Jump to content

Base dados de futebol

n1ckooo
 Share

Go to solution Solved by Rui Carlos,

Recommended Posts

Boas pessoal, eu quero fazer uma base dados de futebol, não muito complexa , apenas o necessário para mim, que é o seguinte.

Saber a epoca de determinado jogo

tbl_epoca

epocaID, epocaNome ex. Valores ('1', '2013_2014')

Saber a competição a que se refere determinado jogo.

tbl_competição

competicaoID, competicaoNome ex. Valores ('1', 'Liga Portuguesa')

Saber o pais dos clubes que jogam.

tbl_pais

paisID, paisNome ex. valores ('2',Portugal)

Saber as equipas que jogam determinado jogo

tbl_equipa

equipaID_ EquipaNome

Aqui nesta tabela não podera ter o atributo pais, e remover a tabela tbl_pais, ia ficar com muitos clubes com muitos campos a repetir-se Porto Portugal Benfica Portugal Sporting Portugal

Saber o jogo em questão

tbl jogo

jogoID, jogoData, jogoHora, arbitro JogoGoloCasa, JogoGoloFora (suponho que aqui entrem as chaves estrangeiras, equipaID1 e equipaID2 correcto?

Saber estatisticas do jogo

tbl_stat

id_stat, statCanto, stat_amarelos

Isto podia estar na tabela tbl_jogo

Não estou a saber relacionar isto, fiz um modelo mas parece-me não muito bem, está meio confuso, poderão dar-me uma ajuda por favor.

https://scontent-b-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/10670067_10204943195604803_5270309169239324716_n.jpg?oh=611684284809475f91d4c0d57e015770%26oe=54C91F2B

Citação
E também para a competição.

Não entendi muito bem o que quiseste dizer com isso, peço desculpa,poderás explicar-te melhor?

Citação

O diagrama parece-me aceitável, tirando a tabela tbl_jogo que não devia ter informações de países ou épocas (serão acedidas através de outras tabelas).

Então a tabela "tbl_jogo" ficava algo assim!?

jogoID
equipaID_1
equipaID_2
arbitroID
equpa1_golos
equipa2_golos
cantos

Entendo que ter o pais não faça sentido nesta tabela, mas a epoca, como depois posso fazer um procura, por exemplo , "todos os jogos jogados na epoca 2014/2015"

• Solution
Em 09/10/2014 às 23:30, n1ckooo disse:

Não entendi muito bem o que quiseste dizer com isso, peço desculpa,poderás explicar-te melhor?

Um jogo também faz parte de uma competição (i.e., um jogo tem uma competição associada).

Então a tabela "tbl_jogo" ficava algo assim!?

jogoID
equipaID_1
equipaID_2
arbitroID
equpa1_golos
equipa2_golos
cantos

Falta a competição.

Entendo que ter o pais não faça sentido nesta tabela, mas a epoca, como depois posso fazer um procura, por exemplo , "todos os jogos jogados na epoca 2014/2015"

Basta colocar a competição (através da competição sabes a época).