Ir para o conteúdo
Whiteangel

Sistemas operativos

Mensagens Recomendadas

Whiteangel

Boas pessoal, não sei onde colocar a minha duvida.

Mas eu pretendia uma lista com alguns sistemas operativos mais conhecidos, mais usados, ja pesquisei mas aparece-me variadas informações que me deixam duvidas. Podiam ajudar-me a criar essa lista de sistemas operativos mais populares sendo eles os mais importantes?

MS-DOS

Mac OS X

Unix

Windows

Linux

iOS

Android

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Linux é um kernel. GNU/Linux é um sistema operativo.

Seguindo em frente... Estás apenas a contar sistemas para "mobile devices" e desktop, ou também estás a considerar os sistemas utilizados em servidores ?

Talvez fosse de não esquecer o OS/2 que apesar de em Portugal não ter assim tanto uso, ainda se mantém "vivo e bem vivo", nalguns sectores expecificos. Também seria de mencionar o AS/400 (sucessor do System/36), que ainda mantém uso em servidores.

A lista podia continuar!

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

Bem, alargando um pouco mais o "expectro", talvez inlcuir o VMS/VAX e claro o "sucessor", OpenVMS, e se falarmos em maquinas que apesar de "descontinuadas", continuam em bom uso, o True64 Unix ainda tem uma boa legião de seguidores.

A nível de RTOS, talvez fosse bom incluir o QNX.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo

acho estranho os FreeBSD e Solaris ainda não terem sido mencionados ...

ps : para não falar em imensos sistemas que apareceram à uns anos para dispositivos móveis

Editado por HappyHippyHippo

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Boa noite,

@HHH: Tens razão, não me lembrei dos BSD (FreeBSD, NetBSD, OpenBSD), Sun Solaris e agora que li, lembrei-me do SCO-Unix, que ainda tem bastante uso.

Sobre os sistemas para telemóveis, são tantos, que a destacar, acho que o mais simples seria mencionar os que "mais se usam", Android, iOS, Windows Phone, e se recuar-mos um bocado mais o PalmOS.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

assinatura.jpg

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.