Jump to content
thoga31

Windows 10 - o que acham?

Windows 10 Technical Preview  

29 members have voted

1. 1. O que acham do Windows 10?

• Não instalei e não pretendo experimentar
      8
    • Não instalei mas pretendo experimentar um dia destes
      11
    • Estou a adorar, é praticamente perfeito
      6
    • Ainda precisa de melhoramentos
      3
    • Estou dividido acerca deste OS relativamente ao Windows 7 ou anterior
      1
    • Estou dividido acerca deste OS relativamente ao Windows 8/8.1
      0
    • Não estou a gostar
      0
    • Não consegui instalar
      0

Recommended Posts

thoga31

Olá, pessoal.

Mais alguém por aqui anda a testar o Windows 10 no dia-a-dia?

Se sim, o que têm achado até agora?

Cumprimentos.

Knowledge is free!

nelsonr

Ainda não o instalei, mas estou curioso para verificar as alterações no UI.

No entanto acho que a notícia sobre a existência de um keylogger deve afastar algum pessoal de o testar

passarito

No dia-a-dia não, mas já instalei numa máquina mas ainda não tive tempo para testar aquilo...

Já agora, quando fui buscar a imagem estava lá um código que guardei religiosamente, só que quando instalei ele não me pediu a chave e fui verificar se o windows estava activado e não é que estava mesmo.

Também vos aconteceu isto? Se sim, para que é a chave?

Outra coisa, não consegui instalar numa VM. Nem no Virtual PC, nem no VMware. Tive de instalar directamente num PC.

Edited by passarito

thoga31

Não sei qual o motivo de haver a dita chave, mas é igual para todos. Suspeito que é uma chave atribuída a este Technical Preview e que não tem limite de PCs onde pode estar instalado, isto porque todo o Windows precisa de estar activado com uma chave, mas esta chave pode ser válida para apenas um PC ou para mais.

Anyway, aqui vai um resumo da minha experiência.

Instalei o Windows 10 no meu desktop. Em vez de manter o Windows 8.1, decidi criar uma pen de recuperação, que está guardada religiosamente, e instalar o Windows 10 em seu lugar. Assim posso usar obrigatoriamente o Windows 10 em todas as minhas tarefas diárias e "sentir" a performance dele numa máquina "de verdade" e não numa virtual (que é sempre bastante inferior num sistema destes). Não há melhor forma de "caçar bugs" e conhecer bem o sistema, penso.

Eu li as Políticas todas antes de instalar o 10 e aceitei - sei que tenho a Microsoft a "vigiar" o que estou a teclar, mas como não tenho nada a esconder nem sou criminoso, deixo que façam isso para entenderem o uso que dou ao sistema, nomeadamente, por exemplo, os atalhos de teclado, incluindo os novos para os múltiplos desktops.

Entretanto já dei vários feedbacks na App disponibilizada de origem - Windows Feedback. Já detectei alguns bugs e tenho imagens da maioria e pretendo criar um tópico no fórum oficial a expor esses casos.

O Start Menu, que em tempos do Windows Vista já não me dizia nada, tem uma receita que me faz ponderar imenso deixar o Start Screen, que eu aprecio bastante. O Start Menu permite-me listar as minhas aplicações Modern UI mas ter apenas as que mais interessam com Live Tiles. Claro que com o Start Screen também posso fazer isso, mas acho que o Apps Menu não é muito bom, excepto para dispositivos tácteis. O facto de poder consultar informação rápida sem ter de sair do desktop é-me vantajoso - penso que as Live Tiles são um óptimo equivalente e substituto dos clássicos widgets.

Os múltiplos desktops precisam de meia dúzia de funcionalidades extra e o sistema fica perfeito. As Apps Modern UI em modo window e não full-screen ainda têm um comportamento errático em algumas situações, principalmente na transição entre janelas usando a taskbar ou quando uma aplicação precisa de aceder ao explorer.

No geral, o sistema tem melhorias notórias e a dualidade Modern/Classic UI dissipou-se. Podem argumentar que as Apps Modern UI têm aquele layout diferente com as subsequentes diferenças de funcionalidades, mas já as aplicações clássicas têm no seu reportório imensos programas que têm layouts e funcionamentos distintos do habitual, pelo que este Modern UI não deixa de ser mais uma "categoria" equivalente. E muito sinceramente, prefiro imenso as aplicações Modern UI para certas tarefas, como o Mail, Calendário ou Música, do que as clássicas (Outlook, Media Player, etc).

As sugestões inteligentes do Snap View são imensamente úteis, sem dúvida uma óptima melhoria desta funcionalidade.

Vou continuar a usar e a dar feedback à Microsoft, e entretanto também posso ir dando opiniões por cá.

Knowledge is free!

Virneto

Eu sou 1 dos 3 que, à data deste post, dizem "Não instalei e não pretend experimentar".

Já estou escasso de tempo neste momento e, já que é para testar, entre Fedora 21 e Windows 10... Assim que tiver um tenpinho vou mas é testar o fedora 21.

Já tive anos sufcientes de windows.

Anyway, aqui vai um resumo da minha experiência.

Em vez de manter o Windows 8.1, decidi criar uma pen de recuperação, que está guardada religiosamente, e instalar o Windows 10 em seu lugar.

(...)

(...)

Entretanto já dei vários feedbacks na App disponibilizada de origem - Windows Feedback. Já detectei alguns bugs e tenho imagens da maioria e pretendo criar um tópico no fórum oficial a expor esses casos.

(...)

Vou continuar a usar e a dar feedback à Microsoft, e entretanto também posso ir dando opiniões por cá.

força nisto! :P

"Que inquieto desejo vos tortura, Seres elementares, força obscura? Em volta de que ideia gravitais?" >> Anthero de Quental

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Linuxando.com | ...

passarito

Não sei qual o motivo de haver a dita chave, mas é igual para todos.

Não é igual para todos, não! Em dois sites diferentes da M$ têm duas chaves diferentes

aqui: http://windows.microsoft.com/en-us/windows/preview-iso

e aqui (na Preinstall Information): http://www.microsoft.com/en-us/evalcenter/evaluate-windows-technical-preview-for-enterprise

Instalei o Windows 10 no meu desktop.(..) Assim posso usar obrigatoriamente o Windows 10 em todas as minhas tarefas diárias e "sentir" a performance dele numa máquina "de verdade" e não numa virtual (que é sempre bastante inferior num sistema destes). Não há melhor forma de "caçar bugs" e conhecer bem o sistema, penso.

Não tenho nada contra a tua opção, mas é um mau presságio quando numa versão de testes não se deixa instalar um SO numa VM.

Será que a versão final vai poder correr numa VM?

Eu li as Políticas todas antes de instalar o 10 e aceitei - sei que tenho a Microsoft a "vigiar" o que estou a teclar, mas como não tenho nada a esconder nem sou criminoso, deixo que façam isso para entenderem o uso que dou ao sistema, nomeadamente, por exemplo, os atalhos de teclado, incluindo os novos para os múltiplos desktops.

Não te iludas, a M$ vigia mais do que diz. Vigia o que tu teclas mesmo num SO final! A não ser que o tenhas desligado da net, mas mesmo assim, assim que tu o ligas à internet ele envia uns Log's para o "Boss".

Mas não quero de todo entrar neste assunto neste tópico senão isto está sujeito a dar origem a uma guerra tipo Norte/Sul!

De resto é um bom tópico, com uns feedbacks interessantes.

thoga31

Não é igual para todos, não! Em dois sites diferentes da M$ têm duas chaves diferentes

aqui: http://windows.microsoft.com/en-us/windows/preview-iso

Eu apenas me referi a essa chave, não conhecia a outra. De qualquer das formas, com uma ou com outra, são chaves públicas sem limite de PCs, suponho. Nada disso te vai afectar a utilização do OS. Como é referido no segundo link por ti fornecido, para efeitos de recuperação podes usar aquela chave.

Não tenho nada contra a tua opção, mas é um mau presságio quando numa versão de testes não se deixa instalar um SO numa VM.

Será que a versão final vai poder correr numa VM?

Esqueci-me antes de comentar esta situação.

Tenho o Windows 10 numa VM no meu portátil sem problemas. Portanto, não é um mau presságio este OS não poder ser instalado numa VM uma vez que ele pode efectivamente ser instalado numa VM - no Microsoft Group Portugal, no Facebook, quase todos aqueles que estão a experimentar o OS têm-no em VM.

O que é mau é, por conseguinte, o facto de tu não conseguires instalar numa VM. Tens de fazer "debug" da situação. Qual a descrição do erro que te dá? Não sei se experimentaste no VirtualBox, mas é nele que crio todas as minhas VMs. Caso tenhas uma CPU que disponibilize SLAT, podes criar recorrendo ao Hyper-V.

Não te iludas, a M$ vigia mais do que diz. Vigia o que tu teclas mesmo num SO final! A não ser que o tenhas desligado da net, mas mesmo assim, assim que tu o ligas à internet ele envia uns Log's para o "Boss".

Mas não quero de todo entrar neste assunto neste tópico senão isto está sujeito a dar origem a uma guerra tipo Norte/Sul!

Continuo de consciência tranquila, preocupava-me se fosse criminoso. Preocupa-me mais o estado da sociedade e o meu futuro enquanto cidadão neste mundo cada vez mais moribundo do que uns logs enviados à Microsoft acerca de coisas sem jeito que não são crime ;)

Edited by thoga31

Knowledge is free!

Ridelight

Bem eu estou a testar, e estou a gostar, sobretudo das evoluções que tem surgido com as sucessivas builds.

Estou agora a tentar a FBL_Awesome1501 9935.

apocsantos

Boa noite,

"So far, so good", gostei particularmente da noticia recente de que irá funcionar no raspberry pi 2.

A cada nova versão está um pouco melhor, mas ainda é muito "voraz" no consumo de ram.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

thoga31

Experimentei a Cortana e ela precisa de ser afinada. Os meus microfones - auscultadores e webcam - não são brilhantes, pelo que a qualidade de som produzida não é a melhor: como consequência, a Cortana sai-se com coisas do arco da velha, apesar do meu inglês ser bastante razoável. No entanto, o Google percebe na boa as minhas pesquisas de voz. Além disso, não consigo meter a funcionalidade "Hey Cortana" a funcionar de maneira nenhuma.

Fora a Cortana, continuo a apreciar cada vez mais o Windows 10. De facto ele ainda é voraz na RAM, como disseste @apocsantos, além de que o arranque é moroso e pesado. Sendo previews builds, não seria de esperar performance "afinada" - quem usou o Windows 8 Developer e Release Previews terá experienciado algo deste género.

Para quem está "agarrado" ao Windows 7 poderá muito bem vir a gostar do 10, e o Start Menu não é o único motivo para isso.

Knowledge is free!

HappyHippyHippo

isto é uma questão de quem não usa windows :

a consola ?

dá para trocar o meu linux pelo Windows 10, ou a mudança 8-10 não passa mais do que um face lift ?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

thoga31

A linha de comandos foi melhorada em vários aspectos. Não te consigo precisar todos, mas se vires a keynote de Setembro eles descrevem sa mudanças.

Entre elas está a opção de copiar parte do texto e usar atalhos de teclado, como os simples Ctrl+C Ctrl+V. Coisa simples, aquilo que referi, mas tendo em conta a paupérrima história de vida da linha de comandos do Windows... :D

Knowledge is free!

pikax

ja' da' para meter em full-screen ou janela maximizada? :D

o cmd da' para meter em meio monitor, a powershell da' prai 3/4 do monitor :D

• Vote 1

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

brunuu

O problema dessa treta toda é que vou ser obrigado a atulizar para o Windows 10 como foi no 8 para o 8.1

Eu não queria atualizar para o 8.1 porque sabia que iria acontecer tretas e aconteceu, o meu computador atualizou sem a minha ordem ou notificação, simplesmente apareceu uma janela a dizer que o seu PC iria reniciar e instalar o windonw 8.1

O Windows 10 vai ser forçado a ser instalado e vai dar treta no meu PC.

Mas vi que muita coisa foi melhorado, desde que não lixe o meu computador está todo bem.

A janela do CMD vai dar para ficar transparente :D

Agora posso fingir que sou um total hacker

thoga31

O problema dessa treta toda é que vou ser obrigado a atulizar para o Windows 10 como foi no 8 para o 8.1

Eu não queria atualizar para o 8.1 porque sabia que iria acontecer tretas e aconteceu, o meu computador atualizou sem a minha ordem ou notificação, simplesmente apareceu uma janela a dizer que o seu PC iria reniciar e instalar o windonw 8.1

O Windows 10 vai ser forçado a ser instalado e vai dar treta no meu PC.

A sério? :confused:

Comigo não foi automático, fui eu que escolhi. Enquanto não dei essa ordem, nem o laptop nem o Surface fizeram a actualização.

O Windows 10 vai ser um caso diferente do 8.1. O 8.1 foi um género de Service Pack a la XP ou Vista, enquanto que o 10 é um OS novo, como o Vista é diferente do 7 que é diferente do 8. Portanto, só actualizas para o 10 se quiseres, ninguém te obriga.

Knowledge is free!

brunuu

O windows força depois do utilizador ingnorar varias vezes as notificações

Havia uma maneira de bloquear a atualização forçada do 8 para o 8.1 http://www.askvg.com/how-to-stop-automatic-forced-upgrade-from-windows-8-to-windows-8-1/

Eu houvi dizer que o Windows 10 vai atualizar como o 8.1, vai ter notificações irritantes no ecrã a dizer para atulizar e a uma certa altura o computador força mesmo a atualização.

thoga31

Eu houvi dizer que o Windows 10 vai atualizar como o 8.1, vai ter notificações irritantes no ecrã a dizer para atulizar e a uma certa altura o computador força mesmo a atualização.

Onde ouviste dizer isso?

O windows força depois do utilizador ingnorar varias vezes as notificações

Havia uma maneira de bloquear a atualização forçada do 8 para o 8.1 http://www.askvg.com/how-to-stop-automatic-forced-upgrade-from-windows-8-to-windows-8-1/

Pois, foi por isso que eu tive opção de escolha arbitrária e não forçada. A primeira coisa que faço quando formato os meus computadores, seja qual for o OS, é redefinir as actualizações para que não sejam automáticas. Assim eu escolho o que instalar e quando instalo. Não me acontece como a alguns colegas meus que vão desligar o computador para ir para casa e o Windows mete-se a configurar actualizações por uns minutos, nem vou ter instaladas actualizações que não preciso (como actualizações de segurança para o Access quando eu não instalei o Access).

Ou seja, eu tomo as rédeas das actualizações, nunca as dou ao OS. ;)

Edited by thoga31

Knowledge is free!

brunuu

Eu falei com uma pessoa sobre o Windows 10 se vai atulizar como o 8.1

Tanto como sei o PC vai notificar a atualização a talvez forçar

de qualquer maneira a minha fonte não é muito confiavel

thoga31

Eu falei com uma pessoa sobre o Windows 10 se vai atulizar como o 8.1

Tanto como sei o PC vai notificar a atualização a talvez forçar

Também já ouvi muita coisa que não é propriamente verdade ;)

O melhor é pesquisarmos por informação em locais fidedignos. O diz-que-disse é terrível.

Knowledge is free!

passarito

No meu ponto de vista, a M$ acabou de "derreter" o novo SO

Eu que até já enaltecia o Windows 10 por ter quebrado com a filosofia do Windows 8 e ter voltado ao sistema do 7 com as devidas melhorias, nesta última build 9926 deram não 1, não 2 mas 3 passos atrás...