Jump to content

Partilha de ficheiros em LAN

jmanson
 Share

Go to solution Solved by jmanson,

Recommended Posts

Bom dia

O meu problema é o seguinte:

Tenho 3 PCs em casa, ligados em rede. Na pasta partilhada de um dos pcs tenho varias pastas. O que eu pretendia fazer era de alguma forma controlar o acesso a essas pastas, por exemplo: à pasta '1' só podia aceder a pessoa A, à pasta '2' podia aceder a pessoa A e B, e por ai ...

Qual a melhor forma de fazer isto?

Não queria mesmo ter de instalar o windows server.

😄

Edited by jmanson

Obrigado pela ajuda. 😄

O FileZilla parece-me bom, mas tem um pequeno problema que queria ultrapassar.

Quando acedo à pasta partilhada do servidor, por ftp, no windows explorer e escolho abrir um determinado ficheiro esse ficheiro abre no browser de internet e não no programa correto. (ex: ao abrir um TXT abre no IE, ao abrir um JPG abre no IE)

É um detalhe que queria mudar, porque queria por isto a funcionar da maneira mais simples para as pessoas que o vão utilizar. Por exemplo a pessoa A acede à pasta partilhada nos servidor, insere o seu login\password e tem acesso à subpasta permitida, o problema vem depois quando a pessoa A tenta usar os ficheiros ...

Estas a perceber?

Outra coisa, não posso simplesmente usar o sistema de partilha de ficheiros do windows com login e passwords?

Boa tarde,

Em Windows Server tal tarefa é "trivial", mas nas restantes versões do Windows, as coisas são "longe disso".

Em teoria isso funciona lindamente, como podes ver neste link, na prática, as coisas não são assim tão simples e funcionais.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Eu pretendia resolver a questão da partilha da forma mais simples possivel. O utilizador A acedia à rede (pelo explorador do windows) inseria a password e tinha acesso às respectivas pastas.

O filezilla n resulta, a partilha do windows XP n tem permissões.

Alguém me pode recomendar alguma forma?

Boa tarde,

Podes usar o net use e o net share, na partilha definires quem pode aceder à pasta e usar o net use para autenticar o utilizador.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"