 else indice1 ts e

Não estou nem a saber como usá-la

Percebo. Vou dar-te uma sugestão então, e depois vamos refinando a função até ficar mais simples de utilizar.

Para fazeres o que pretendes, precisas de uma função recursiva que mantenha registo de várias coisas:

• O elemento que procuras
  • A lista onde procuras o elemento
  • A posição em que vais
  • Uma lista de posições onde já foi encontrado o elemento

Vou escrever o caso de base e tu vais tentar completar a função:

pos :: (Eq a, Num b) => a   -- o elemento que procuramos
                   -> [a]  -- a lista onde o procuramos
                   ->  b   -- a posição em que vamos
                   -> [b]  -- a lista de posições onde já encontrámos o elemento
-- caso base:
pos _ [] _ indices = indices  -- quando a lista onde procuramos acabar, devolver a lista de posições que acumulámos.
pos e (x:xs) i is  = -- agora completa tu aqui.

É suposto que aconteça o seguinte:

*Main> pos 2 [1,2,3,4,2] 0 []
[1,4]

Não te preocupes com os dois argumentos adicionais que passámos à pos. Eventualmente irão desaparecer; estão ali para te ajudar a perceber o funcionamento.

• Vote 1

Somente um detalhe a ser corrigido .

Prelude> :l Lista2.hs
[1 of 1] Compiling Main			 ( Lista2.hs, interpreted )
Ok, modules loaded: Main.
*Main> :t pos
pos :: (Eq a, Num a1) => a -> [a] -> a1 -> [a1] -> [a1]
[1,3]

pos _ [] _ indices = indices -- quando a lista onde procuramos acabar, devolver a lista de posições que acumulámos.
pos e (x:xs) i is = if e ==x then i:pos e xs i is else pos e xs (i+1) is		 -- agora completa tu aqui.

pos _ [] _ indices = indices -- quando a lista onde procuramos acabar, devolver a lista de posições que acumulámos.
pos e (x:xs) i is = if e ==x then i:pos e xs (i+1) is else pos e xs (i+1) is		 -- agora completa tu aqui.
---------------------
*Main> :r
[1 of 1] Compiling Main			 ( Lista2.hs, interpreted )
Ok, modules loaded: Main.
[1,4]
*Main>

Muitas vezes se precisa auxiliar uma pessoa mesmo que esteja a resposta óbvia mas a pessoa não consiga enxergá-la.

Obrigado por me auxiliar , guiar meu raciocínio passo a passo.

Grato !!