Jump to content

[C++] Ajuda: 3 progr. c/ alguma urgência

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal.

Estou no 12º e tenho uns exercícios para fazer, e estou muito mal com o C++... tive 8 no final do periodo e não consigo fazer isto.  :wallbash:

Os programas são os seguintes (enunciados dos mesmos):

1) Um programa que leia uma sequência alfanumérica do teclado e depois a escreva no ecrã por ordem inversa.

2) Um programa que procure um caracter qualquer, de um input do teclado a sêquencia alfanumérica de 65 caracteres de comprimento. Quando o caracter for encontrado deverá escrever no ecrã, a posição que o mesmo se encontra (no arary de 65). Se o caracter não existir, deve aparecer a mensagem: "Caracter não encontrado!"

3) Dada uma matriz unidimensional de 55 elementos inteiros, pretende-se:

Preencher a matriz de forma a que os elementos de índice par sejam todos iguais a -1.

Desculpem a possível "noobice" disto mas o stor não ajuda muito (quem acreditar muito bem quem não acreditar dispensam-se comentários parvos como já se passou noutro tópico para com o allskin que é meu colega de turma e sabe bem o que se passa).

De qualquer maneira... agradecia muito qualquer ajuda que me possam dar  👍

Posted

Hellblazzer, deixa-me só deixar um conselho.

A forma como estás a expor a questão poderá levar muita gente a intrepretar o teu post como um "pedido para te fazerem os trabalhos" e certamente nao será essa a tua ideia, eu precebi, mas pode haver quem assim nao entenda o post.

Devias de expecificar melhor quais as tuas duvidas, e o que já tens feito, etc..

👍 bons post's! 😉

cool stuffs to check.

http://blog.zxcoders.com//

Posted

Hm não era bem isso, eu pretendia para números ou letras, acho que o stor quer que nos fassamos isso de maneira que "simplesmente" seja feito um output "virado do avesso" seja do que for 👍

Não percebi...  😉

Já agora,

Para o 2:

Lês o caracter, depois inicializas uma flag a 0 e percorres o array com um for. Cada posição que percorras comparas com o caracter lido e incrementas a flag. Se o caracter lido for igual a posição é o valor da flag.

Para o 3:

Uma forma de testar se um número é par é se o resto da divisão inteira por 2 for 0.

if ((num%2) == 0)

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Posted

Para já obrigado pela ajuda! =D

Hm não era bem isso, eu pretendia para números ou letras, acho que o stor quer que nos fassamos isso de maneira que "simplesmente" seja feito um output "virado do avesso" seja do que for 👍

Não percebi...  😉

O stor quer que se declare 1 array string (letras ou números) e que se introduza por exemplo "x007" e no output apareca "700x"!

Já agora,

Para o 2:

Lês o caracter, depois inicializas uma flag a 0 e percorres o array com um for. Cada posição que percorras comparas com o caracter lido e incrementas a flag. Se o caracter lido for igual a posição é o valor da flag.

O que é uma flag? =P

Para o 3:

Uma forma de testar se um número é par é se o resto da divisão inteira por 2 for 0.

if ((num%2) == 0)

E depois, se for como o meto igual a -1 e faço o output disto tudo? =S

Posted

Hellblazzer, deixa-me só deixar um conselho.

A forma como estás a expor a questão poderá levar muita gente a intrepretar o teu post como um "pedido para te fazerem os trabalhos" e certamente nao será essa a tua ideia, eu precebi, mas pode haver quem assim nao entenda o post.

Devias de expecificar melhor quais as tuas duvidas, e o que já tens feito, etc..

😉 bons post's! 🙂

Eu não quero meter ninguém a trabalhar por mim lolol

Eu basicamente não tenho nada feito pois, para ser sincero, não precebo nada disto, a melhor nota da turma foi 6,3 e foi a minha (como já disse noutro tópico do allskin) =\

Estou à procura num livro que tenho que é o C++ DeMystified "A Self-Teaching Guide" de Jeff Kent mas está grave para encontrar alguma coisa que me ajude realmente  :dontgetit:

Posted

Uma flag é uma variável qualquer. Tipo int var = 0...

Quanto ao 3º não sei, no enunciado que puseste não falas nada de outputs.

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Posted

Ok, peço desculpa, vou reformular o 3) então:

3) Dada uma matriz unidimensional de 55 elementos inteiros, pretende-se pedir ao user que introduza os 55 elementos e de seguida analisar todos, os que forem pares passam a ser "-1" e será feito o output deles todos (ímpares ficam iguais) e os pares passaram todos a -1.

Posted

Depois de meter os elementos lá dentro podes fazer:

num = 0;
for (i=0; i<65; i++) {
    num = array[i];
    if((num % 2) == 0) {
        num = -1;
    }
    printf("%d", num);
}

É algo do género mas não testei.

Posted

O array é o array de que fala o enunciado!

O %d indica que se lê um inteiro mas penso já ter respondido a uma questão destas noutro tópico. Não foi a ti? 😉

Posted

Espera lá... no 1º post dizes que o índice do array é que tem que ser par, e da 2ª vez que expões o problema já dizes que é o seu conteúdo que tem que ser par. Vê lá bem o que é pretendido!

Desaparecido.

Posted

No 1º post eu disse:

3) Dada uma matriz unidimensional de 55 elementos inteiros, pretende-se:

Preencher a matriz de forma a que os elementos de índice par sejam todos iguais a -1.

Elemende de índice par, ou seja, número que formam o array que sejam pares... foi isso que quiz dizer!

Posted

Isso eu já não tenho a certeza... Mas penso que o que foi feito aqui ele considerou certo.

Quanto ao do output de um array pela ordem inversa tive a ver +- o que podia fazer e vejam o que acham do código (não testei):

#include <iostream.h>
#include <string.h>
#include <stdio.h>
main(){
char x[11];
cout << "Introduza uma sequência alfanumérica de 10 caracteres.";
cin >> x[ i];
for (i=10; i=0; i--){
	cout << x[i];
}
}
Posted

Ok obrigado, não sabia disso. Tks por emendarem, já o ia fazer...

Para a próxima já sabes! 😛

#include <stdio.h>
#include <string.h>

int main(void) 
{
    char str[10];
    int len;

printf("Introduza uma sequencia alfanumerica de 10 caracteres: ");

gets(str);

len = strlen(str);
    printf("Tamanho da string: %d\nString invertida: ", len);

for(; len >= 0; --len)
    {
       printf("%c", str[len]);
    }

return 0;
}

Não verifiquei se a string inserida pelo utilizador era válida para não tornar o código mais complicado, penso que assim percebes facilmente! 😞

<3 life