msmsms Posted March 6, 2015 at 10:29 PM Report Share #578874 Posted March 6, 2015 at 10:29 PM (edited) objectivo 1: devolver as colunas cujos os seus valores sejam todos zero => JÁ ESTA objectivo 2: pegar nessas colunas e passar as linhas com mesmo indice a zeros e devolver as proximas colunas a zeros que resultam desta modificação=> AINDA PRECISO DE AJUDA ! #include<iostream> #include<stdlib.h> #include<math.h> #include<locale.h> using namespace std; char m[4][4] = {{0,1,0,1}, {0,0,0,1}, {0,1,0,1}, {0,1,0,0}}; int l=2; int main(){ setlocale(LC_ALL, ""); int cont = 0; for (int c=0;c<4;c++){ for (int l=0;l<4;l++){ if(m[l][c]==0) cont = cont + 1; } if (cont==4) cout << c << endl; cont = 0; } system("pause"); return 0; } Edited March 7, 2015 at 01:08 AM by msmsms Link to comment Share on other sites More sharing options...
thoga31 Posted March 7, 2015 at 02:02 AM Report Share #578887 Posted March 7, 2015 at 02:02 AM (edited) Um conselho: convém explicares melhor as tuas dúvidas. Para ti, elas são óbvias, mas nós não estamos a realizar o trabalho que tu estás a resolver. Portanto, para alguém te poder ajudar, convém estar a par do que estás a fazer da forma adequada. Após ler e reler os dois objectivos que descreveste, creio ter entendido o que pretendes. Quando verificas que uma coluna é composta apenas por zero, não estás a armazenar essa informação em lado nenhum, mas sim a colocá-la no cout, ou seja, no monitor, local onde a informação não será propriamente "utilizável". Por conseguinte, deverás ter uma forma de guardar os índices das colunas cujo conteúdo é constituído apenas por zeros - um array, porventura. Usando esses índices, aplicas dois ciclos encadeados (em tudo semelhantes ao que já tens feito) para aceder às linhas e atribuis o valor a zero. No final, repetes o procedimento inicial, que já tens feito. Aqui, eu aconselho o uso de uma função de forma a que não estejas a fazer Copy-Paste de código, o que não é, de todo, elegante e muito menos desejável. Caso tenhas alguma dúvida, coloca-se de forma clara e objectiva de forma a que os membros que entendam do assunto te possam responder e, consequentemente, ajudar. Caso tenhas dúvidas agora, talvez necessites de esperar até de manhã porque já passam das 2 horas da madrugada. Cumprimentos. Edited March 7, 2015 at 02:03 AM by thoga31 Knowledge is free! Link to comment Share on other sites More sharing options...
msmsms Posted March 7, 2015 at 06:14 AM Author Report Share #578888 Posted March 7, 2015 at 06:14 AM no caso desse exemplo apenas temos 2 colunas e se elas fossem 1000 se usar um vector auxiliar para guardar os indices das colunas a transformar em 0 nas linhas não da para todos os casos se eu definir um o tamanho de vetor como 1000 e mesmo percorrendo as 1000 posisões para obter os valores de indices eu acabo com um problema que é o valor zero guadado no vetor quando vou imprimir para todos os casos o zero estara sempre incluido nas muitas posições porque o vetor foi iniciado a zero por isso estou com bastante confusao para saber como fazer ja fiz aqui imensos testes e deu sempre broncas preciso mesmo de umas dicas resultem para um caso generico Link to comment Share on other sites More sharing options...
pwseo Posted March 7, 2015 at 11:51 AM Report Share #578894 Posted March 7, 2015 at 11:51 AM msmsms, Antes de te responder, vou fazer um pequeno desvio que considero importante. Uma vez que estás a escrever código C++ deverias fazer um esforço por não o misturar tanto com código C, ou seja: // Estas linhas: #include<stdlib.h> #include<math.h> #include<locale.h> // ...deveriam ser substituídas por estas: #include <cstdlib> #include <cmath> #include <clocale> Além disso, em C++ o return 0 no final da função main é implícito, pelo que podes simplesmente omiti-lo se o teu programa devolver sempre esse valor. E agora volto à tua questão. Tal como o thoga31, tive que reler a questão para compreender o que pretendes; não é que seja um problema de difícil compreensão, a tua explicação é que não foi a mais clara. Esquematizando, entendi que pretendes fazer o seguinte: 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 >>> 0 0 0 1 0 1 0 1 >>> 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 Ou seja, temos uma matrix 4x4 na qual identificamos as colunas 0 e 2 como sendo compostas por apenas zeros. Agora vamos transformar as linhas da matrix com esses índices (0 e 2) em linhas com apenas zeros também. Correcto? O thoga31 já te indicou que deves armazenar o número das colunas em algum lado, ao que respondeste que terias problemas se tivesses que armazenar 1000 colunas. Existem várias formas de contornar este problema. A solução mais simples é definires um limite máximo para o número de colunas e criares um array com esse tamanho, no qual cada posição representará se a coluna com essa posição tem ou não apenas zeros: // Máximo de 512 colunas (e linhas) const int MAXCOLS = 512; // Inicializar zcol com 512 zeros. bool zcol[MAXCOLS] = { 0, }; // Para dizeres que a coluna #4 era composta por apenas zeros, farias apenas: zcol[4] = true; Outra solução passa pela utilização da classe vector da linguagem C++ que te permite ter um array que vai aumentando de tamanho automaticamente: // Exemplo de como utilizar vectors em C++11 #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main() { vector<int> arr { 0, 2 }; arr.push_back(42); for (auto &i : arr) cout << i << endl; } // O output será: // 0 // 2 // 42 Outra solução passa por detectar primeiro o número de colunas da matriz e criar um array de bool com esse tamanho: ncol = ... // determinar o número de colunas da matriz bool *zcol = new bool[ncol]; ... delete[] zcol; Neste array zcol cada posição poderia assumir os valores true ou false consoante a coluna com essa posição fosse ou não composta por apenas zeros. Ainda outra solução seria fazer exactamente o mesmo mas utilizando as funções malloc e free. Uma vez que estamos a utilizar C++ não precisamos de fazer o desvio para esta solução. Uma última observação: se isto não é o que pretendes, então sugiro vivamente que refiras mais detalhes sobre a tua questão, nomeadamente sobre qual é o resultado final que pretendes e até mesmo possíveis resultados intermédios que possam ser úteis para uma compreensão melhor do problema. De facto, não consegui perceber a maior parte do teu último post, só mesmo a questão de ter 2 colunas ou 1000 colunas (que respondi acima). se usar um vector auxiliar para guardar os indices das colunas a transformar em 0 nas linhas não da para todos os casos Quais são os casos em que não funciona? Não te limites a tocar neles superficialmente, tens que explicar devidamente esses casos se eu definir um o tamanho de vetor como 1000 e mesmo percorrendo as 1000 posisões para obter os valores de indices eu acabo com um problema que é o valor zero guadado no vetor Este era um dos casos que referiste anteriormente? Se sim, não o compreendi; preciso de detalhes objectivos. quando vou imprimir para todos os casos o zero estara sempre incluido nas muitas posições porque o vetor foi iniciado a zero O mesmo que disse em cima. por isso estou com bastante confusao para saber como fazer ja fiz aqui imensos testes e deu sempre broncas preciso mesmo de umas dicas resultem para um caso generico E nós (eu, pelo menos) estamos confusos com a tua descrição. Que testes realizaste e que erros obtiveste? Sem esse tipo de informação é inútil estarmos aqui a mandar palpites. Precisamos mesmo que sejas mais claro e objectivo. 1 Report Link to comment Share on other sites More sharing options...
msmsms Posted March 7, 2015 at 03:44 PM Author Report Share #578905 Posted March 7, 2015 at 03:44 PM pwseo sim é isso que pretendo eu vou ler com mais atenção a resposta ja fiz o que o thoga31 recomendou uma função à parte para obter as colunas se não conseguir ajeitar o vetor para mudar as colunas para linhas eu deixo o meu novo código mais tarde obrigado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
msmsms Posted March 7, 2015 at 10:14 PM Author Report Share #578917 Posted March 7, 2015 at 10:14 PM (edited) eu continuo encrencado na parte de transformar linhas com 1's totalmente a 0's função alterar_linhas() não sei se a forma de como estive o dia de hoje a tentar solucionar o problema vai dar a solução era bom obter uma opinião penso que para voltar a percorrer as colunas tenho de ter um outro vector auxiliar que me permita registar as colunas já consideradas nas etapas anteriores e gerei mais um vector auxiliar desta vez com o nome elimina entretanto com tantas coisas a ter em atenção não sei o que mais fazer nas funções obter_colunas() e alterar_linhas() por forma a obter o output esperado, que neste caso com esta nova matriz será: // dia 1: 0 6 // dia 2: 1 2 7 // dia 3: 3 9 // dia 4: 4 5 9 o certo é que eu já consigo com este programa obter: 0 6 mas não consigo passar disso #include<iostream> #include<stdlib.h> #include<math.h> #include<locale.h> //#include<array> using namespace std; #define MAX 5000 // deve suportar uma matriz ate 5000 colunas ou 5000 linhas int l=2; int m = 10; // maximo de colunas /////////////////////////////////////////////// // uma das matrizes a ser validada char adj[MAX][MAX] = {{0,1,1,0,0,0,0,0,0,0}, // l=0 {0,0,0,1,0,0,0,0,0,0}, // l=1 {0,0,0,0,0,1,0,0,0,0}, // l=2 {0,0,0,0,1,1,0,0,0,0}, // l=3 {0,0,0,0,0,0,0,0,0,0}, // l=4 {0,0,0,0,0,0,0,0,0,0}, // l=5 {0,0,0,0,0,0,0,1,0,0}, // l=6 {0,0,0,0,0,0,0,0,1,1}, // l=7 {0,0,0,0,0,0,0,0,0,0}, // l=8 {0,0,0,0,0,0,0,0,1,0} // l=9 }; // OUTPUT ESPERADO: // dia 1: 0 6 // dia 2: 1 2 7 // dia 3: 3 9 // dia 4: 4 5 9 int v[MAX] = {0}; // deve considerar o zero apenas quando necessario int elimina[MAX] = {0}; // para guardar as colunas já tratadas e não as voltar a considerar struct conserva{ // ainda não sei se é necessário int dia; int topicos[MAX]; }; struct conserva guardar, *link; void obter_colunas(){ int cont = 0; for (int c=0;c<m;c++){ // c=0 c=1 c=2 c=3 c=4 c=5 c=6 c=7 c=8 c=9 for (int l=0;l<m;l++){ if(adj[l][c]==0) cont = cont + 1; } if (cont==m) // incremento aqui 1 para conseguir anular os zeros que estao de origem no vetor // posteriormente em alterar_linhas() subtrai-se 1 v[c] = c+1; if (v[c] != 0) cout << v[c]-1 << endl; // apenas para teste elimina[i] = v[i]-1; cont = 0; } } int contar_dias = 0; // contar os dias que ultrapassem o limite (l) void alterar_linhas(){ for (int i=0; i<m; i++){ // percorrer o vetor obtido em obter_colunas() for (int l=0;l<m;l++){ // percorrer a matriz por linhas for(int c=0;c<m;i++){ // percorrer a matriz por colunas if (l == v[i]-1) // se a linha for igual a algum valor do vetor // alterar os valores de toda esta linha para zero adj[l][c] = 0; } } } //limpar o vetor v for (int i=0; i<MAX; i++){ if (v[i] !=0) v[i] = 0; } } int main(){ setlocale(LC_ALL, ""); obter_colunas(); system("pause"); return 0; } Edited March 7, 2015 at 10:14 PM by msmsms Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted March 8, 2015 at 07:46 AM Report Share #578930 Posted March 8, 2015 at 07:46 AM podes fazer o favor de apresentar o enunciado ? é que existe uma maneira mais fácil de resolver o problema ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
msmsms Posted March 8, 2015 at 05:10 PM Author Report Share #578961 Posted March 8, 2015 at 05:10 PM (edited) podes fazer o favor de apresentar o enunciado ? é que existe uma maneira mais fácil de resolver o problema ... eu já tenho a etapa dos inputs e obtenção da matriz de adjacência através desses inputs feita só me falta mesmo obter os ouputs através da matriz de adjacência o que está a ser muito difícil para mim por isso fiz este código à parte já com a matriz dentro do corpo do código para simplificar e obter ajuda mais directa tens a certeza que existe uma maneira mais simples? Edited March 9, 2015 at 05:58 PM by msmsms Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted March 8, 2015 at 05:43 PM Report Share #578963 Posted March 8, 2015 at 05:43 PM claro que existe uma maneira mais simples de fazer o que pretendes. o problema fulcral é que tu não deste hipótese de variar a resolução do problema, e foi por essa razão que pedi o enunciado. olha para o que escreveste aqui: objectivo 2: pegar nessas colunas e passar as linhas com mesmo indice a zeros e devolver as proximas colunas a zeros que resultam desta modificação=> AINDA PRECISO DE AJUDA ! dizes que tens de fazer isso, mas na realidade o processo é muito mais simples se não tiver as restições que ditas nessa linha (devolver as linhas, etc ...) isto porque fica implícito que pretendes ter dois passos dstintos: - saber que linhas tem tudo a zero - alterar as colunas com esses indices para tudo a zero. a questão é que se não for dois passos distintos, tudo fica muito mais simples: iterar por todas as linhas da matriz iterar por todas as colunas da matrix somar os valores das colunas iteradas se o somatório for zero iterar todas as linhas da matriz atribuir o valor de zero à célula da linha iterada pela coluna de número correspondente à linha iterada no ciclo mais exterior prontos ... tudo feito de uma vez. nota : não sei o que pretendes fazer assim como o procesos é o necessário para o realizar. o comentário é relativo somente à questão colocada no tópico. IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
msmsms Posted March 8, 2015 at 06:24 PM Author Report Share #578966 Posted March 8, 2015 at 06:24 PM iterar por todas as linhas da matriz iterar por todas as colunas da matrix somar os valores das colunas iteradas se o somatório for zero iterar todas as linhas da matriz atribuir o valor de zero à célula da linha iterada pela coluna de número correspondente à linha iterada no ciclo mais exterior eu não consigo entender o que dizes estás a dizer para eu percorrer a matriz por linhas e depois por colunas for (linhas) for(colunas) e o depois não entendo o resto, onde é que entra ai a utilização da matriz de adjacência adj[l][c] ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted March 8, 2015 at 07:52 PM Report Share #578972 Posted March 8, 2015 at 07:52 PM eu não consigo entender o que dizes não posso fazer mais ... seria escrever o código todo ... e o depois não entendo o resto, onde é que entra ai a utilização da matriz de adjacência adj[l][c] ? nota : não sei o que pretendes fazer assim como o procesos é o necessário para o realizar. o comentário é relativo somente à questão colocada no tópico. 1 Report IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts