Jump to content

S7-1200 dar comandos a um Bonfiglioli

Recommended Posts

Boas tardes.

Tenho andado as voltas para conseguir ligar um variador Bonfiglioli AGL402-07 por PROFIBUS ao autómato S7-1200 e dar comandos ao mesmo para iniciar ou para mudar a velocidade.

Alguém me pode dar uma ajuda pois no TIA Portal v11 ele aparece la como ele sabe que esta la o variador mas não consigo mandar comandos para o variador.

Grato pela atenção

Comprimentos

Não percebi se só tens 1 dúvida ou mais.

Nunca usei esse tipo de variadores, nos variadores Siemens, quando acrescentas 1 variador à rede profibus, e configuras direitinho, por default ficas com 2 words (depois pode-se mexer)

a 1ª word são os Estado do variador (PIWxxx) e comandos para o variador (PQWxxx),

a 2ª word são a Velocidade atual (PIWxxx+2) e Setpoint de velocidade (PQWxxx+2)

Ricardo Timóteo

Sim e neste caso supostamente também ficaria segundo os manuais da Bonfiglioli AGL402-07 da para o ligar em modo profibus basta comprar uma placa e configurar.

Mas no tia portal v11 ele aparece la como os da Siemens ele detecta tudo normal chega a parte de ele fazer alguma coisa e não faz nada ... terá alguma coisa haver com os baudrates de comunicação?

Comprimentos

Baud-rates, endereços, terminações físicas, e outras configurações DP. Se não estiverem corretas, não comunica.

O Variador não te dá nenhuma indicação do estado de comunicação?

No TIA Portal/CPU, não tens nenhum erro de comunicação?

Se não tiveres erros de comunicação em nenhum equipamento, pode ser uma questão de parametrização do variador, ou falta de 1 shunt no enable...

Ricardo Timóteo

Vou fazer mais alguns testes e reler todo manual do utilizador do variador, e ver se rectifico ou melhoro Baud-rates, endereços, terminações físicas, e outras configurações DP.

O variador já fez o motor andar mas não era bem as instruções que eu lhe estava a dar logo pode ser mesmo uma questão de ver as velocidades de comunicação e mais alguns parâmetros para por a trabalhar como deve ser.

Mal eu tenho novidade e espero que seja boas novidades eu volto para partilhar.

Um muito obrigado pela disponibilidade

Comprimentos

Se o variador andou... Duvido que o problema sejam as baud rates.

Muito provavelmente é o mapeamento dos comandos que poderá estar mal ou incompleto. Nota que poderás ter de inverter bits dependendo da topologia do processador dentro do bonfiglioli.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}