Jump to content

Salvar e atualizar no Access 2010 usando datagridview do VB 2008 via código

Paulo Sancho
 Share

Recommended Posts

Bom pessoal,

Sou iniciante no VB 2008 e estou usando o formulário Campo com uma datagridview vinculada, via código, com o banco de dados Usuário, na tabela Campo, desta forma:

Private Sub Campo_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
	' conecta com o banco de dados
	Conec_USU()

' Cria dataset e dataadapter
	Dim ds_Camp As New DataSet
	Dim da_Camp = New OleDb.OleDbDataAdapter("Select * from campo", conecta_USU)
	da_Camp.FillSchema(ds_Camp, SchemaType.Source, "Campo")
	da_Camp.Fill(ds_Camp, "Campo")

' Configura o datagridview
	Me.dg_Camp.DataSource = ds_Camp
  	 Me.dg_Camp.DataMember = "Campo"

End Sub

O que eu quero é editar a datagridview, atualizando e incluidando, e depois salvar as atulizações no banco de dados. Já sei com fazer usando o assistente, mas quero fazer via código, pois tenho 5 banco de dados, todos em access, para relacionar com essa tabela.

Então como faço?

Obrigado.

Sei que nas versões anteriores tem o OleDbCommandBuilder para atualizar a tabela diretamente no banco de dados, mas no VB 2008 esse comando não aparece.

Portanto como faço para a atualizar semelhante ao comando: Me.CampoTableAdapter.Update(Me.DBCampDataSet). quando se usa um dataset tipado?

Obrigado