joaorosa Posted December 28, 2006 at 06:33 PM Report #72995 Posted December 28, 2006 at 06:33 PM Boas! Eu estou agora a iniciar nos SGBD, e um professor meu aconselhou-me a conhecer no SQL Server 2005. Recomendou-me alguma bibliografia (da editora Wrox)... Mas eu tenho muitas dúvidas. Quanto é que custa uma licença de SQL Server 2005? O que é necessário instalar no servidor? O meu professor falou-me do Firebird (http://www.firebirdsql.org/), outro sistema, mas não o entendi bem... Alguém o conheçe, e quais são os pontos em comum com o SQL Server? Desculpem lá tantas dúvidas, mas penso que é o lugar e com as pessoas certas!!! Obrigado cps
Knitter Posted December 28, 2006 at 07:05 PM Report #73017 Posted December 28, 2006 at 07:05 PM Posso dizer-te que uma licença de SQL Server 2005 Express Edition custa absolutamente nada 😞. Sim a Microsoft oferece, sem qualquer tipo de pagamento, o motor na sua versão Express, é mais limitada que a profissional mas é já usada em vários sistemas comerciais devido ao seu baixo preço, depende do que vais fazer claro. O firebird apenas conheço por ser open source, nunca usei, mas é muito usada como alternativa ao SQL Server da Microsoft. Depende agora do que queres fazer e até que ponto vais usar o sitestema relacional. Não sei se também conheces, mas a base de dados considerada a melhor no mundo do open source é o postgresql. Sinceramente já usei Oracle, SQL Server, PostgreSQL e MySQL, qualquer um é um bom motor, depende muito do que queres fazer. Em relação ao firebird, é suposto ser uma das mais fáceis de incorporar nas aplicações.
rgcaldas Posted December 28, 2006 at 07:06 PM Report #73019 Posted December 28, 2006 at 07:06 PM Boas O FirebirdSQL não conheço, mas se queres um que podes experimentar sem problemas tens o MySQL que é grátis. Quanto ao SQL2005 tens varias formas de licenciamento por isso vai variar, o melhor é consultares o site da microsoft ou uma empresa que venda MS. Quanto as diferenças, vão existir sempre de SGBD para SGBD, mas se for baseado em SQL, pelo menos deve cumprir o standard SQL92.
joaorosa Posted December 29, 2006 at 02:00 AM Author Report #73160 Posted December 29, 2006 at 02:00 AM E posso construir as bd em visual studio né?? porque eu sou muito novo nisto!! 😞 cps
M6 Posted December 30, 2006 at 07:09 PM Report #73537 Posted December 30, 2006 at 07:09 PM Sim, podes usar o VS sem problemas. Aconselho-te a fazeres download do TOAD Free para SQL Server, uma vez que o SQL Server Express Edition não vem com Enterprise Manager. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Knitter Posted December 30, 2006 at 07:25 PM Report #73544 Posted December 30, 2006 at 07:25 PM Para o SQL Server Express podemos utilizar o SQL Server Management Studio Express, que também é gratuito. Não conheço as diferenças entre os dois por isso não até que ponto é equivalente.
joaorosa Posted December 31, 2006 at 01:55 PM Author Report #73672 Posted December 31, 2006 at 01:55 PM Pelo que estive a ler no site do firebird (www.firebirdsql.org ou www.dotnetfirebird.org), o firebird é equivalente ao sql server, podendo ser utilizado com interface .NET... Isso interessa-me... O problema é que me estou a inciar as bd, logo sou um nabo com isto... Precisava de saber, uma vez que o VS me pede, como é que configuro o servidor para começar a construir as bd... Se é assim que tenho de começar a trabalhar... Espero não estar a dizer nenhuma barbaridade! cps virtuais e um bom ano
xeo Posted August 1, 2008 at 12:19 PM Report #202243 Posted August 1, 2008 at 12:19 PM O MS SQLServer é que é equivalente ao firebird, porque ainda a MS não tinha comprado o programa á informix e mudara o nome para SQL Server já a firebird existia. >😄 Não te esqueças que o SQL Server 2005 Express Edition só permite até 3 ligações simultâneas, a partir dai a performance começa a degradarse. O.K. há muitos programas comerciais a utilizarem a SQL Server 2005 Express Edition mas isso são questões comerciais não técnicas. Há um doc. interno da MS que não aconselha a SQL Server 2005 Express Edition para ambientes de produção. Quanto ao firebird, é muito leve, rapida, tem vários programas para administrar, um grande suporte para todas a linguagens, multiplataforma. A decisão é tua. Fica bem.
M6 Posted August 4, 2008 at 09:37 AM Report #202806 Posted August 4, 2008 at 09:37 AM O MS SQLServer é que é equivalente ao firebird, porque ainda a MS não tinha comprado o programa á informix e mudara o nome para SQL Server já a firebird existia. >😉 Apenas uma pequena correcção. A MS comprou o SQL Sever à Sybase e não à Informix. O SQL Server 6.5 é irmão gémeo do SQL Anyware da altura. A partir daí evoluiu por si e seguiu o seu próprio caminho. O SQL Server não é equivalente ao Firebird, muito menos o é pelo simples facto do Firebird já existir nessa altura. 10 REM Generation 48K! 20 INPUT "URL:", A$ 30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50 40 PRINT "404 Not Found" 50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."
Recommended Posts