Jump to content

NULL em resultado da base de dados

VascoMarques
 Share

Recommended Posts

Boa noite!

Estou a desenvolver uma pequena aplicação em php/javascript/ajax, apenas para treinar o meu código. Esta aplicação consiste apenas em pesquisar países e cidades, e vai buscar informação a uma base de dados. Podem dar uma vista de olhos aqui: http://vascomarques.bugs3.com/

O utilizador faz uma pesquisa na search box e essa informação é transferida para o ficheiro search.php através de AJAX:

var searchTerm = $(this).val();
$.post('includes/search.php', { search_term: searchTerm }, function( data ) {
$(".section").html(data);
});

E em search.php, faço uma pesquisa na base de dados:

if ( isset($_POST["search_term"]) ) {
$search_term = htmlentities($_POST["search_term"]);

if ( !empty($search_term) ) {

$query = "SELECT * FROM countries WHERE name LIKE '%{$search_term}%'";
$results_set = mysqli_query($connection, $query);
$results_count = mysqli_num_rows($results_set);

$suffix = ($results_count != 1) ? "s" : "";
$count = "<p>Your search for <strong>" . $search_term . "</strong> returned " . $results_count . " result" . $suffix . "</p>";

echo "<div class='results-num'>" . $count . "</div>";

foreach ($results_set as $result) {
echo "<div class='result'>";
echo "<h2>" . $result["name"] . "</h2>";
echo "<p>" . $result["content"] . "</p>";
echo"</div>";
}
}
}

Todo o desenvolvimento na minha máquina correu bem. No entanto, após ter feito o upload para um servidor, os valores de $result["name"] e de $result["content"] são NULL. Apesar disso, existe a contagem correta do número de rows!

Não entendo o que se passa! A base de dados está corretamente conectada, e as tabelas têm todas o nome correto!

Será que me podem ajudar?

Obrigado desde já!

Faz:

echo $results_set;
echo ' ';

foreach ($results_set as $result) {
 echo $result;
}

E mostra a output.

Isto porque, saber a composicão do granito, os estágios da evolucão psicológica humana ou as deambulacões do Sartre não indicam puto sobre as competências de alguém num determinado campo específico e muito menos sobre o que as pessoas gostam de fazer ou a sua capacidade de aprendizagem. - bubulindo, 15 de Fevereiro de 2013 - 02:01

Parece-me que tens versões diferentes de PHP a correr nos dois ambientes.

precisas de ir buscar as linhas usando mysql_assoc. Por alguma razão a tua máquina trata o mysql_result como array. Suponho que seja algo novo no PHP.

http://php.net/manual/en/function.mysql-fetch-array.php

Tem também atenção que htmlentities não te protege contra SQL Injection. A função correcta a usar seria mysql_real_escape_string.

http://php.net/manual/en/function.mysql-real-escape-string.php

Por último mas muito mais importante, usa PDO ou MySQLi com prepared statements. O uso da livraria mysql_* é desencorajada e deprecated.

PS: Também é boa practica transferir json em vez de HTML no ajax e depois construir o HTML usando Javascript.

precisas de ir buscar as linhas usando mysql_assoc. Por alguma razão a tua máquina trata o mysql_result como array. Suponho que seja algo novo no PHP.

http://php.net/manual/en/function.mysql-fetch-array.php

Tem também atenção que htmlentities não te protege contra SQL Injection. A função correcta a usar seria mysql_real_escape_string.

http://php.net/manual/en/function.mysql-real-escape-string.php

Por último mas muito mais importante, usa PDO ou MySQLi com prepared statements. O uso da livraria mysql_* é desencorajada e deprecated.

PS: Também é boa practica transferir json em vez de HTML no ajax e depois construir o HTML usando Javascript.

Já consegui resolver o problema. O código agora está assim:

if ( isset($_POST["search_term"]) ) {

$search_term = preg_replace("/[^A-Za-z0-9]/", " ", $_POST['search_term']);
$search_term = $connection->real_escape_string($search_term);

// Check Length More Than One Character
if (strlen($search_term) >= 1 && $search_term !== ' ') {

$query = "SELECT * FROM countries WHERE name LIKE '%{$search_term}%'";
$result = $connection->query($query);
$results_count = $result->num_rows;

$suffix = ($results_count != 1) ? "s" : "";
$count = "<div class='results-num'><p>Your search for <strong>" . $search_term . "</strong> returned " . $results_count . " result" . $suffix . "</div></p>";
echo $count;

while ($results = $result->fetch_array()) {
$result_array[] = $results;
}

if (isset($result_array)) {

foreach ($result_array as $result) {
   echo $result["name"] . "<br>";
  }
} else{

echo('Nothing to display.');
}
}

}

E agora para passar um objeto json utilizo "json_encode()" certo?

+1

Tenta ter sempre o teu ambiente de desenvolvimento igual ao ambiente de produção - mesmas versões de software.

Todo o desenvolvimento na minha máquina correu bem. No entanto, após ter feito o upload para um servidor,

O workflow de atualização deve ser pelo menos:

Versão dev => Versão staging => versão de produção

Se houverem quebras/bugs, estas são detectadas na versão de estágio, e nunca na versão de produção. A versão de estágio deve conter samples dos dados em produção.

Por isso... NUNCA faças upload directamente para a versão de produção. E utiliza um sistema de controlo de versões para simplificar o workflow 😉

Edited by taviroquai
  • Vote 1

+1

Tenta ter sempre o teu ambiente de desenvolvimento igual ao ambiente de produção - mesmas versões de software.

O workflow de atualização deve ser pelo menos:

Versão dev => Versão staging => versão de produção

Se houverem quebras/bugs, estas são detectadas na versão de estágio, e nunca na versão de produção. A versão de estágio deve conter samples dos dados em produção.

Por isso... NUNCA faças upload directamente para a versão de produção. E utiliza um sistema de controlo de versões para simplificar o workflow 😉

Eu ainda não tenho muita noção de como montar um workflow de forma correta, pelo que todos esses conceitos me estão ainda a passar um pouco ao lado! Tenho de investigar

Eu ainda não tenho muita noção de como montar um workflow de forma correta, pelo que todos esses conceitos me estão ainda a passar um pouco ao lado! Tenho de investigar

Máquinas virtuais é a solução. Cria uma máquina virtual no teu pc com a mesma configuração do servidor que tens

Não sei que servidor usas para colocar os teus trabalhos mas a nível profissional, deves usar uma VPS, onde tens total controlo da máquina, inclusivé usar o Git para o workflow que indiquei. Vê por exemplo o serviço da DigitalOcean.

funções mysqi e mysql para fazer conecao á base de dados já não são usadas, e os servidores que estão actualizados já nem aceita esses comandos, agora usa-se as funções PDO, que evita SQL injection e trás mais outros parametros de segurança e simplicidade

funções mysqi e mysql para fazer conecao á base de dados já não são usadas, e os servidores que estão actualizados já nem aceita esses comandos, agora usa-se as funções PDO, que evita SQL injection e trás mais outros parametros de segurança e simplicidade

As funções mysql já estão obsoletas, mas o mesmo não acontece com as funções mysqli, que, tanto quanto sei, são suportadas em qualquer sistema recente, e que também permitem usar prepared statement para lidar com SQL injection.