Jump to content

[Resolvido] Opengl glut keyboardfunc continua

seuqram
 Share

Recommended Posts

Bom dia.

Eu estou a desenvolver uma camara 3d com a biblioteca glut do opengl.

Está quase como terminada, apenas a movimentação da mesma está errada.

Eu usei esta funçao: glutKeyboardFunc para saber que tecla está a ser pressionada.

O problema desta função é que funciona do seguinte modo:

1->Se a tecla x está a ser pressionada executa a função de movimento 1 vez.

2->espera um determinado tempo.

3->se continuar a ser executada, agora, continua a função de movimento até a tecla x deixar de ser pressionada.

Ou seja esta função apenas é util para a escrita, por exemplo.

Já que esta função não convém á movimentação de objetos (como eu estou a fazer), queria uma função que captasse a tecla que está a ser primida e que seja continua.

Já procurei pela internet e não encontrei tal, pelo que vim a perguntar se algum de voces sabe.

Obrigado por ter lido este tópico ; )

Edited by seuqram

porque não é essa a maneira que se usa a função.

o que deverás fazer é ter um local (variável) que determina o estado da tecla. quando essa função é chamada, alteras o valor dessa variável para 1 ou verdadeiro e quando a mesma tecla é notificada através da função glutKeyboardUpFunc marcas como 0 ou falso.

dessa maneira, quando fazes a actualização do estado do mundo, verificas somente o valor dessa variável que determina se a posição da camera deverá ser actualizada.

por outras palavras, essa função não deverá ser usada para actualizar o mundo, mas para notificar o estado do teclado.

• Vote 1
IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p